Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar – e a matar – coalas em toda a Austrália.

Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente as vacas são consideradas um perigo – pelo menos não diretamente. Parte da perda de habitat dos coalas pode ser motivada pelo desejo de abrir mais pastagens e as contribuições dos bovinos para o aquecimento global representam um risco para milhões de espécies. No entanto, a possibilidade de que vacas estejam a pisar coalas até à morte é pouco investigada.

Coalas são vítimas improváveis das vacas, uma vez que passam a maior parte do tempo em cima das árvores. No entanto, precisam de ir ao solo para viajar de árvore em árvore e obter água. Muitas das mortes de coalas são atribuídas a atropelamentos por carros e ataques de cães. Porém, pode haver outra ameaça.

“Durante anos, veterinários, agricultores e cuidadores de animais selvagens em toda a Austrália relataram ferimentos graves ou morte de coalas devido ao atropelamento de vacas”, disse Alex Jiang, estudante de doutoramente da Universidade de Queensland, em comunicado.

Em declarações ao IFLScience, Jiang disse que um inquérito online com cuidadores de animais selvagens e pessoas com maior probabilidade de ter encontrado o atropelamento de coalas recebeu entre 10 e 20 relatos de incidentes. Embora tenham ocorrido ao longo de muitos anos, o investigador suspeita que os encontros sejam mais comuns à noite e, portanto, raramente vistos.

As vacas não pisam coalas por engano. “Isto é amplamente baseado em evidências de autópsia de animais, principalmente que encontraram pegadas em corpos de coalas mortos – estão claramente a agir de forma agressiva com estes pobres animais”, disse Jiang. “Há declarações de testemunhas de agricultores que confirmam que gado foi visto a perseguir coalas”.

Para determinar quão agressivas as vacas realmente são com os coalas, Jiang colocou Kokonut, o coala de peluche, num veículo de controlo remoto, borrifou-o com urina e fezes de coala e está a conduzi-lo entre manadas de vacas. O investigador também está a levar um carro semelhante, mas sem um coala a bordo, para agir como controlo.

“Se o gado reage de forma diferente ao carro com o coala falso, ou seja, eles são mais agressivos do que com o carro RC normal, podemos ter certeza de que as suas reações são por causa do coala falso”, explicou.

“Ainda não vimos nenhum ataque real, mas as vacas prestam mais atenção quando o animal de peluche está no carro”, disse Jiang. “Também notámos alguma agressão ritualizada, como escavação do solo e chamadas de alerta.”

Jiang espera saber as condições sob as quais os ataques podem ocorrer, suspeitando que os coalas são vistos como uma ameaça durante a estação de parto.

Além disso, relatos de danos a outros animais selvagens são raros – talvez porque sejam demasiado pequenos para atrair a atenção dos bovinos ou suficientemente rápidos para fugir.

Jiang sublinhou que as vacas estão longe de ser a maior ameaça para os coalas, mas considera que precisamos estar de cientes até mesmo dos mais raros perigos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …