Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Mazur / Catholic Church England and Wales

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo.

Em comunicado emitido esta terça-feira, pouco depois de a Academia Pontifícia para a Vida ter anunciado a revogação da sua nomeação, Rui Nunes explicou que se entendeu por mútuo acordo que “era mais profícua uma colaboração mais informal” e capaz de lhe assegurar “toda a liberdade e independência na defesa de problemas candentes da bioética contemporânea”.

Rui Nunes refere-se especificamente às questões ligadas ao testamento vital, à implementação de políticas de Igualdade de Género e à aplicação “das mais modernas tecnologias de Procriação Medicamento Assistida”, sem nunca referir que foram as suas posições sobre estes temas a ditar o seu afastamento.

O certo é que, de acordo com o Público, este anúncio surge dias depois de a associação de bioética ter desafiado os partidos a colocarem a proposta de um referendo sobre a eutanásia nos respetivos programas eleitorais.

A eutanásia é uma matéria em relação à qual a Igreja Católica se posicionou claramente contra, tendo convidado os representantes de outras religiões a assumirem uma posição conjunta de rejeição da morte medicamente assistida, a qual acabaria por ser chumbada, em maio do ano passado, no Parlamento, por uma escassa margem de votos.

Na sua página oficial, a academia precisa que, “tendo em conta a publicação de vários artigos em órgãos de comunicação social portugueses, assim como uma mais aprofundada avaliação do trabalho científico do professor relativamente ao tema do fim da vida, a academia chegou, de completo acordo com Rui Nunes, à revogação da nomeação”.

Esta revogação foi feita através de uma carta que o presidente da academia assinou e enviou ao catedrático português, salientou ainda a entidade que tem por missão aconselhar o Papa Francisco em matérias relacionadas com a manipulação da vida face aos desafios da Ciência.

“Estamos, de qualquer maneira, certos de que poderá haver mais oportunidades para trabalharmos juntos sobre relevantes temas de bioética que, futuramente, se apresentarem, mesmo que com diferentes visões e bases antropológicas e teológicas”, acrescenta o comunicado.

Quando foi nomeado, a 27 de fevereiro, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética disse aceitar a tarefa “com espírito de missão e com um profundo sentido de responsabilidade, dado que os desafios com que as ciências biomédicas se confrontam atualmente implicam uma reflexão ética sem precedentes”.

É uma enorme honra pela referência que o Papa Francisco representa hoje para toda a humanidade”, assumiu ainda na altura o também coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Criada em 1994, a Academia Pontifícia para a Vida tem como missão o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas das ciências biomédicas e do direito relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na sua relação direta com a moral cristã e com as diretrizes da Igreja.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Muito do que está escrito na Bíblia ainda hoje se aplica, ainda que no tempo em que foi escrita a tecnologia fosse pouco mais do que paus, pedras e flechas.

      Portanto dizer que se não foi dito era porque não era importante, é uma visão “ligeiramente” limitada.

    • Mas Jesus indicou isso ao não discriminar homens e mulheres. A sua predileta era Maria Madalena, apareceu ressuscitado a mulheres e não a homens, defendeu a mulher adúltera perante uma multidão de machos ofendidos e, mais importante, nos seus discursos públicos nunca se pronunciou sobre a subalternização da mulher, pelo contrário, somos todos filhos de Deus e, consequentemente, irmãos. Se o Joaquim se está a referir a S. Paulo, aí é diferente, pois este era claramente misógino. Se se está a referir à tradição da igreja, idem. Mas não diga que foi Jesus: foram mesmo os homens, os que falaram em nome dele, que criaram e mantiveram essa subalternização.

      • Acho que está a confundir nao descriminação com politicas de igualdade de genero. A não descriminação é ninguem ser prejudicado em ter oportunidades por ser mulher ou homem, politicas de igualdade de genero é impôr igualdade de resultado às mulheres ou homens como seja por exemplo quotas obrigatorias de mulheres no parlamento.
        Ninguem está contra a descriminação de mulheres, mas contra politicas de extrema esquerda de igualdade de resultados entre mulheres e homens estou

  1. Um conselheiro do Papa NÃO PODE ter/manifestar opiniões opostas ou divergentes das posições oficiais da Igreja – não quero discutir essas posições neste comentário.
    Este inteligente manifestou-se publicamente e foiu, obviamente, destituido do cargo.

    É uma simples questão de coerência politica.
    Repito, não estou a discutir quais posições são “melhores/piores/boas/más”.

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …