Hollywood “cancelou” a Rússia, mas cinemas continuam a exibir filmes ilegalmente

Vários estúdios de Hollywood deixaram de exibir os seus filmes na Rússia após a invasão à Ucrânia. Ainda assim, muitos deles passam ilegalmente.

A invasão à Ucrânia levou muitos países, empresas e entidades a aplicarem várias sanções à Rússia. Hollywood não passou ao lado deste movimento e alguns dos seus maiores estúdios pararam de estrear filmes na Rússia. Paralelamente, a Netflix deixou de prestar os seus serviços lá.

Embora Hollywood tenha decidido “cancelar” a Rússia, alguns filmes ainda continuam a ser ilegalmente exibidos em cinemas russos, escreve o The New York Times.

É uma espécie de resquício dos tempos da era soviética, quando a única forma de ver filmes do Ocidente era através de uma versão pirata. Na altura, obter uma cópia desses filmes era muito mais complicado, mas agora a internet dá uma ajudinha.

Desta forma, alguns cinemas na Rússia estão a exibir abertamente filmes piratas. Outros permitem arrendar o espaço para que convidados escolhidos a dedo possam fazê-lo discretamente.

Disney, Warner Brothers e Paramount são algumas das produtoras que bateram com a porta à Rússia. Os cinemas estão agora a sofrer as consequências disso mesmo, já que 70% do mercado russo é constituído por filmes norte-americanos.

A estratégia de passar filmes piratas, todavia, parece não estar a funcionar. Os cinemas viram a venda de bilhetes cair cerca de metade em março, comparativamente com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação de Donos de Cinemas da Rússia.

Como tal, a associação prevê que pelo menos metade dos cinemas na Rússia vão fechar nos próximos dois meses.

Desta vez, ao contrário da era soviética, os blockbusters ocidentais não estão disponíveis legalmente na Rússia por causa das decisões dos estúdios de Hollywood, não por causa da censura imposta pelo Kremlin.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.