Cinemas britânicos rejeitam passar anúncio com “Pai Nosso”

As três principais cadeias de cinema britânicas rejeitaram passar um anúncio da Igreja de Inglaterra, que contém a citação do Pai Nosso, por considerarem que pode ser ofensivo para algumas pessoas.

O anúncio estava previsto para ser passado antes do “Star Wars: The Force Awakens”, novo filme da saga com estreia marcada para 18 de dezembro, avança o The Guardian.

Na verdade, foi dada autorização por parte da Cinema Advertising Authority e da British Board of Film Classification para que o anúncio entrasse nas salas de cinema, mas as cadeias Odeon, Cineworld e Vue – que controlam 80% dos ecrãs em todo o país – defendem que o anúncio em questão pode “chatear ou ofender as audiências”.

O anúncio pretende promover o novo site da Igreja de Inglaterra, JustPray.uk, para encorajar as pessoas a rezar. Para isso, o vídeo mostra todo o tipo de pessoas, desde crianças a oficiais da polícia, a rezar aquela que é uma das orações cristãs mais emblemáticas, o Pai Nosso.

A Igreja de Inglaterra já emitiu um comunicado no qual diz não perceber a lógica por trás de uma decisão que pode causar até um “efeito inibidor da liberdade de expressão”.

“A perspectiva de um evento cultural multigeracional como a estreia da ‘Guerra das Estrelas: o Despertar da Força’ a 18 de Dezembro – uma semana antes do Natal – é uma oportunidade demasiado boa para ser desperdiçada e estamos desconcertados com a decisão dos cinemas”, afirma o diretor de comunicação da Igreja de Inglaterra, Arun Arora.

Para o porta-voz da Igreja de Inglaterra, esta é uma decisão que acaba por ser “pateta” e portadora de uma mentalidade que deve ser alterada.

“O Pai Nosso é rezado por milhares de milhões de pessoas em todo o mundo todos dos dias e neste país faz parte do quotidiano há séculos. A oração permeia todos os aspectos da nossa cultura, desde as canções pop e às reuniões diárias e comemorações nacionais. Para milhões de pessoas no Reino Unido, a oração é uma constante parte da sua vida quer como parte do Dia de Acção de Graças e restantes celebrações quer como uma companhia nas horas mais negras”.

O anúncio foi rejeitado pela Digital Cinema Media, empresa responsável por colocar publicidade nas três grandes cadeias britânicas, devido à existência de uma “política que não deixa passar anúncios ligados a crenças pessoais e especificamente que estejam relacionados com política ou religião”.

Em defesa da instituição, Arora deixa um aviso: “As pessoas deviam visitar o site, ver o anúncio e perceber por elas próprias se o conteúdo pode ser considerado perturbador ou ofensivo”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Asco porquê? Não é por ser cristão de certeza abosluuta. É que se fosse cristão amaria a Dunalda como a si próprio. Pelo menos, é isso que dizem que Cristo disse aos seus seguidores. Portanto, FSC cristão não é, por sentir asco em relação a uma sua irmã em Cristo. Então, porquê o “asco”? Será que FSC se diz ccritão sem o ser? Será que o Asco é devido ao facto de o comentador usar a bandeira francesa como ícone? É o mais provável. Pelo andar das coisas, FSC é islamista e o que lhe causa asco é haver gente a defender alguma razoabilidade na vida actual. Sim, deve ser isso. Para FSC, Dunaalda é uma keffir. Mete-lhe asco.

  1. Muito bem. Não vou ao a igreja ver um filme como tal também não quero ver religião nas salas de cinema, a não ser que seja intrínseco ao filme. A religião (TODAS sem exceção) deviam ter o mesmo tratamento que o tabaco, proibida toda e qualquer publicidade.

  2. Claro que pode ser ofensivo para os muçulmanos, pois aquela trêta de país já é quase controlado por eles, e não há nada a fazer, o Cameron tem de “baixar a bolinha” e aquela cambada de arrogantes ingleses tem de de se convencer que não há volta a dar.

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …