Cinco pessoas mortas por atirador em aeroporto nos EUA

Cinco pessoas foram mortas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida. O tiroteio ocorreu na área de recolha de bagagens do terminal 2 do aeroporto norte-americano.

Responsáveis locais norte-americanos confirmaram, esta sexta-feira, que cinco pessoas foram mortas e oito feridas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida (sul dos Estados Unidos), que foi detido.

O gabinete do xerife de Broward County confirmou num ‘tweet’ a informação, na sequência do tiroteio que ocorreu ao início da tarde. Além dos cinco mortos, oito pessoas foram feridas. O alegado atirador foi preso.

A responsável municipal Barbara Sharief disse tratar-se de um atirador isolado que foi detido. Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

Era um atirador solitário. Até ao momento não existem provas de que estivesse a atuar com mais alguém. Está detido, de momento estamos a investigar sobre uma situação de crime ativo que envolveu o Terminal 2”, referiu Sharief em declarações à CNN.

Centenas de pessoas acompanharam a movimentação de policiais e médicos envolvidos no socorro. Autoridades de segurança locais afirmaram que o atirador chegou ao aeroporto num voo vindo do Canadá. A arma estava na bagagem despachada.

“Ele retirou a bagagem, pegou na arma e foi ao WC para a carregar. Saiu então do WC a disparar sobre as pessoas que estavam na área de recolha de bagagens”, escreveu no Facebook um dos agentes da polícia local responsáveis pelo caso, Chip LaMarca.

Uma das primeiras informações sobre o caso vieram do ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleisher, que afirmou no Twitter: “Estou no aeroporto de Fort Lauderdale. Tiros foram disparados. Toda a gente está a correr”.

Uma estação de televisão de Miami divulgou fotos tiradas no local que mostram pessoas feridas e médicos a prestar os primeiros socorros.

Uma testemunha, John Schlicher, disse a uma TV americana que o atirador era “um homem magro” e estaria usando uma camiseta do filme Guerra nas Estrelas.

Em declarações à imprensa norte-americana, o senador da Flórida, Bill Nelson, adiantou que o atirador foi identificado como Esteban Santiago, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Um homem algemado foi visto a ser levado para fora do aeroporto pela polícia, cerca de duas horas depois de o tiroteio ter começado. Forças policiais foram vistas a revistar passageiros e funcionários do aeroporto.

A polícia disse que capturou o atirador sem ter que disparar.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que está a “monitorizar a terrível situação na Flórida”, e que falou com o governador do estado. “Os meus sentimentos e orações a todos. Fiquem bem!”, escreveu Trump.

Os voos destinados ao aeroporto de Fort Lauderdale foram desviados e as partidas foram suspensas. Este aeroporto é conhecido como um local de trânsito para numerosos turistas inscritos em cruzeiros, ou que viajam para as Caraíbas.

ZAP // BBC / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …