CNE já recebeu mais de 20 queixas devido a inaugurações em dia de reflexão

Gregório Cunha / Lusa

A Comissão Nacional de Eleições já tinha alertado que, no dia de reflexão, não devem decorrer inaugurações com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou candidatos. A CNE já recebeu pelo menos 20 queixas e o porta voz pediu à comunicação social para não divulgar os eventos.

“Em face do elevadíssimo número de participações e queixas efetuadas a este órgão sobre a promoção de inaugurações, da mais variada natureza, para a véspera do dia das eleições – dia de reflexão – com a presença de titulares de órgãos autárquicos ou de candidatos aos mesmos, a Comissão Nacional de Eleições entende que tais eventos não devem ocorrer por serem suscetíveis de prefigurar um ato de propaganda expressamente proibido num fim de semana eleitoral”, refere a entidade em comunicado.

 

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, disse à TSF que as “queixas são mesmo muitas” e começaram a surgir já perto do fim da campanha e, por isso, “não nos deu tempo para reagirmos”.

“Houve pelo menos duas dezenas de queixas, concordando ou não com elas”, justificou.

“As denúncias vêm de todo o país, não deu tempo para reagirmos mas são muitas as queixas. O dia de reflexão existe e deve ser respeitado por todos. Essas inaugurações não se deviam realizar hoje. A partir de segunda-feira poderão voltar a fazer”, advertiu.

Cerca de 9,4 milhões de eleitores serão chamados a escolher os autarcas de 308 municípios e de 3.091 freguesias, amanhã, dia 1 de outubro. Cada eleitor pode saber onde votar através do portal do recenseamento eleitoral.

Esta é a 12ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …