/

Cientistas “reiniciam” idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher de 114 anos para células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs).

Devido à sua saúde, os supercentenários parecem ser resistentes a doenças como Alzheimer, doenças cardíacas e cancro que ainda afetam os centenários. No entanto, não se sabe porque é que algumas pessoas chegam a ser supercentenárias e outras não.

Pela primeira vez, cientistas do Stanford Burnham Prebys e AgeX Therapeutics, uma empresa de biotecnologia, conseguiram reprogramar células de uma supercentenária para células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs).

“Decidimos responder a uma grande pergunta: conseguimos reprogramar células tão antigas?”, explicou Evan Y. Snyder, professor e diretor do Centro de Células Estaminais e Medicina Regenerativa da Sanford Burnham Prebys, em comunicado. “Agora mostramos que isto pode ser feito e temos uma ferramenta valiosa para encontrar os genes e outros fatores que retardam o processo de envelhecimento”.

No estudo, os cientistas reprogramaram células sanguíneas de três pessoas diferentes – a mulher de 114 anos, um indivíduo saudável de 43 anos e uma criança de oito anos com progéria, uma condição que causa envelhecimento rápido – para iPSCs. Essas células foram transformadas em células estaminais mesenquimais, um tipo de célula que ajuda a manter e reparar os tecidos estruturais do corpo – osso, cartilagem e gordura.

De acordo com o estudo publicado em fevereiro na revista científica Biochemical e Biophysical Research Communications, os investigadores descobriram que as células supercentenárias transformam-se tão facilmente como as células das amostras saudáveis ​​e de progéria.

Os telómeros – tampas protetoras de ADN que diminuem à medida que envelhecemos – também foram redefinidos. Surpreendentemente, até os telómeros dos iPSCs supercentenários foram redefinidos para níveis juvenis, passando de 114 anos para os 0.

No entanto, a redefinição de telómeros em iPSCs supercentenárias ocorreu com menos frequência em comparação com outras amostras – indicando que o envelhecimento extremo pode ter alguns efeitos duradouros que precisam de ser superados para uma redefinição mais eficiente do envelhecimento celular.

Agora que os cientistas superaram um obstáculo tecnológico essencial, podem começar estudos para determinar o “segredo” dos supercentenários. Por exemplo, a comparação de células musculares derivadas de iPSCs saudáveis, iPSCs supercentenárias e iPSCs de progéria revelaria genes ou processos moleculares exclusivos dos supercentenários. Assim, poderiam ser desenvolvidos medicamentos que impeçam esses processos únicos ou imitam os padrões observados nas células supercentenárias.

“Porque é que os supercentenários envelhecem tão lentamente?”, disse Snyder. “Agora, estamos prontos para responder a essa pergunta de uma forma que ninguém foi capaz anteriormente”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.