CNE já recebeu mais de 20 queixas devido a inaugurações em dia de reflexão

Gregório Cunha / Lusa

A Comissão Nacional de Eleições já tinha alertado que, no dia de reflexão, não devem decorrer inaugurações com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou candidatos. A CNE já recebeu pelo menos 20 queixas e o porta voz pediu à comunicação social para não divulgar os eventos.

“Em face do elevadíssimo número de participações e queixas efetuadas a este órgão sobre a promoção de inaugurações, da mais variada natureza, para a véspera do dia das eleições – dia de reflexão – com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou de candidatos aos mesmos, a Comissão Nacional de Eleições entende que tais eventos não devem ocorrer por serem suscetíveis de prefigurar um ato de propaganda expressamente proibido num fim de semana eleitoral”, refere a entidade em comunicado.

 

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, disse à TSF que as “queixas são mesmo muitas” e começaram a surgir já perto do fim da campanha e, por isso, “não nos deu tempo para reagirmos”.

“Houve pelo menos duas dezenas de queixas, concordando ou não com elas”, justificou.

“As denúncias vêm de todo o país, não deu tempo para reagirmos mas são muitas as queixas. O dia de reflexão existe e deve ser respeitado por todos. Essas inaugurações não se deviam realizar hoje. A partir de segunda-feira poderão voltar a fazer”, advertiu.

Cerca de 9,4 milhões de eleitores serão chamados a escolher os autarcas de 308 municípios e de 3.091 freguesias, amanhã, dia 1 de outubro. Cada eleitor pode saber onde votar através do portal do recenseamento eleitoral.

Esta é a 12ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …