Cinco horas de viagem a 40 mil metros. Empresa espanhola anuncia voos espaciais em balão

Os próximos voos de balão da EOS-X Space até ao Espaço já foram anunciados. Os passageiros poderão voar para o limite exterior da estratosfera já no próximo ano.

Segundo o New Atlas, a empresa espanhola, sediada em Sevilha, anunciou que está a finalizar a construção de uma cápsula para sete passageiros que será levada para o céu através de um balão gigante.

Os voos comerciais serão a partir das bases de Sevilha e Abu Dabi no terceiro trimestre do próximo ano.

A cápsula pressurizada de fibra de carbono transportará os passageiros e o piloto até uma altitude de cerca de 40.000 m, pendurada por debaixo de um balão estratosférico cheio de hélio.

Será lançada da base ao amanhecer e demorará cerca de duas horas a subir, duas horas a navegar em altitude e mais uma hora a descer e aterrar.

Tal como a nave espacial Neptune (que falaremos já de seguida), a EOS-X terá assentos ergonómicos, janelas panorâmicas, iluminação ambiente, um bar a bordo e um lavatório.

Os passageiros terão que pagar entre 150 e 200 euros pela experiência, sendo que a EOS-X Space esperar oferecer ainda mais aos clientes com mais poder de compra. Contará, para isso, com um complexo SpaceHub planeado em La Isla de La Cartuja.

Neste caso, os passageiros ficarão alojados num hotel de luxo durante alguns dias e participarão em atividades, tais como passeios de avião em gravidade zero e simulações de missões espaciais em realidade virtual, antes de viajarem de helicóptero para a base de lançamento.

A empresa afirma que os testes de validação da cápsula “terão lugar em breve”, em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial de Espanha.

Desta forma, a EOS-X Space junta-se à Space Perspective, sediada na Florida, na “corrida” ao Espaço.

Desde 2020 que a empresa da Florida está a desenvolver uma cápsula pressurizada — “Spaceship Neptune” — que levará oito passageiros e um piloto em voos de seis horas até uma altitude de 30.480 m, por um valor de cerca de 116 euros.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.