Cientistas vão tentar arrancar finalmente às pirâmides os seus segredos

Um grupo de investigadores egípcios e de especialistas internacionais iniciou uma nova tentativa para desvendar os “segredos” das pirâmides, incluindo a procura de câmaras secretas dentro de quatro monumentos faraónicos famosos.

Só porque um mistério tem 4500 anos, não significa que não possa ser solucionado.

Arquitetos e cientistas do Egito, França, Canadá e Japão vão usar tecnologia de infravermelhos e detetores modernos para mapear duas pirâmides de Gizé e outras duas de Dahshur, sul do Cairo.

“Este grupo especial irá estudar estas pirâmides para ver se há câmaras escondidas ou outros segredos” dentro delas, disse o ministro das Antiguidades, Mamduh al-Damati, numa conferência de imprensa.

“Os engenheiros e arquitetos irão fazer a investigação com tecnologia não destrutiva, para não danificar as pirâmides”, afirmou.

Especialistas adiantaram que o estudo, conhecido por “Scan Pirâmides“, é uma nova tentativa de compreender, em primeiro ligar, como foram construídos os monumentos.

Anteriormente, já foram feitas outras investigações para descobrir os mistérios das pirâmides do Egito, mas os arqueólogos e cientistas ainda não conseguiram chegar a uma teoria concreta sobre como as estruturas foram feitas.

Damati diz que as tecnologias que vão ser utilizadas para investigar as quatro pirâmides poderão ser úteis para procurar uma eventual câmara escondida no túmulo do faraó Tutankamon, com o local fúnebre da rainha Nefertiti.

Até agora, os cientistas desconhecem a localização da múmia de Nefertiti, mas o conhecido arqueólogo britânico Nicholas Reeves disse, num recente estudo, que o seu túmulo poderá estar numa câmara secreta adjacente à de Tutankamon, no Vale dos Reis, em Luxor, sul do Egito.

Reeves, que esteve em Luxor em setembro para provar a sua teoria, acredita que uma das portas do túmulo de Tutankamon dá para o local fúnebre da Nefertiti.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que o túmulo de Nefertiti pode estar ali … isso pode … como pode estar noutro sítio qualquer ! No campo das especulações tudo é possível! Mas fazer disso notícia … Enfim … !

    E querem realizar varrimentos internos com infra-vermelhos? Só na imaginação fértil deles, porque essa radiação não penetra na rocha e muito menos reflecte para desvendar espaços interiores!
    Enfim … também !

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …