Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no mercado.

A marca apostou num desenho fluido e dinâmico, que se demarca como um dos elementos mais marcantes da Citroën. Agora, o C5 X procura combinar as características de uma berlina com a versatilidade de uma carrinha e a presença de um SUV em termos de robustez, diz o Motor 24.

O novo modelo conta com um desenho mais arrojado, mas trás consigo alguns elementos semelhantes aos do C4, embora a sua inspiração tenha sido o CXperience Concept.

O conforto também é um dos pilares do C5 X. O veículo faz recurso às tecnologias Citroën Advanced Comfort, como a suspensão ativa de amortecimento seletivo, capaz de oferecer um maior conforto nas mais variadas situações.

Com uma potência de 225 cavalos, o híbrido pode circular durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h.

Desta forma é possível passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante a necessidade, escreve o Expresso.

No seu interior, possui diversos detalhes de maior requinte, como os bancos e a própria inspiração do ambiente interior. A habitabilidade é ainda reforçada pela luminosidade, graças à superfície vidrada a 360 graus e pelo tejadilho panorâmico.

Já a bagageira conta com uma capacidade de 545 litros com os lugares todos operacionais a bordo ou 1645 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Relativamente à tecnologia, o C5 X introduz um novo sistema com ecrã de 12 polegadas, com funcionamento bastante semelhante ao de um smartphone, com reconhecimento de voz, assistência digital e um ecrã altamente personalizável.

O C5 X será produzido na China, mas as encomendas só deverão abrir em outubro. As entregas das primeiras unidades irão decorrer no final do ano, diz o Motor1.com.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …