Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Mazur / Catholic Church England and Wales

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo.

Em comunicado emitido esta terça-feira, pouco depois de a Academia Pontifícia para a Vida ter anunciado a revogação da sua nomeação, Rui Nunes explicou que se entendeu por mútuo acordo que “era mais profícua uma colaboração mais informal” e capaz de lhe assegurar “toda a liberdade e independência na defesa de problemas candentes da bioética contemporânea”.

Rui Nunes refere-se especificamente às questões ligadas ao testamento vital, à implementação de políticas de Igualdade de Género e à aplicação “das mais modernas tecnologias de Procriação Medicamento Assistida”, sem nunca referir que foram as suas posições sobre estes temas a ditar o seu afastamento.

O certo é que, de acordo com o Público, este anúncio surge dias depois de a associação de bioética ter desafiado os partidos a colocarem a proposta de um referendo sobre a eutanásia nos respetivos programas eleitorais.

A eutanásia é uma matéria em relação à qual a Igreja Católica se posicionou claramente contra, tendo convidado os representantes de outras religiões a assumirem uma posição conjunta de rejeição da morte medicamente assistida, a qual acabaria por ser chumbada, em maio do ano passado, no Parlamento, por uma escassa margem de votos.

Na sua página oficial, a academia precisa que, “tendo em conta a publicação de vários artigos em órgãos de comunicação social portugueses, assim como uma mais aprofundada avaliação do trabalho científico do professor relativamente ao tema do fim da vida, a academia chegou, de completo acordo com Rui Nunes, à revogação da nomeação”.

Esta revogação foi feita através de uma carta que o presidente da academia assinou e enviou ao catedrático português, salientou ainda a entidade que tem por missão aconselhar o Papa Francisco em matérias relacionadas com a manipulação da vida face aos desafios da Ciência.

“Estamos, de qualquer maneira, certos de que poderá haver mais oportunidades para trabalharmos juntos sobre relevantes temas de bioética que, futuramente, se apresentarem, mesmo que com diferentes visões e bases antropológicas e teológicas”, acrescenta o comunicado.

Quando foi nomeado, a 27 de fevereiro, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética disse aceitar a tarefa “com espírito de missão e com um profundo sentido de responsabilidade, dado que os desafios com que as ciências biomédicas se confrontam atualmente implicam uma reflexão ética sem precedentes”.

É uma enorme honra pela referência que o Papa Francisco representa hoje para toda a humanidade”, assumiu ainda na altura o também coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Criada em 1994, a Academia Pontifícia para a Vida tem como missão o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas das ciências biomédicas e do direito relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na sua relação direta com a moral cristã e com as diretrizes da Igreja.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Muito do que está escrito na Bíblia ainda hoje se aplica, ainda que no tempo em que foi escrita a tecnologia fosse pouco mais do que paus, pedras e flechas.

      Portanto dizer que se não foi dito era porque não era importante, é uma visão “ligeiramente” limitada.

    • Mas Jesus indicou isso ao não discriminar homens e mulheres. A sua predileta era Maria Madalena, apareceu ressuscitado a mulheres e não a homens, defendeu a mulher adúltera perante uma multidão de machos ofendidos e, mais importante, nos seus discursos públicos nunca se pronunciou sobre a subalternização da mulher, pelo contrário, somos todos filhos de Deus e, consequentemente, irmãos. Se o Joaquim se está a referir a S. Paulo, aí é diferente, pois este era claramente misógino. Se se está a referir à tradição da igreja, idem. Mas não diga que foi Jesus: foram mesmo os homens, os que falaram em nome dele, que criaram e mantiveram essa subalternização.

      • Acho que está a confundir nao descriminação com politicas de igualdade de genero. A não descriminação é ninguem ser prejudicado em ter oportunidades por ser mulher ou homem, politicas de igualdade de genero é impôr igualdade de resultado às mulheres ou homens como seja por exemplo quotas obrigatorias de mulheres no parlamento.
        Ninguem está contra a descriminação de mulheres, mas contra politicas de extrema esquerda de igualdade de resultados entre mulheres e homens estou

  1. Um conselheiro do Papa NÃO PODE ter/manifestar opiniões opostas ou divergentes das posições oficiais da Igreja – não quero discutir essas posições neste comentário.
    Este inteligente manifestou-se publicamente e foiu, obviamente, destituido do cargo.

    É uma simples questão de coerência politica.
    Repito, não estou a discutir quais posições são “melhores/piores/boas/más”.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …