Cineasta chinês multado por ter mais que um filho

\!/_PeacePlusOne / Flickr

-

Um dos mais famosos cineastas chineses, Zhang Yimou, poderá ter de pagar uma multa de 7 milhões de yuan (cerca de 840.000 euros) por violação da política de controlo da natalidade, disse hoje o jornal China Daily.

Em vez de um único filho, como era imposto até agora aos casais urbanos, Zhang Yimou e a mulher, Chen Ting, tiveram dois rapazes e uma rapariga, entre 2001 e 2006.

O realizador, que tem também um filho de um anterior casamento, já apresentou “um pedido público de desculpa” e prometeu cooperar com as autoridades de Wuxi, a cidade onde a família vive, anunciou o China Daily, numa notícia com chamada de primeira página.

Errei e não culpo ninguém pelo que fiz. Cooperarei plenamente com as autoridades do Planeamento Familiar de Wuxi”, disse Zhang Yimou numa entrevista à agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, citada por aquele jornal.

Zhang Yimou, 62 anos, autor de “Red Sorghum”, “Raise the Red Lantern” e outros filmes de grande sucesso, dentro da China e em festivais internacionais, foi o encenador da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no verão de 2008.

A restritiva política de “um casal, um filho” foi imposta no início da década de 1980 e segundo o Governo, impediu que, em vez de 1.350 milhões de habitantes, a China tivesse já ultrapassado os 1.700 milhões.

A multa por violação daquela política, denominada oficialmente “taxa de manutenção social”, é estipulada em função do rendimento do casal.

Na primavera de 2012, um casal de Zhejiang, leste da China, teve de pagar mais de um milhão de yuan (cerca de 120.000 euros) pelo seu segundo filho, o que na altura foi considerado um recorde.

A semana passada, a Assembleia Nacional Popular (parlamento) aprovou uma proposta do Governo para flexibilizar a política de “um casal, um filho”, cumprindo uma promessa da nova liderança do Partido Comunista Chinês.

De acordo com a nova orientação, que começará a entrar em vigor a partir de 2014, os casais em que um dos cônjuges seja filho único poderão ter dois filhos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …