Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha

Marcelo Camargo / ABr

Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

De acordo com os jornais, o custo de incorporar o biocombustível no gasóleo pode rondar os 3,2 cêntimos por litro, mas facilmente chega aos 4 cêntimos com IVA.

“O preço médio do gasóleo espanhol antes dos impostos é praticamente igual ao português. A diferença surge quando são cobrados os impostos”.

Quando o gasóleo chega a Portugal vem, por vezes, com algum biocombustível já incorporado, mas em menor quantidade face aos 7,5% exigidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo rouba o povo português sem escrúpulos, enquanto estes governantes não pagam nem sequer a gasolina para se deslocarem, nem impostos!

    Parabéns as gasolineiras. Roubar por roubar…

  2. Enquanto houver tanto cretino a aplaudir fugas aos impostos, não percebendo que para que alguns (normalmente “tubarões grandes”) não paguem, têm os outros (sobretudo os “pequenitos”) que pagar mais, será difícil Portugal sair da cepa torta…

    • Pois, cretinos são aqueles que não vêem que os impostos que o povo paga servem basicamente para sustentar uma escumalha que cada vez mais se encosta ao poder, não para servir, mas para se servirem.
      Conhece a história do Robim dos Bosques? Quer que lhe explique quem eram os cretinos?
      Portugal cada vez se parece mais com uma monarquia, na pior acepção da palavra. A diferença é que a família real é eleita, e a nobreza, que domina a função pública, vai mudando algumas caras a cada eleição. E depois há o resto, o povo que sustenta uma grande quantidade parasitas.
      Os portugueses pagam muitíssimo mais em impostos do que aquilo que recebem. E se o Estado somos todos nós, então, na situação em que vivemos, não pagar os impostos é a melhor forma de redistribuir o dinheiro por quem o merece.
      Ficam a perder os papões e se calhar também não vai dar para comprar quadros Miró, nem pagar salários milionários a assessores na câmara de Lisboa, nem isentar os partidos de IVA, etc., etc., etc.

  3. Bom afinal ao abastecer nas low cost estamos a abastecer gasóleo de verdade (puro na sua essência) o que quer dizer que as outras usam como aditivo biocombustível misturado o que na verdade então me leva a dizer que somos aldrabados ao abastecer (nas bombas que não praticam essa dita aldrabice).
    Ora vou ao supermercado compro uns litros de óleo faço uns fritos em casa e vou depois desfazer-me do óleo usado no oleão. Alguém, digo eu da sociedade ponto verde, vem buscar esse óleo filtra-o mistura no gasóleo e lá eu comprar o óleo de novo agora com cara de gasóleo é mais ou menos assim não é?
    Que raio de país este são os ciganos com o RSI e os outros com o resto… a culpa foi de uma Teresa não ter pregado uns valentes estalos num gajo chamado Afonso Henriques…

RESPONDER

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …