Cientistas vão tentar arrancar finalmente às pirâmides os seus segredos

Um grupo de investigadores egípcios e de especialistas internacionais iniciou uma nova tentativa para desvendar os “segredos” das pirâmides, incluindo a procura de câmaras secretas dentro de quatro monumentos faraónicos famosos.

Só porque um mistério tem 4500 anos, não significa que não possa ser solucionado.

Arquitetos e cientistas do Egito, França, Canadá e Japão vão usar tecnologia de infravermelhos e detetores modernos para mapear duas pirâmides de Gizé e outras duas de Dahshur, sul do Cairo.

“Este grupo especial irá estudar estas pirâmides para ver se há câmaras escondidas ou outros segredos” dentro delas, disse o ministro das Antiguidades, Mamduh al-Damati, numa conferência de imprensa.

“Os engenheiros e arquitetos irão fazer a investigação com tecnologia não destrutiva, para não danificar as pirâmides”, afirmou.

Especialistas adiantaram que o estudo, conhecido por “Scan Pirâmides“, é uma nova tentativa de compreender, em primeiro ligar, como foram construídos os monumentos.

Anteriormente, já foram feitas outras investigações para descobrir os mistérios das pirâmides do Egito, mas os arqueólogos e cientistas ainda não conseguiram chegar a uma teoria concreta sobre como as estruturas foram feitas.

Damati diz que as tecnologias que vão ser utilizadas para investigar as quatro pirâmides poderão ser úteis para procurar uma eventual câmara escondida no túmulo do faraó Tutankamon, com o local fúnebre da rainha Nefertiti.

Até agora, os cientistas desconhecem a localização da múmia de Nefertiti, mas o conhecido arqueólogo britânico Nicholas Reeves disse, num recente estudo, que o seu túmulo poderá estar numa câmara secreta adjacente à de Tutankamon, no Vale dos Reis, em Luxor, sul do Egito.

Reeves, que esteve em Luxor em setembro para provar a sua teoria, acredita que uma das portas do túmulo de Tutankamon dá para o local fúnebre da Nefertiti.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que o túmulo de Nefertiti pode estar ali … isso pode … como pode estar noutro sítio qualquer ! No campo das especulações tudo é possível! Mas fazer disso notícia … Enfim … !

    E querem realizar varrimentos internos com infra-vermelhos? Só na imaginação fértil deles, porque essa radiação não penetra na rocha e muito menos reflecte para desvendar espaços interiores!
    Enfim … também !

RESPONDER

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …