Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são os principais poluidores de plástico no mundo (já pelo terceiro ano consecutivo)

A Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé foram acusadas de “zero progresso” relativamente à redução de resíduos de plástico, depois de serem nomeadas as maiores poluidoras de plástico no mundo, pelo terceiro ano consecutivo.

A Coca-Cola foi classificada como a empresa mais poluidora de plástico do mundo pela Break Free From Plastic, depois das suas garrafas serem as mais frequentemente encontradas em praias, rios, parques e outros locais em 51 dos 55 países investigados pela auditoria anual.

A marca foi associada a 13.834 bocados de plástico e foi até considerada pior do que a PepsiCo (5.155) e a Nestlé (8.633) juntas, revela o britânico The Guardian.

A auditoria anual, realizada por 15 mil voluntários em todo o mundo, identifica quais são as marcas globais às quais pertence o maior número de produtos plásticos encontrados no maior número de países.

Este ano, os voluntários recolheram 346.494 resíduos plásticos, dos quais foi possível identificar a marca em 63%.

Já no início deste ano, a Coca-Cola tinha sido alvo de duras críticas por parte de ativistas ambientais, quando anunciou que não iria deixar de produzir garrafas de plástico porque eram populares entre os clientes.

Em março, um estudo da ONG Tearfund considerou a Coca-Cola, a PepsiCo, a Nestlé e a Unilever as responsáveis ​​por meio milhão de toneladas de poluição causada por plástico em seis países em desenvolvimento por ano.

“As maiores empresas poluidoras do mundo afirmam estar a trabalhar arduamente para resolver a poluição de plástico, mas, em vez disso, continuam a bombear embalagens de plástico descartáveis ​​que são prejudiciais”, disse Emma Priestland, coordenadora da campanha global da Break Free From Plastic.

Priestland acrescentou ainda que a única maneira de deter a crescente maré global de lixo plástico é interromper a produção, eliminar o uso único e implementar sistemas de reutilização.

“A Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé deveriam liderar o caminho para encontrar soluções reais e reinventar a forma como distribuem os seus produtos”, disse.

De acordo com estudo publicado em 2017, 91% de todos os resíduos plásticos alguma vez produzidos não foram reciclados e acabaram por ser incinerados, deitados num aterro ou no ambiente natural.

A auditoria global deste ano revelou que as saquetas descartáveis – usadas ​​para vender pequenas quantidades de produtos como ketchup, café e champô – foram o tipo de item encontrado com mais frequência em todos os países, seguido pelas beatas de cigarro e pelas garrafas de plástico.

“A maioria do plástico que encontramos não pode ser reciclado. Tudo o que não possa ser reciclado não deve ser produzido”, disse Simon Mbata, coordenador nacional da Associação de Apanhadores de Materiais Recicláveis ​​da África do Sul.

A Coca-Cola disse, no entanto, que está a trabalhar para lidar com o desperdício de embalagens, em parceria com outras empresas, e contestou a alegação de que a empresa não está a fazer progressos.

“Globalmente, temos o compromisso de recuperar todas as garrafas até 2030, para que nenhuma delas acabe como lixo ou nos oceanos, e para que o plástico possa ser reciclado e utilizado em novas garrafas”, disse um porta-voz da multi-nacional.

“Garrafas com plástico 100% reciclado estão agora disponíveis em 18 mercados ao redor do mundo, e isso está a crescer continuamente”, acrescentou, defendendo que a Coca-Cola também reduziu o uso de plástico em embalagens secundárias.

Um representante da PepsiCo disse também que a empresa está a tomar medidas para lidar com as embalagens e que definiu metas de redução de plástico, “incluindo a redução do plástico virgem usado no negócio de bebidas em 35% até 2025”.

Já a Nestlé disse num comunicado que a empresa está a fazer “um progresso significativo” em embalagens sustentáveis, embora reconheça que é necessário fazer mais: “Estamos a intensificar as nossas ações para tornar 100% das nossas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025 e para reduzir para um terço o uso de plásticos virgens no mesmo período.”

“Até agora, 87% das nossas embalagens totais e 66% das nossas embalagens de plástico são recicláveis ​​ou reutilizáveis”, remataram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …