A Coca-Cola lançou uma nova versão da Coca-Cola Zero, de modo a que esta tenha um sabor mais idêntico à bebida original. Contudo, este tipo de alterações devem ser sempre bem ponderadas, ou não vão ter o efeito reverso ao desejado.
Além da Coca-Cola original, todos os dias, por todo o mundo, milhões de latas de Coca-Cola Zero são vendidas a consumidores que procuram uma opção menos calórica.
Neste sentido, a empresa pensou em adaptar a bebida de modo a que esta fique mais parecida com a original. Além de aprimorar a receita, adotou ainda uma imagem inteiramente vermelha, com as letras a preto.
A mudança foi dada a conhecer numa altura em que a empresa tem vindo a concentrar os seus esforços nos produtos de marca registada – Coca-Cola, Coca Zero Açúcar e Coca Diet -, tendo optado por descontinuar alguns produtos com menos procura.
Com esta alteração, a empresa espera que o produto conquiste um maior número de consumidores, porque “apesar do seu enorme sucesso, a Coca-Cola Zero Açúcares ainda representa uma percentagem relativamente pequena”, da marca, justificou o CEO James Quincey, citado pelo Sapo.
“A receita aprimorada aproxima o seu sabor ainda mais do da icónica Coca-Cola”, referiu, acrescentando que a decisão “foi influenciada pela perceção do consumidor e pelo nosso foco na melhoria constante”.
Em Portugal, a bebida também já está a ser comercializada.
Como ressalva a CNN, empresas como a Coca-Cola têm que caminhar sob na linha ténue quando se trata de produtos próprios. É necessário acompanhar as tendências de consumo e ficar à frente da concorrência, mas, por outro lado, quando são feitas grandes mudanças, correm o risco de incomodar os clientes mais fiéis e afastá-los.
A estação norte-americana recorda que, em abril de 1985, a Coca-Cola fez um refresh na bebida original – a nova receita foi apresentada numa conferência de imprensa na cidade de Nova Iorque, acabando por confirmar os rumores de que a empresa estava a mudar o seu produto original pela primeira vez em quase 100 anos.
A “New Coke” nasceu de um teste da própria Coca-Cola que envolveu quase 200.000 consumidores que experimentaram a nova fórmula e que gostaram mais desta do que da antiga, sendo que a mais recente foi descrita como uma versão mais suave e doce.
Ainda assim, o novo produto foi recebido com indignação.
A empresa acompanhou a reação dos consumidores ao novo produto nas semanas após o lançamento. A Coca-Cola descobriu que, inicialmente, a maioria das pessoas preferiam o novo produto. Porém, com o passar do tempo, a maior parte das pessoas admitiu gostar mais da versão antiga.
Após analisar os comentários dos seus fãs, a empresa decidiu trazer de volta a versão mais antiga, acabando por descartar a nova receita.
Atualmente, a empresa olha para o “incidente” como uma forma de perceber a importância que a bebida tem na vida das pessoas e o impacto que uma pequena mudança pode ter, já que os consumidores parecem estar sempre muito atentos.
Viva a coca-cola e todos os seus produtos que são sempre muito bons….:-)))))))))
Faça a experiência em tomar Coca Cola com chocolate, e depois diga-nos alguma coisa . . . o hábito de muita gente em misturar.
Já fui mais consumidor desta bebida, quando li com olhos de ver os seus componentes até assustei-me e os efeitos secundários . . .
Bebo em casos particulares, porque tem efeito benéfico, da qual foi criado no seu projecto inicial para o estômago, quando está irritado e que realmente é um balsamo. Depois com a sua vulgarização comercial as coisas foram-se invertendo em excessos, daí é o que se sabe. . .
Mais não digo para não ofender os/as amantes.
Fanta de laranja com vinho do Porto nas doses certas também é muito bom.
Eu comprava Coca Cola Zero porque gostava mais do sabor em relação à normal. Agora vou deixar de comprar. Vamos esperar que não mudem a Light, senão tenho de voltar à Pepsi.
A taxa sobre o açúcar excesivo que certos países estão a aplicar em bebidas é o que motiva a coca cola a melhorar o gosto horrível da zero.
Há certas colas “marca branca” que manobram a lei com algum açúcar e algum adoçante, o que resulta num gosto superior á coca cola zero. Já não há razão para comprar coca cola aos preços exorbitantes deles. A fórmula secreta tb já é conhecida.
Markering do bom…