Cientistas “reiniciam” idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher de 114 anos para células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs).

Devido à sua saúde, os supercentenários parecem ser resistentes a doenças como Alzheimer, doenças cardíacas e cancro que ainda afetam os centenários. No entanto, não se sabe porque é que algumas pessoas chegam a ser supercentenárias e outras não.

Pela primeira vez, cientistas do Stanford Burnham Prebys e AgeX Therapeutics, uma empresa de biotecnologia, conseguiram reprogramar células de uma supercentenária para células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs).

“Decidimos responder a uma grande pergunta: conseguimos reprogramar células tão antigas?”, explicou Evan Y. Snyder, professor e diretor do Centro de Células Estaminais e Medicina Regenerativa da Sanford Burnham Prebys, em comunicado. “Agora mostramos que isto pode ser feito e temos uma ferramenta valiosa para encontrar os genes e outros fatores que retardam o processo de envelhecimento”.

No estudo, os cientistas reprogramaram células sanguíneas de três pessoas diferentes – a mulher de 114 anos, um indivíduo saudável de 43 anos e uma criança de oito anos com progéria, uma condição que causa envelhecimento rápido – para iPSCs. Essas células foram transformadas em células estaminais mesenquimais, um tipo de célula que ajuda a manter e reparar os tecidos estruturais do corpo – osso, cartilagem e gordura.

De acordo com o estudo publicado em fevereiro na revista científica Biochemical e Biophysical Research Communications, os investigadores descobriram que as células supercentenárias transformam-se tão facilmente como as células das amostras saudáveis ​​e de progéria.

Os telómeros – tampas protetoras de ADN que diminuem à medida que envelhecemos – também foram redefinidos. Surpreendentemente, até os telómeros dos iPSCs supercentenários foram redefinidos para níveis juvenis, passando de 114 anos para os 0.

No entanto, a redefinição de telómeros em iPSCs supercentenárias ocorreu com menos frequência em comparação com outras amostras – indicando que o envelhecimento extremo pode ter alguns efeitos duradouros que precisam de ser superados para uma redefinição mais eficiente do envelhecimento celular.

Agora que os cientistas superaram um obstáculo tecnológico essencial, podem começar estudos para determinar o “segredo” dos supercentenários. Por exemplo, a comparação de células musculares derivadas de iPSCs saudáveis, iPSCs supercentenárias e iPSCs de progéria revelaria genes ou processos moleculares exclusivos dos supercentenários. Assim, poderiam ser desenvolvidos medicamentos que impeçam esses processos únicos ou imitam os padrões observados nas células supercentenárias.

“Porque é que os supercentenários envelhecem tão lentamente?”, disse Snyder. “Agora, estamos prontos para responder a essa pergunta de uma forma que ninguém foi capaz anteriormente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …