Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha

Marcelo Camargo / ABr

Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

De acordo com os jornais, o custo de incorporar o biocombustível no gasóleo pode rondar os 3,2 cêntimos por litro, mas facilmente chega aos 4 cêntimos com IVA.

“O preço médio do gasóleo espanhol antes dos impostos é praticamente igual ao português. A diferença surge quando são cobrados os impostos”.

Quando o gasóleo chega a Portugal vem, por vezes, com algum biocombustível já incorporado, mas em menor quantidade face aos 7,5% exigidos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo rouba o povo português sem escrúpulos, enquanto estes governantes não pagam nem sequer a gasolina para se deslocarem, nem impostos!

    Parabéns as gasolineiras. Roubar por roubar…

  2. Enquanto houver tanto cretino a aplaudir fugas aos impostos, não percebendo que para que alguns (normalmente “tubarões grandes”) não paguem, têm os outros (sobretudo os “pequenitos”) que pagar mais, será difícil Portugal sair da cepa torta…

    • Pois, cretinos são aqueles que não vêem que os impostos que o povo paga servem basicamente para sustentar uma escumalha que cada vez mais se encosta ao poder, não para servir, mas para se servirem.
      Conhece a história do Robim dos Bosques? Quer que lhe explique quem eram os cretinos?
      Portugal cada vez se parece mais com uma monarquia, na pior acepção da palavra. A diferença é que a família real é eleita, e a nobreza, que domina a função pública, vai mudando algumas caras a cada eleição. E depois há o resto, o povo que sustenta uma grande quantidade parasitas.
      Os portugueses pagam muitíssimo mais em impostos do que aquilo que recebem. E se o Estado somos todos nós, então, na situação em que vivemos, não pagar os impostos é a melhor forma de redistribuir o dinheiro por quem o merece.
      Ficam a perder os papões e se calhar também não vai dar para comprar quadros Miró, nem pagar salários milionários a assessores na câmara de Lisboa, nem isentar os partidos de IVA, etc., etc., etc.

  3. Bom afinal ao abastecer nas low cost estamos a abastecer gasóleo de verdade (puro na sua essência) o que quer dizer que as outras usam como aditivo biocombustível misturado o que na verdade então me leva a dizer que somos aldrabados ao abastecer (nas bombas que não praticam essa dita aldrabice).
    Ora vou ao supermercado compro uns litros de óleo faço uns fritos em casa e vou depois desfazer-me do óleo usado no oleão. Alguém, digo eu da sociedade ponto verde, vem buscar esse óleo filtra-o mistura no gasóleo e lá eu comprar o óleo de novo agora com cara de gasóleo é mais ou menos assim não é?
    Que raio de país este são os ciganos com o RSI e os outros com o resto… a culpa foi de uma Teresa não ter pregado uns valentes estalos num gajo chamado Afonso Henriques…

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …