/

CNN e Fox em declínio. Trump associado aos dois casos

Principais emissoras do cabo dos EUA passam por uma “crise existencial”, criada pelos números – e por Donald Trump.

São provavelmente as cadeias de televisão por cabo mais conhecidas, quer nos EUA, quer noutros países (Portugal, por exemplo).

Mas ambas estão em declínio: a CNN e a Fox estão a passar por problemas visíveis, nos últimos tempos. Os números não mentem.

No mesmo dia, 1 de Junho, os dois canais – Fox News, no segundo caso – apresentaram valores de audiências preocupantes.

As audiências da CNN no horário nobre caíram 25% em Maio, comparando com os números de Maio do ano passado.

Nem o seu programa mais visto, Anderson Cooper 360, nem o encontro entre Donald Trump e cidadãos, realizado precisamente em Maio e organizado pela CNN, salvaram o mês.

Refira-se que, pouco antes, Março deste ano foi o pior mês da CNN neste segmento nos últimos oito anos. Uma queda impressionante de 61%, na altura

Também em Maio, a Fox News perdeu 32% da sua audiência em primetime, comparando com Abril. A saída de Tucker Carlson fez a diferença, neste caso.

E aqui entra, novamente, Donald Trump. Não por causa de um programa especial, mas por causa de Tucker Carlson – o pivot foi “apanhado” a trocar mensagens nas quais admitiu que odeia Donald Trump; e sugeriu fraude eleitoral nas eleições presidenciais nos EUA em 2020.

Tempos complicados para as duas “gigantes” da comunicação social, que levam o jornal Handelsblatt a escrever que CNN e Fox estão em “crise existencial”.

Há três factores para este declínio, reforça o jornal alemão: queda de audiência, concorrência das plataformas streaming e escândalos internos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.