/

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

3

Filipe Farinha / Lusa

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco.

Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

Em risco muito elevado de incêndio estão quase quatro dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança. O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.

Para os próximos dias está previsto um aumento considerável de concelhos em risco máximo e muito elevado de incêndio devido à subida da temperatura que, segundo o IPMA, deverá rondar os 35 graus Celsius em vários distritos do continente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e na região Norte durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Está ainda prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral Centro, uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste e a subida da temperatura máxima no sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus (Bragança, Braga e Leiria) e os 20 (em Faro) e as máximas entres os 21 (em Aveiro) e os 34 (em Faro).

  ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Em África e no Médio Oriente, o alerta de risco máximo de incendio deve ser todos os dias.
    A julgar pelas temperaturas que lá acontecem.
    Em Portugal, o alerta devia de ser “risco máximo de incendiário”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.