Cinco mortos e 32 desaparecidos em naufrágio ao largo da Malásia

donnamarijne / Flickr

-

Cinco mortos e 32 desaparecidos são os últimos números de vítimas confirmados após um barco alegadamente sobrelotado de imigrantes ilegais indonésios ter naufragado ao largo da Malásia durante esta madrugada.

As autoridades disseram que 60 pessoas foram salvas ou salvaram-se pelos seus próprios meios depois do acidente perto de Port Klang, o maior porto da Malásia, enquanto as buscas continuam com recurso a nove barcos e a um helicóptero.

“Trinta e duas pessoas estão ainda desaparecidas. Encontrámos cinco corpos, quatro homens e uma mulher. Morreram afogados”, disse Mohamad Hambali Yaakup, responsável pelas autoridades marítimas de Port Klang, que acrescentou que as marés agitadas estão a dificultar a operação de salvamento.

O barco afundou-se perto da costa, o que pode significar que mais pessoas se possam salvar.

As autoridades acreditam que o barco transportava 97 pessoas no total, incluindo crianças, e revelaram que as pessoas salvas disseram que estavam a regressar à Indonésia pelo estreito de Malaca (entre a Malásia e a ilha de Sumatra), para as celebrações do Ramadão.

“Achamos que o barco estava sobrelotado e que o mar estava bravo durante o incidente”, disse Yaakup.

“Através de perguntas aos sobreviventes, eles disseram que estavam a regressar a Aceh [norte de Sumatra]. Não tinham documentos“, acrescentou Yaakup.

Inicialmente, as autoridades acreditavam que os indonésios estavam a tentar entrar na Malásia.

Cerca de dois milhões de imigrantes ilegais – a maior parte indonésios- trabalham na Malásia. Grande parte deles regressa à Indonésia para o Ramadão, que começa no fim de junho e termina no fim de julho.

Muitos indonésios arriscam a travessia de noite, para não serem descobertos. Quer a Malásia quer a Indonésia são países maioritariamente muçulmanos.

Em agosto do ano passado, um barco que levava mais de 40 indonésios afundou-se no sul da Malásia, causando sete mortos e 33 desaparecidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …