Cientistas usam impressora 3D para criar coração de silicone

Um grupo de cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, divulgou um vídeo que exibe os primeiros testes realizados com um coração artificial. O “órgão” foi elaborado em silicone através de uma impressora 3D.

O modelo conta com válvulas, artérias, ventrículos e até um músculo artificial capaz de bombear o sangue. Para completar, o coração artificial tem o tamanho de um coração humano e pesa apenas 390 gramas.

No vídeo mostrado pelo instituto é possível ver o coração a bater como se fosse um órgão real, e a bombear um fluido com a mesma densidade e viscosidade do sangue humano.

O músculo interno é dilatado por ar pressurizado, permitindo a contracção e descontracção do órgão. O modelo consegue realizar 3 mil batidas, o que equivale a 45 minutos de vida num humano.

O teste em questão foi realizado para que os cientistas conseguissem avaliar a durabilidade do material utilizado – neste caso o silicone – no coração artificial.

De acordo com o Gizmodo, o objetivo do teste foi alcançado com sucesso, visto que foi possível concluir que o sistema construído por uma impressora 3D funciona a um nível fundamental, mesmo que não esteja pronto para ser usado por um humano.

Agora, os cientistas pretendem melhorar o trabalho para que o coração artificial possa ser utilizado por pacientes que estão à espera de um transplante cardíaco.

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …