Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha

Marcelo Camargo / ABr

Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

De acordo com os jornais, o custo de incorporar o biocombustível no gasóleo pode rondar os 3,2 cêntimos por litro, mas facilmente chega aos 4 cêntimos com IVA.

“O preço médio do gasóleo espanhol antes dos impostos é praticamente igual ao português. A diferença surge quando são cobrados os impostos”.

Quando o gasóleo chega a Portugal vem, por vezes, com algum biocombustível já incorporado, mas em menor quantidade face aos 7,5% exigidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo rouba o povo português sem escrúpulos, enquanto estes governantes não pagam nem sequer a gasolina para se deslocarem, nem impostos!

    Parabéns as gasolineiras. Roubar por roubar…

  2. Enquanto houver tanto cretino a aplaudir fugas aos impostos, não percebendo que para que alguns (normalmente “tubarões grandes”) não paguem, têm os outros (sobretudo os “pequenitos”) que pagar mais, será difícil Portugal sair da cepa torta…

    • Pois, cretinos são aqueles que não vêem que os impostos que o povo paga servem basicamente para sustentar uma escumalha que cada vez mais se encosta ao poder, não para servir, mas para se servirem.
      Conhece a história do Robim dos Bosques? Quer que lhe explique quem eram os cretinos?
      Portugal cada vez se parece mais com uma monarquia, na pior acepção da palavra. A diferença é que a família real é eleita, e a nobreza, que domina a função pública, vai mudando algumas caras a cada eleição. E depois há o resto, o povo que sustenta uma grande quantidade parasitas.
      Os portugueses pagam muitíssimo mais em impostos do que aquilo que recebem. E se o Estado somos todos nós, então, na situação em que vivemos, não pagar os impostos é a melhor forma de redistribuir o dinheiro por quem o merece.
      Ficam a perder os papões e se calhar também não vai dar para comprar quadros Miró, nem pagar salários milionários a assessores na câmara de Lisboa, nem isentar os partidos de IVA, etc., etc., etc.

  3. Bom afinal ao abastecer nas low cost estamos a abastecer gasóleo de verdade (puro na sua essência) o que quer dizer que as outras usam como aditivo biocombustível misturado o que na verdade então me leva a dizer que somos aldrabados ao abastecer (nas bombas que não praticam essa dita aldrabice).
    Ora vou ao supermercado compro uns litros de óleo faço uns fritos em casa e vou depois desfazer-me do óleo usado no oleão. Alguém, digo eu da sociedade ponto verde, vem buscar esse óleo filtra-o mistura no gasóleo e lá eu comprar o óleo de novo agora com cara de gasóleo é mais ou menos assim não é?
    Que raio de país este são os ciganos com o RSI e os outros com o resto… a culpa foi de uma Teresa não ter pregado uns valentes estalos num gajo chamado Afonso Henriques…

RESPONDER

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …