Cientistas regeneram pela primeira vez dedos amputados em cobaias

A medicina regenerativa começa a tornar-se mais palpável. Pela primeira vez, uma equipa de cientistas conseguiu regenerar parcialmente dedos amputados em cobaias. O segredo da regeneração pode estar guardado num par de proteínas. 

Numa nova experiência levada a cabo em ratos de laboratório, os cientistas concluíram que o tratamento de ferimentos de amputação em cobaias recém-nascidas com a proteína BMP2 estimula a ossificação endocondral (o desenvolvimento do esqueleto em fetos) para conseguir regenerar o osso afetado.

Logo em seguida, e tal como é descrito num novo artigo esta semana publicado na revista especializada Nature Communications, perceberam que uma outra proteína, a BMP9, estimula a renegação da articulação sinovial, que se junta ao osso do membro amputado.

Segundo os autores, o uso de ambas as proteínas foi efetivo na regeneração do osso e das articulações. Os cientistas sustentam ainda que os resultados obtidos mostram que é possível usar o tratamento para obter uma resposta regenerativa a uma ferida de amputação. “As estruturas regeneradas incluem um elemento esquelético alinhado com a cartilagem articular e demonstramos que esta resposta requer o gene Prg4“, afirmaram.

Apesar de o procedimento experimental não ter conseguido levar a cabo uma regeneração completa dos dedos das cobaias, os cientistas mostram-se otimistas e espera que o tratamento em causa possa, no futuro, vir a ajudar a recuperar membros amputados em humanos, uma vez que a estrutura do esqueleto humano é semelhante à de um rato.

Um dos autores do estudo, Ken Muneoka, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, disse em declarações à New Scientist que a experiência mostra que as células dos mamíferos sabem como e o que regenerar. “[Os mamíferos] podem fazê-lo, mas não o fazem e, por isso, temos de descobrir o que os está a limitar”, concluiu Muneoka.

A regeneração humana continua a ser um “sonho” da comunidade científica e médica, que procura replicar os processos regenerativos de alguns animais, como é o caso do axolote, considerada uma “super-salamandra” devido às suas capacidades quase sobrenaturais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …

Portugal entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar durante pandemia

Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%. Segundo o estudo …