Cinza do vulcão mudou de rota e Aeroporto de Bali reabriu

Made Nagi / EPA

Vulcão Agung, em Bali, na Indonésia, em risco de erupção

O aeroporto internacional reabriu ao fim de quase três dias encerrado, uma vez que a cinza expelida pelo vulcão Agung mudou de direção, anunciaram esta quarta-feira as autoridades.

O porta-voz do aeroporto Ngurah Rai, Aroe Ahsanurrohim, anunciou anteriormente que o espaço aéreo iria ser reaberto, tendo apontado que tal devia suceder pelas 15h00 (07h00 em Lisboa).

Segundo o mesmo responsável, a cinza vulcânica estava a deslocar-se para sul e sudeste, deixando o céu limpo por cima do aeroporto, permitindo que seja possível aos aviões aterrarem e descolarem.

O aeroporto Ngurah Rai foi encerrado na manhã de segunda-feira, com o cancelamento de voos a afetar dezenas de milhares de passageiros.

O Presidente da Indonésia, Joko “Jokowi” Widodo, ordenou a todos os ministérios e agências, bem como aos militares e a polícia, para ajudar o governo da ilha turística de Bali a lidar com a situação.

Nos primeiros dois dias de encerramento foram cancelados quase 900 voos – 445 na segunda e 443 na terça -, a somar a 31 ligações aéreas anuladas no aeroporto da ilha de Lombok, a leste da ilha de Bali, que afetaram mais de 100 mil passageiros.

O diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP), Sutopo Purwo Nugroho, indicou, através das redes sociais, que a nuvem de cinza atingiu uma altitude de 25 mil pés (7.600 metros) sobre o nível do mar.

Pelo menos 22 aldeias próximas ao vulcão foram afetadas pela cinza que se move na direção sudoeste.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos elevou, na segunda-feira, para o máximo o nível de alerta de erupção, alargou o perímetro de segurança até um raio de dez quilómetros em torno da cratera e advertiu para o risco de uma erupção maior.

As autoridades indonésias ordenaram a retirada de aproximadamente 100 mil pessoas que habitam na zona de perigo, das quais quase 40 mil registaram-se já nos abrigos localizados em vários pontos da ilha turística, apesar de haver residentes que recusam abandonar as suas casas.

A última grande erupção do vulcão Agung, que ocorreu em 1963 e prolongou-se por quase um ano, causou mais de 1.100 mortos.

Bali figura como o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência anual na ordem dos 5,4 milhões de visitantes estrangeiros, segundo dados oficiais.

O arquipélago da Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista milhares de sismos por ano, a maioria moderados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.