Cinco pessoas mortas por atirador em aeroporto nos EUA

Cinco pessoas foram mortas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida. O tiroteio ocorreu na área de recolha de bagagens do terminal 2 do aeroporto norte-americano.

Responsáveis locais norte-americanos confirmaram, esta sexta-feira, que cinco pessoas foram mortas e oito feridas por um atirador no aeroporto de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida (sul dos Estados Unidos), que foi detido.

O gabinete do xerife de Broward County confirmou num ‘tweet’ a informação, na sequência do tiroteio que ocorreu ao início da tarde. Além dos cinco mortos, oito pessoas foram feridas. O alegado atirador foi preso.

A responsável municipal Barbara Sharief disse tratar-se de um atirador isolado que foi detido. Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

Era um atirador solitário. Até ao momento não existem provas de que estivesse a atuar com mais alguém. Está detido, de momento estamos a investigar sobre uma situação de crime ativo que envolveu o Terminal 2”, referiu Sharief em declarações à CNN.

Centenas de pessoas acompanharam a movimentação de policiais e médicos envolvidos no socorro. Autoridades de segurança locais afirmaram que o atirador chegou ao aeroporto num voo vindo do Canadá. A arma estava na bagagem despachada.

“Ele retirou a bagagem, pegou na arma e foi ao WC para a carregar. Saiu então do WC a disparar sobre as pessoas que estavam na área de recolha de bagagens”, escreveu no Facebook um dos agentes da polícia local responsáveis pelo caso, Chip LaMarca.

Uma das primeiras informações sobre o caso vieram do ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleisher, que afirmou no Twitter: “Estou no aeroporto de Fort Lauderdale. Tiros foram disparados. Toda a gente está a correr”.

Uma estação de televisão de Miami divulgou fotos tiradas no local que mostram pessoas feridas e médicos a prestar os primeiros socorros.

Uma testemunha, John Schlicher, disse a uma TV americana que o atirador era “um homem magro” e estaria usando uma camiseta do filme Guerra nas Estrelas.

Em declarações à imprensa norte-americana, o senador da Flórida, Bill Nelson, adiantou que o atirador foi identificado como Esteban Santiago, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Um homem algemado foi visto a ser levado para fora do aeroporto pela polícia, cerca de duas horas depois de o tiroteio ter começado. Forças policiais foram vistas a revistar passageiros e funcionários do aeroporto.

A polícia disse que capturou o atirador sem ter que disparar.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que está a “monitorizar a terrível situação na Flórida”, e que falou com o governador do estado. “Os meus sentimentos e orações a todos. Fiquem bem!”, escreveu Trump.

Os voos destinados ao aeroporto de Fort Lauderdale foram desviados e as partidas foram suspensas. Este aeroporto é conhecido como um local de trânsito para numerosos turistas inscritos em cruzeiros, ou que viajam para as Caraíbas.

ZAP // BBC / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …

Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?", questionou. O presidente …

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …