/

Guinness reconhece cinema francês como o mais antigo do mundo em funcionamento

O cinema francês “Eden-Théâtre”, onde foram projetados os primeiros filmes dos irmãos Lumière, foi reconhecido pelo Guinness como o cinema mais antigo do mundo em funcionamento.

Localizado em La Ciotat, perto de Marselha, no sul da França, este cinema tem “a sala mais antiga do mundo em funcionamento”, declarou no início de julho o guia de referência que recolhe e certifica os recordes mundiais.

Foi inaugurado em 15 de junho de 1889 no pequeno porto mediterrâneo que na altura albergava 12.000 habitantes, sendo que hoje conta com mais de 35.000 moradores.

Inicialmente, o Eden acolhia apresentações teatrais, concertos e até lutas greco-romanas e de boxe, indica a sua página online.

Raoul Gallaud, proprietário na época, ficou amigo de Antoine Lumière, pai de Louis e Auguste Lumière, que havia adquirido uma casa na região.

Foi convidado a participar numa primeira “experiência cinematográfica” na casa de Lumière, em 21 de setembro de 1895, e sugeriu a Antoine que repetisse a experiência no Eden, relatou à AFP o diretor de comunicação do cinema.

Durante a projeção organizada alguns dias depois, porém, foram registados problemas técnicos.

Antoine Lumière repetiu a experiência em Paris, no Grand Café, desaparecido no século XIX, em 28 de dezembro de 1895. Esta data é hoje considerada pelos historiadores como o nascimento do cinema.

Não houve novas projeções até 21 de março de 1899, quando o Eden exibiu uma série de filmes dos irmãos Lumière. Esta sessão é a que foi considerada e mantida pelo Guinness.

ZAP // AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.