Cientistas tentam explicar o luto do canguru que comoveu a Austrália

(dr) Evan Switzer

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru macho a embalar uma fêmea à beira da morte fez a semana passada a primeira página dos principais jornais da Austrália, e foi amplamente partilhada nas redes sociais.

Mas agora, um especialista diz que o aparente acto de tristeza ou compaixão do canguru não foi motivado por um sentimento de luto, mas sim por mero desejo sexual.

Segundo Mark Eldridge, investigador do Museu Australiano, o canguru macho estaria apenas a tentar erguer a fêmea para acasalar com ela.

Eldridge acrescenta que não há qualquer prova de que os cangurus “chorem pelos mortos”.

“A prova está ali, na própria imagem. Basta olhar atentamente para o aparelho genital do animal”, sugere Eldridge.

O investigador constata também que os antebraços do canguru parecem estar húmidos, um indício de que se teria lambido para evitar o sobre-aquecimento.

“Provavelmente, toda a situação é desconcertante e frustrante para o canguru, porque está com calor e incomodado”, explica Eldrigde à BBC.

Os cangurus não têm vínculos sociais – os machos estabelecem uma hierarquia entre si através de lutas, e o mais forte tem acesso às fêmeas em primeiro lugar.

Eldrigde acrescenta que a cria que aparece na imagem provavelmente não se apercebeu de que a mãe estava morta e talvez quisesse apenas ser amamentado.

(dr) Evan Switzer

-

Mas o especialista disse ser difícil saber se a cria sentiria tristeza pela morte da mãe.

“Há uma forte ligação entre a mãe e a cria, mas é difícil atribuir emoções a este tipo de situação”, diz Mark Eldridge.

“Há provas cada vez mais contundentes desse tipo de comportamento em mamíferos mais inteligentes, como macacos e elefantes, mas não há provas claras nos cangurus”.

Evan Switzer, o fotógrafo amador que captou as imagens, diz que a explicação de Eldridge “responde a algumas dúvidas”, conclui.

“Perguntava-me por que é que os braços do canguru estavam tão escuros e húmidos”, diz Switzer, que encontrou os cangurus quando dava um passeio com o seu cão.

Switzer conta que o macho tentou repetidamente erguer a fêmea com os braços, mas que ela acabou por ficar caída no chão.

As imagens causaram comoção e foram amplamente partilhadas nas redes sociais.

@PatrickWilliams / Twitter

O amante mais triste do reino animal, ou o pior padrasto da história dos marsupiais?

O jornal australiano Brisbane Courier Mail publicou a foto na primeira página da sua edição da última quinta-feira, com o título Tender-roo, um trocadilho entre as palavras tender (terno) e kangaroo.

Mas por muitas teorias que a comunidade científica possa apresentar para explicar o comportamento do infeliz canguru, ninguém conseguiu ficar indiferente às incríveis imagens do macho e da cria em torno da fêmea moribunda.

E, secretamente, todos nós achamos que o canguru chora de facto a morte da companheira, enquanto a embala nos últimos instantes antes de partir para o céu dos cangurus.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …