/

CNE já recebeu mais de 20 queixas devido a inaugurações em dia de reflexão

Gregório Cunha / Lusa

A Comissão Nacional de Eleições já tinha alertado que, no dia de reflexão, não devem decorrer inaugurações com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou candidatos. A CNE já recebeu pelo menos 20 queixas e o porta voz pediu à comunicação social para não divulgar os eventos.

“Em face do elevadíssimo número de participações e queixas efetuadas a este órgão sobre a promoção de inaugurações, da mais variada natureza, para a véspera do dia das eleições – dia de reflexão – com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou de candidatos aos mesmos, a Comissão Nacional de Eleições entende que tais eventos não devem ocorrer por serem suscetíveis de prefigurar um ato de propaganda expressamente proibido num fim de semana eleitoral”, refere a entidade em comunicado.

 

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, disse à TSF que as “queixas são mesmo muitas” e começaram a surgir já perto do fim da campanha e, por isso, “não nos deu tempo para reagirmos”.

“Houve pelo menos duas dezenas de queixas, concordando ou não com elas”, justificou.

“As denúncias vêm de todo o país, não deu tempo para reagirmos mas são muitas as queixas. O dia de reflexão existe e deve ser respeitado por todos. Essas inaugurações não se deviam realizar hoje. A partir de segunda-feira poderão voltar a fazer”, advertiu.

Cerca de 9,4 milhões de eleitores serão chamados a escolher os autarcas de 308 municípios e de 3.091 freguesias, amanhã, dia 1 de outubro. Cada eleitor pode saber onde votar através do portal do recenseamento eleitoral.

Esta é a 12ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.