Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue.

Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, no Japão, partilhou as suas conclusões num estudo publicado em outubro na revista especializada Proceedings od the National Academy of Sciences.

Segundo os cientistas, em milhares de amostras correspondentes a sete supercentenários japoneses, foi registado um excesso de linfócitos T citotóxicos (CD4). Enquanto isso, num pequeno grupo de controlo mais jovem (entre 50 e 89 anos), as proporções entre os diferentes tipos de células T eram balanceadas, sem essa variação.

Além disso, o sequenciamento de recetores nos linfócitos T CD4 de dois pacientes acima de 110 anos revelou que “se acumulavam através de uma expansão clónica maciça”. Os clonótipos mais frequentes representaram até 35% da população total dessas células específicas.

“Acreditamos que esta classe de células, que é relativamente incomum na maioria das pessoas, incluindo jovens, é útil no combate a tumores estabelecidos e pode ser importante para a vigilância imunológica”, disse um dos autores do estudo e vice-diretor da Riken, Piero Carninci, em comunicado, divulgado pelo EurekAlert.

De acordo com a equipa de investigação, as pessoas com uma vida mais longa no Japão tinham evitado as doenças mais sérias durante a maior parte das suas vidas.

Para o investigador, a descoberta melhora a compreensão de “como as pessoas que vivem vidas muito longas se conseguem proteger de doenças como infeções e cancro”.

As pessoas que vivem mais de 110 anos são raras, mesmo no Japão, onde a longevidade é comum e a expetativa de vida alcançou mais de 81 anos para homens e mais de 87 anos para mulheres em 2018, segundo estatísticas do governo. Os censos do Japão em 2015 constataram que havia 61.763 pessoas com 100 anos ou mais no país naquele ano, mas apenas 146 com 110 anos ou mais.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Enfim…Ou fazem-se de parvos ou não lhes interessa nada dizer que o segredo está na boa nutrição, sempre!!! Manter o corpo sem inflamação, pois é esta a principal culpada de muitas doenças que afligem a sociedade moderna. Vejam alimentos que mantêm o corpo sem inflamação, o açafrão (aliado à pimenta preta sempre!) é um dos mais poderosos anti inflamatórios que existe na Natureza!!!

      • LOL Sim,dê forte, que eu também dou!
        Mas, se lhe parece pouco científico, porque não pesquisa você mesmo?
        Aliás, não tome as minhas palavras cegamente.
        Se ficou intrigado com o que eu disse, procure você sobre os alimentos anti inflamatórios mais potentes na Natureza. O que não faltam por aí são estudos científicos sobre o açafrão (pesquise em inglês turmeric , curcumin).
        Só tento passar informação para que as pessoas tenham uma vida melhor!

        • Já tinha ouvido falar das potencialidades do açafrão. E curiosamente, a primeira vez que ouvi isto, foi no Canadá e já lá vão muitos muitos anos. Vou “dar” no açafrão 🙂

        • Deixe-se de patetices. Tambem toma o cogumelo do tempo ?

          “procure voce sobre os alimentos anti-inflamatorios”… está a falar da internet nao é ? boa sorte

            • Eu tomo todos os dias cinco drogas da farmácia e como de tudo e isto só pela manhã porque de tarde e à noite triplico a dose do sr. dr. prof. arquiteto me receitou. Com muita sorte chego aos 30 anos.

            • Mais nada. Eu faço tudo aquilo que tu fazes mas sempre acompanhado de um garrafão de 5 litros de vinho tinto. Não sei se chegarei aos 20 quanto mais aos 30!

      • Aconselho vivamente que pesquise no Google sobre o açafrão uma raiz parecida com o gengibre mas de coloração amarela. Vai se surpreender acredite.

    • desconheço essas propriedades dos mencionados mas sei que o alho é excelente com as gastroenterites diarréias e problemas circulatórios … e recomendo

    • Exactamente… nutrição, sem grande stress e sem toxinas a monte como temos hoje.
      O resto são balelas.
      O trabalho do David Sinclair é também excelente.

  2. O Açafrão-da-índia e ao que parece em conjunto com a pimenta negra são verdadeiros condimentos milagrosos da Natureza. Os indianos, chineses e os russos sabem-no há milhares de anos. A ciência um dia também chega lá, um dia.

  3. Se acompanharmos os comentários e acreditarmos neles, Portugal está repleto de cientistas. Já agora, informem-se com um agricultor da região de Viseu que decidiu emigrar do Porto para a região de Viseu, precisamente para cultivar açafrão; se estes cientistas que abundam em Portugal já descobriram o maná do açafrão, sugeria que depois de se informarem sobre como se deve proceder para cultivar açafrão, metam mãos à obra pois a população mundial vai aumentar e todas as pessoas ao terem o desejo de longevidade elevada, o negócio é garantido. Aviso só que a colheita e extração do pólen dos estigmas das flores Crocus sativus L., que dão origem ao açafrão requer muita mão-de-obra. Então força meus amigos comentaristas, vamos a decidir deixar de residir no litoral, especialmente nas grandes metrópoles e ir para o interior de Portugal onde há muitos terrenos aptos para o cultivo de Crocus sativus e passaremos a ser um grande produtor de açafrão, produto com elevadíssimo preço nos mercados(não confundir açafrão com o que se extrai das raízes da planta Curcuma longa, conhecido também como curcuma, açafrão-da-índia, açafroa, da qual, sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária.
    Esta notícia é muito interessante quando quem investigou essa faixa da população japonesa com muita longevidade, constatou que linfócitos T CD4 “se acumulavam através de uma expansão clónica maciça”, presentes nessas pessoas. Esta constatação é muito útil para a imunologia, uma das áreas da medicina que prevejo ir ser das mais estudadas e depois aplicadas.

  4. A minha avó faleceu com 101 anos de idade e viveu sozinha até aos 97. Vivi com ela alguns anos. Nasceu no sec XIX imigrou para o Brasil ,e depois para Portugal. Teve uma vida cheia, passou muita fome e depois , apesar de abastada manteve uma dieta regrada, uma vida de simplicidade e regras quase militar. Era pequenina de tamanho. A dieta era sobretudo à base de peixe, muito peixe, legumes e a fruta por excelencia era a macã. Também comia rabanetes e frutos secos. Bebia o seu dedal de vinho que gostava muito. Nunca comeu especiarias nem todos esses produtos que agora anunciam aí…. peixe, legumes e fruta. Mas o que acho mesmo é que a longevidade está na constituição, na composição do sangue. E isso é só de alguns.

    • Sim sr., sal grosso é do melhor para acabar com a vida mais rápido! O problema é que acaba com a propria vida e com a vida dos que lhe sao proximos…

  5. Sim sr., sal grosso é do melhor para acabar com a vida mais rápido! O problema é que acaba com a propria vida e com a vida dos que lhe sao proximos…

  6. Bom, a longevidade é estudada em várias partes do planeta chamadas as bluezones
    Essencialmente uma parte do Japão ; Okinawa, certas partes da Índia, certas partes da China, etc
    Mas o mais importante é a ausência de stress
    Creio que o que mata mais na nossa sociedade é o stress

  7. A Longevidade só é boa quando se é feliz e realizado. Por isso comam muitas especiarias ,malaguetas, cogumelos bravos e pontas de silvas acompanhadas com farelo. Garanto que se casarão aí umas 5 vezes até morrer.

  8. Tanto comentário e não dizem nada de jeito…
    Metam, de uma vez por todas, nas vossas cabeças ocas que o segredo para viver até aos 100 anos….ou mais….é pura e simplesmente um…NÃO MORRER ANTES 😉

RESPONDER

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …