Cinemas britânicos rejeitam passar anúncio com “Pai Nosso”

As três principais cadeias de cinema britânicas rejeitaram passar um anúncio da Igreja de Inglaterra, que contém a citação do Pai Nosso, por considerarem que pode ser ofensivo para algumas pessoas.

O anúncio estava previsto para ser passado antes do “Star Wars: The Force Awakens”, novo filme da saga com estreia marcada para 18 de dezembro, avança o The Guardian.

Na verdade, foi dada autorização por parte da Cinema Advertising Authority e da British Board of Film Classification para que o anúncio entrasse nas salas de cinema, mas as cadeias Odeon, Cineworld e Vue – que controlam 80% dos ecrãs em todo o país – defendem que o anúncio em questão pode “chatear ou ofender as audiências”.

O anúncio pretende promover o novo site da Igreja de Inglaterra, JustPray.uk, para encorajar as pessoas a rezar. Para isso, o vídeo mostra todo o tipo de pessoas, desde crianças a oficiais da polícia, a rezar aquela que é uma das orações cristãs mais emblemáticas, o Pai Nosso.

A Igreja de Inglaterra já emitiu um comunicado no qual diz não perceber a lógica por trás de uma decisão que pode causar até um “efeito inibidor da liberdade de expressão”.

“A perspectiva de um evento cultural multigeracional como a estreia da ‘Guerra das Estrelas: o Despertar da Força’ a 18 de Dezembro – uma semana antes do Natal – é uma oportunidade demasiado boa para ser desperdiçada e estamos desconcertados com a decisão dos cinemas”, afirma o diretor de comunicação da Igreja de Inglaterra, Arun Arora.

Para o porta-voz da Igreja de Inglaterra, esta é uma decisão que acaba por ser “pateta” e portadora de uma mentalidade que deve ser alterada.

“O Pai Nosso é rezado por milhares de milhões de pessoas em todo o mundo todos dos dias e neste país faz parte do quotidiano há séculos. A oração permeia todos os aspectos da nossa cultura, desde as canções pop e às reuniões diárias e comemorações nacionais. Para milhões de pessoas no Reino Unido, a oração é uma constante parte da sua vida quer como parte do Dia de Acção de Graças e restantes celebrações quer como uma companhia nas horas mais negras”.

O anúncio foi rejeitado pela Digital Cinema Media, empresa responsável por colocar publicidade nas três grandes cadeias britânicas, devido à existência de uma “política que não deixa passar anúncios ligados a crenças pessoais e especificamente que estejam relacionados com política ou religião”.

Em defesa da instituição, Arora deixa um aviso: “As pessoas deviam visitar o site, ver o anúncio e perceber por elas próprias se o conteúdo pode ser considerado perturbador ou ofensivo”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Asco porquê? Não é por ser cristão de certeza abosluuta. É que se fosse cristão amaria a Dunalda como a si próprio. Pelo menos, é isso que dizem que Cristo disse aos seus seguidores. Portanto, FSC cristão não é, por sentir asco em relação a uma sua irmã em Cristo. Então, porquê o “asco”? Será que FSC se diz ccritão sem o ser? Será que o Asco é devido ao facto de o comentador usar a bandeira francesa como ícone? É o mais provável. Pelo andar das coisas, FSC é islamista e o que lhe causa asco é haver gente a defender alguma razoabilidade na vida actual. Sim, deve ser isso. Para FSC, Dunaalda é uma keffir. Mete-lhe asco.

  1. Muito bem. Não vou ao a igreja ver um filme como tal também não quero ver religião nas salas de cinema, a não ser que seja intrínseco ao filme. A religião (TODAS sem exceção) deviam ter o mesmo tratamento que o tabaco, proibida toda e qualquer publicidade.

  2. Claro que pode ser ofensivo para os muçulmanos, pois aquela trêta de país já é quase controlado por eles, e não há nada a fazer, o Cameron tem de “baixar a bolinha” e aquela cambada de arrogantes ingleses tem de de se convencer que não há volta a dar.

RESPONDER

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …