Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Mazur / Catholic Church England and Wales

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo.

Em comunicado emitido esta terça-feira, pouco depois de a Academia Pontifícia para a Vida ter anunciado a revogação da sua nomeação, Rui Nunes explicou que se entendeu por mútuo acordo que “era mais profícua uma colaboração mais informal” e capaz de lhe assegurar “toda a liberdade e independência na defesa de problemas candentes da bioética contemporânea”.

Rui Nunes refere-se especificamente às questões ligadas ao testamento vital, à implementação de políticas de Igualdade de Género e à aplicação “das mais modernas tecnologias de Procriação Medicamento Assistida”, sem nunca referir que foram as suas posições sobre estes temas a ditar o seu afastamento.

O certo é que, de acordo com o Público, este anúncio surge dias depois de a associação de bioética ter desafiado os partidos a colocarem a proposta de um referendo sobre a eutanásia nos respetivos programas eleitorais.

A eutanásia é uma matéria em relação à qual a Igreja Católica se posicionou claramente contra, tendo convidado os representantes de outras religiões a assumirem uma posição conjunta de rejeição da morte medicamente assistida, a qual acabaria por ser chumbada, em maio do ano passado, no Parlamento, por uma escassa margem de votos.

Na sua página oficial, a academia precisa que, “tendo em conta a publicação de vários artigos em órgãos de comunicação social portugueses, assim como uma mais aprofundada avaliação do trabalho científico do professor relativamente ao tema do fim da vida, a academia chegou, de completo acordo com Rui Nunes, à revogação da nomeação”.

Esta revogação foi feita através de uma carta que o presidente da academia assinou e enviou ao catedrático português, salientou ainda a entidade que tem por missão aconselhar o Papa Francisco em matérias relacionadas com a manipulação da vida face aos desafios da Ciência.

“Estamos, de qualquer maneira, certos de que poderá haver mais oportunidades para trabalharmos juntos sobre relevantes temas de bioética que, futuramente, se apresentarem, mesmo que com diferentes visões e bases antropológicas e teológicas”, acrescenta o comunicado.

Quando foi nomeado, a 27 de fevereiro, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética disse aceitar a tarefa “com espírito de missão e com um profundo sentido de responsabilidade, dado que os desafios com que as ciências biomédicas se confrontam atualmente implicam uma reflexão ética sem precedentes”.

É uma enorme honra pela referência que o Papa Francisco representa hoje para toda a humanidade”, assumiu ainda na altura o também coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Criada em 1994, a Academia Pontifícia para a Vida tem como missão o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas das ciências biomédicas e do direito relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na sua relação direta com a moral cristã e com as diretrizes da Igreja.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Muito do que está escrito na Bíblia ainda hoje se aplica, ainda que no tempo em que foi escrita a tecnologia fosse pouco mais do que paus, pedras e flechas.

      Portanto dizer que se não foi dito era porque não era importante, é uma visão “ligeiramente” limitada.

    • Mas Jesus indicou isso ao não discriminar homens e mulheres. A sua predileta era Maria Madalena, apareceu ressuscitado a mulheres e não a homens, defendeu a mulher adúltera perante uma multidão de machos ofendidos e, mais importante, nos seus discursos públicos nunca se pronunciou sobre a subalternização da mulher, pelo contrário, somos todos filhos de Deus e, consequentemente, irmãos. Se o Joaquim se está a referir a S. Paulo, aí é diferente, pois este era claramente misógino. Se se está a referir à tradição da igreja, idem. Mas não diga que foi Jesus: foram mesmo os homens, os que falaram em nome dele, que criaram e mantiveram essa subalternização.

      • Acho que está a confundir nao descriminação com politicas de igualdade de genero. A não descriminação é ninguem ser prejudicado em ter oportunidades por ser mulher ou homem, politicas de igualdade de genero é impôr igualdade de resultado às mulheres ou homens como seja por exemplo quotas obrigatorias de mulheres no parlamento.
        Ninguem está contra a descriminação de mulheres, mas contra politicas de extrema esquerda de igualdade de resultados entre mulheres e homens estou

  1. Um conselheiro do Papa NÃO PODE ter/manifestar opiniões opostas ou divergentes das posições oficiais da Igreja – não quero discutir essas posições neste comentário.
    Este inteligente manifestou-se publicamente e foiu, obviamente, destituido do cargo.

    É uma simples questão de coerência politica.
    Repito, não estou a discutir quais posições são “melhores/piores/boas/más”.

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …