Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha

Marcelo Camargo / ABr

Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

De acordo com os jornais, o custo de incorporar o biocombustível no gasóleo pode rondar os 3,2 cêntimos por litro, mas facilmente chega aos 4 cêntimos com IVA.

“O preço médio do gasóleo espanhol antes dos impostos é praticamente igual ao português. A diferença surge quando são cobrados os impostos”.

Quando o gasóleo chega a Portugal vem, por vezes, com algum biocombustível já incorporado, mas em menor quantidade face aos 7,5% exigidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo rouba o povo português sem escrúpulos, enquanto estes governantes não pagam nem sequer a gasolina para se deslocarem, nem impostos!

    Parabéns as gasolineiras. Roubar por roubar…

  2. Enquanto houver tanto cretino a aplaudir fugas aos impostos, não percebendo que para que alguns (normalmente “tubarões grandes”) não paguem, têm os outros (sobretudo os “pequenitos”) que pagar mais, será difícil Portugal sair da cepa torta…

    • Pois, cretinos são aqueles que não vêem que os impostos que o povo paga servem basicamente para sustentar uma escumalha que cada vez mais se encosta ao poder, não para servir, mas para se servirem.
      Conhece a história do Robim dos Bosques? Quer que lhe explique quem eram os cretinos?
      Portugal cada vez se parece mais com uma monarquia, na pior acepção da palavra. A diferença é que a família real é eleita, e a nobreza, que domina a função pública, vai mudando algumas caras a cada eleição. E depois há o resto, o povo que sustenta uma grande quantidade parasitas.
      Os portugueses pagam muitíssimo mais em impostos do que aquilo que recebem. E se o Estado somos todos nós, então, na situação em que vivemos, não pagar os impostos é a melhor forma de redistribuir o dinheiro por quem o merece.
      Ficam a perder os papões e se calhar também não vai dar para comprar quadros Miró, nem pagar salários milionários a assessores na câmara de Lisboa, nem isentar os partidos de IVA, etc., etc., etc.

  3. Bom afinal ao abastecer nas low cost estamos a abastecer gasóleo de verdade (puro na sua essência) o que quer dizer que as outras usam como aditivo biocombustível misturado o que na verdade então me leva a dizer que somos aldrabados ao abastecer (nas bombas que não praticam essa dita aldrabice).
    Ora vou ao supermercado compro uns litros de óleo faço uns fritos em casa e vou depois desfazer-me do óleo usado no oleão. Alguém, digo eu da sociedade ponto verde, vem buscar esse óleo filtra-o mistura no gasóleo e lá eu comprar o óleo de novo agora com cara de gasóleo é mais ou menos assim não é?
    Que raio de país este são os ciganos com o RSI e os outros com o resto… a culpa foi de uma Teresa não ter pregado uns valentes estalos num gajo chamado Afonso Henriques…

RESPONDER

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …

Portugal com mais 67 mortes e 5444 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 67 mortes e 5444 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5444 novos casos, 3161 …