/

Cinco pessoas mortas por atirador em aeroporto nos EUA

Cinco pessoas foram mortas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida. O tiroteio ocorreu na área de recolha de bagagens do terminal 2 do aeroporto norte-americano.

Responsáveis locais norte-americanos confirmaram, esta sexta-feira, que cinco pessoas foram mortas e oito feridas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida (sul dos Estados Unidos), que foi detido.

O gabinete do xerife de Broward County confirmou num ‘tweet’ a informação, na sequência do tiroteio que ocorreu ao início da tarde. Além dos cinco mortos, oito pessoas foram feridas. O alegado atirador foi preso.

A responsável municipal Barbara Sharief disse tratar-se de um atirador isolado que foi detido. Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

Era um atirador solitário. Até ao momento não existem provas de que estivesse a atuar com mais alguém. Está detido, de momento estamos a investigar sobre uma situação de crime ativo que envolveu o Terminal 2”, referiu Sharief em declarações à CNN.

Centenas de pessoas acompanharam a movimentação de policiais e médicos envolvidos no socorro. Autoridades de segurança locais afirmaram que o atirador chegou ao aeroporto num voo vindo do Canadá. A arma estava na bagagem despachada.

“Ele retirou a bagagem, pegou na arma e foi ao WC para a carregar. Saiu então do WC a disparar sobre as pessoas que estavam na área de recolha de bagagens”, escreveu no Facebook um dos agentes da polícia local responsáveis pelo caso, Chip LaMarca.

Uma das primeiras informações sobre o caso vieram do ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleisher, que afirmou no Twitter: “Estou no aeroporto de Fort Lauderdale. Tiros foram disparados. Toda a gente está a correr”.

Uma estação de televisão de Miami divulgou fotos tiradas no local que mostram pessoas feridas e médicos a prestar os primeiros socorros.

Uma testemunha, John Schlicher, disse a uma TV americana que o atirador era “um homem magro” e estaria usando uma camiseta do filme Guerra nas Estrelas.

Em declarações à imprensa norte-americana, o senador da Flórida, Bill Nelson, adiantou que o atirador foi identificado como Esteban Santiago, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Um homem algemado foi visto a ser levado para fora do aeroporto pela polícia, cerca de duas horas depois de o tiroteio ter começado. Forças policiais foram vistas a revistar passageiros e funcionários do aeroporto.

A polícia disse que capturou o atirador sem ter que disparar.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que está a “monitorizar a terrível situação na Flórida”, e que falou com o governador do estado. “Os meus sentimentos e orações a todos. Fiquem bem!”, escreveu Trump.

Os voos destinados ao aeroporto de Fort Lauderdale foram desviados e as partidas foram suspensas. Este aeroporto é conhecido como um local de trânsito para numerosos turistas inscritos em cruzeiros, ou que viajam para as Caraíbas.

ZAP // BBC / Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.