Cinco pessoas mortas por atirador em aeroporto nos EUA

Cinco pessoas foram mortas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida. O tiroteio ocorreu na área de recolha de bagagens do terminal 2 do aeroporto norte-americano.

Responsáveis locais norte-americanos confirmaram, esta sexta-feira, que cinco pessoas foram mortas e oito feridas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida (sul dos Estados Unidos), que foi detido.

O gabinete do xerife de Broward County confirmou num ‘tweet’ a informação, na sequência do tiroteio que ocorreu ao início da tarde. Além dos cinco mortos, oito pessoas foram feridas. O alegado atirador foi preso.

A responsável municipal Barbara Sharief disse tratar-se de um atirador isolado que foi detido. Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

Era um atirador solitário. Até ao momento não existem provas de que estivesse a atuar com mais alguém. Está detido, de momento estamos a investigar sobre uma situação de crime ativo que envolveu o Terminal 2”, referiu Sharief em declarações à CNN.

Centenas de pessoas acompanharam a movimentação de policiais e médicos envolvidos no socorro. Autoridades de segurança locais afirmaram que o atirador chegou ao aeroporto num voo vindo do Canadá. A arma estava na bagagem despachada.

“Ele retirou a bagagem, pegou na arma e foi ao WC para a carregar. Saiu então do WC a disparar sobre as pessoas que estavam na área de recolha de bagagens”, escreveu no Facebook um dos agentes da polícia local responsáveis pelo caso, Chip LaMarca.

Uma das primeiras informações sobre o caso vieram do ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleisher, que afirmou no Twitter: “Estou no aeroporto de Fort Lauderdale. Tiros foram disparados. Toda a gente está a correr”.

Uma estação de televisão de Miami divulgou fotos tiradas no local que mostram pessoas feridas e médicos a prestar os primeiros socorros.

Uma testemunha, John Schlicher, disse a uma TV americana que o atirador era “um homem magro” e estaria usando uma camiseta do filme Guerra nas Estrelas.

Em declarações à imprensa norte-americana, o senador da Flórida, Bill Nelson, adiantou que o atirador foi identificado como Esteban Santiago, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Um homem algemado foi visto a ser levado para fora do aeroporto pela polícia, cerca de duas horas depois de o tiroteio ter começado. Forças policiais foram vistas a revistar passageiros e funcionários do aeroporto.

A polícia disse que capturou o atirador sem ter que disparar.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que está a “monitorizar a terrível situação na Flórida”, e que falou com o governador do estado. “Os meus sentimentos e orações a todos. Fiquem bem!”, escreveu Trump.

Os voos destinados ao aeroporto de Fort Lauderdale foram desviados e as partidas foram suspensas. Este aeroporto é conhecido como um local de trânsito para numerosos turistas inscritos em cruzeiros, ou que viajam para as Caraíbas.

ZAP // BBC / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …