Cientistas tentam explicar o luto do canguru que comoveu a Austrália

(dr) Evan Switzer

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru macho a embalar uma fêmea à beira da morte fez a semana passada a primeira página dos principais jornais da Austrália, e foi amplamente partilhada nas redes sociais.

Mas agora, um especialista diz que o aparente acto de tristeza ou compaixão do canguru não foi motivado por um sentimento de luto, mas sim por mero desejo sexual.

Segundo Mark Eldridge, investigador do Museu Australiano, o canguru macho estaria apenas a tentar erguer a fêmea para acasalar com ela.

Eldridge acrescenta que não há qualquer prova de que os cangurus “chorem pelos mortos”.

“A prova está ali, na própria imagem. Basta olhar atentamente para o aparelho genital do animal”, sugere Eldridge.

O investigador constata também que os antebraços do canguru parecem estar húmidos, um indício de que se teria lambido para evitar o sobre-aquecimento.

“Provavelmente, toda a situação é desconcertante e frustrante para o canguru, porque está com calor e incomodado”, explica Eldrigde à BBC.

Os cangurus não têm vínculos sociais – os machos estabelecem uma hierarquia entre si através de lutas, e o mais forte tem acesso às fêmeas em primeiro lugar.

Eldrigde acrescenta que a cria que aparece na imagem provavelmente não se apercebeu de que a mãe estava morta e talvez quisesse apenas ser amamentado.

(dr) Evan Switzer

-

Mas o especialista disse ser difícil saber se a cria sentiria tristeza pela morte da mãe.

“Há uma forte ligação entre a mãe e a cria, mas é difícil atribuir emoções a este tipo de situação”, diz Mark Eldridge.

“Há provas cada vez mais contundentes desse tipo de comportamento em mamíferos mais inteligentes, como macacos e elefantes, mas não há provas claras nos cangurus”.

Evan Switzer, o fotógrafo amador que captou as imagens, diz que a explicação de Eldridge “responde a algumas dúvidas”, conclui.

“Perguntava-me por que é que os braços do canguru estavam tão escuros e húmidos”, diz Switzer, que encontrou os cangurus quando dava um passeio com o seu cão.

Switzer conta que o macho tentou repetidamente erguer a fêmea com os braços, mas que ela acabou por ficar caída no chão.

As imagens causaram comoção e foram amplamente partilhadas nas redes sociais.

@PatrickWilliams / Twitter

O amante mais triste do reino animal, ou o pior padrasto da história dos marsupiais?

O jornal australiano Brisbane Courier Mail publicou a foto na primeira página da sua edição da última quinta-feira, com o título Tender-roo, um trocadilho entre as palavras tender (terno) e kangaroo.

Mas por muitas teorias que a comunidade científica possa apresentar para explicar o comportamento do infeliz canguru, ninguém conseguiu ficar indiferente às incríveis imagens do macho e da cria em torno da fêmea moribunda.

E, secretamente, todos nós achamos que o canguru chora de facto a morte da companheira, enquanto a embala nos últimos instantes antes de partir para o céu dos cangurus.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …

Trump criticado após dizer que queda no desemprego é um "ótimo dia" para George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse esta sexta-feira que a queda inesperada do desemprego marca “um ótimo dia” para George Floyd, o afro-americano cuja morte às mãos da polícia desencadeou protestos em …

Depois de Trump, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ameaçou na sexta-feira retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), após acusar a entidade de atuar de forma "política", "partidária" e "ideológica" num momento de pandemia de covid-19. “Eu …