A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o Governo se está a preparar para criar uma taxa sobre as embalagens de comida ao domicílio.

A taxa será cobrada a partir de 2024, mas o valor ainda não está definido. Se os clientes quiserem ser ressarcidos da despesa, terão que devolver as embalagens aos restaurantes para serem reutilizadas.



O diário explica que o projeto de decreto-lei do Governo transpõe uma diretiva de 2019 da União Europeia (UE), relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente.

Assim, a partir de 1 de janeiro de 2024 os estabelecimentos que usam copos para bebidas e recipientes para alimentos, de plástico, em regime de take away ou com entrega ao domicílio, vão ter de disponibilizar alternativas reutilizáveis aos clientes.

O Ministério do Ambiente explicou ao JN que o sistema implica “a cobrança, no ato da compra, de um valor de depósito, o qual só poderá ser reembolsado no ato da devolução da embalagem”.

Os estabelecimentos têm ainda algumas dúvidas sobre como esta medida poderá ser operacionalizada. Ao matutino, a Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR disse que tem “dúvidas” de que esta medida “seja exequível”, defendendo que ”seria importante criar um tempo de adaptação, porque se trata de uma mudança grande”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. que porcaria.
    este governo que dinheiro e nao sabe o que fazer
    agora quer cobrar as embalagens de comida
    se devolver-mos, devolvem-nos o dinheiro e a empresa, lava o recepiente e volta a colocar comida dentro dela.
    vai ficar mais caro lava-las do que as mandar para o lixo e usar novas embalagens

  2. Acho bem.
    Por aqui, normalmente, levamos os “tupparwares” de casa.
    Obviamente que aquelas embalagens de “alumínio” fazem uma quantidade enorme de lixo e que mais tarde ou mais cedo esse problema teria que ser tratado.

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …