Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha

Marcelo Camargo / ABr

Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

De acordo com os jornais, o custo de incorporar o biocombustível no gasóleo pode rondar os 3,2 cêntimos por litro, mas facilmente chega aos 4 cêntimos com IVA.

“O preço médio do gasóleo espanhol antes dos impostos é praticamente igual ao português. A diferença surge quando são cobrados os impostos”.

Quando o gasóleo chega a Portugal vem, por vezes, com algum biocombustível já incorporado, mas em menor quantidade face aos 7,5% exigidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo rouba o povo português sem escrúpulos, enquanto estes governantes não pagam nem sequer a gasolina para se deslocarem, nem impostos!

    Parabéns as gasolineiras. Roubar por roubar…

  2. Enquanto houver tanto cretino a aplaudir fugas aos impostos, não percebendo que para que alguns (normalmente “tubarões grandes”) não paguem, têm os outros (sobretudo os “pequenitos”) que pagar mais, será difícil Portugal sair da cepa torta…

    • Pois, cretinos são aqueles que não vêem que os impostos que o povo paga servem basicamente para sustentar uma escumalha que cada vez mais se encosta ao poder, não para servir, mas para se servirem.
      Conhece a história do Robim dos Bosques? Quer que lhe explique quem eram os cretinos?
      Portugal cada vez se parece mais com uma monarquia, na pior acepção da palavra. A diferença é que a família real é eleita, e a nobreza, que domina a função pública, vai mudando algumas caras a cada eleição. E depois há o resto, o povo que sustenta uma grande quantidade parasitas.
      Os portugueses pagam muitíssimo mais em impostos do que aquilo que recebem. E se o Estado somos todos nós, então, na situação em que vivemos, não pagar os impostos é a melhor forma de redistribuir o dinheiro por quem o merece.
      Ficam a perder os papões e se calhar também não vai dar para comprar quadros Miró, nem pagar salários milionários a assessores na câmara de Lisboa, nem isentar os partidos de IVA, etc., etc., etc.

  3. Bom afinal ao abastecer nas low cost estamos a abastecer gasóleo de verdade (puro na sua essência) o que quer dizer que as outras usam como aditivo biocombustível misturado o que na verdade então me leva a dizer que somos aldrabados ao abastecer (nas bombas que não praticam essa dita aldrabice).
    Ora vou ao supermercado compro uns litros de óleo faço uns fritos em casa e vou depois desfazer-me do óleo usado no oleão. Alguém, digo eu da sociedade ponto verde, vem buscar esse óleo filtra-o mistura no gasóleo e lá eu comprar o óleo de novo agora com cara de gasóleo é mais ou menos assim não é?
    Que raio de país este são os ciganos com o RSI e os outros com o resto… a culpa foi de uma Teresa não ter pregado uns valentes estalos num gajo chamado Afonso Henriques…

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …