A patente inovadora da empresa chinesa CFMoto promete aumentar a segurança dos motociclistas, mas há quem duvide destas promessas.
O fabricante chinês de motociclos CFMoto registou uma patente para um novo sistema de cintos de segurança concebido para proteger os condutores durante travagens bruscas ou colisões frontais.
O sistema, proposto para utilização em motociclos, visa manter os condutores no lugar durante as paragens bruscas, permitindo-lhes deslizar em caso de impacto lateral ou quando a moto tomba. Esta inovação pode marcar uma mudança significativa na segurança dos motociclos, mas também suscita preocupações entre os condutores e os especialistas, refere a New Atlas.
A patente descreve um sistema em que o próprio motociclo atua como uma zona de deformação durante os impactos frontais, particularmente em cenários em que o motociclista colide com a traseira de um automóvel. Estes tipos de acidentes estão a tornar-se mais comuns devido à utilização crescente de sistemas de travagem de emergência automática (AEB) nos automóveis.
Embora o AEB seja eficaz em automóveis, a sua aplicação em motociclos é menos clara, uma vez que os condutores têm de estar fisicamente preparados para paragens súbitas, especialmente se a moto não estiver em linha reta.
O design do cinto de segurança da CFMoto apresenta duas iterações principais. Uma utiliza um sistema de mola com barras fixadas ao depósito de combustível, restringindo o movimento para cima, mas permitindo o movimento lateral. O segundo design utiliza um cinto de tecido que se fixa atrás do assento do motociclista, com um fecho frontal que pode ser facilmente engatado. Ambas as concepções visam segurar o motociclista de forma segura durante os embates frontais, permitindo a libertação durante os embates laterais.
O sistema foi ilustrado utilizando a moto de turismo 1250 TR-G da CFMoto, atualmente disponível apenas na China. De acordo com Ben Purvis, um reputado especialista em patentes, esta inovação poderá abrir caminho para que os motociclos incorporem os seus próprios sistemas AEB sem o risco de os condutores serem atirados para o guiador.
No entanto, apesar da inovação de segurança bem intencionada da CFMoto, a comunidade motociclista manifestou preocupações. Muitos condutores experientes argumentam que ficar preso à moto num acidente pode aumentar o risco de lesões graves, como o esmagamento das pernas debaixo da moto durante uma queda.
Os críticos também se preocupam com a praticabilidade do sistema em cenários reais, questionando se os detritos poderiam encravar o mecanismo de libertação ou se o sistema poderia dobrar-se ou partir-se com o impacto.
Há também ceticismo quanto à forma como esta caraterística de segurança pode alterar a dinâmica da condução, já que o sistema de cintos pode dar uma falsa sensação de segurança aos condutores novatos, reduzindo potencialmente a sua atenção na estrada.
Só quem não anda de moto é que pode achar isto bom…
Se isto fosse uma boa ideia já teria sido implementada. Há cintos nos automóveis há anos e se não se utilizam em motos por alguma razão há de ser… Eu ando de moto todos os dias e nunca me apanhariam preso a uma com um cinto. Ridículo! Se não tens arcabouço para te agarrar à mota em travagens bruscas não andes de mota. Oi vai fazer uns treinos ao ginásio, que aquilo não é para “Sissis”
O meu pai safou se de acabar debaixo de um gipe que vinha em contra mão porque saltou da mota.
A mota ficou debaixo e o meu pai saiu bem.
Agora imaginem se tivesse cinto