Que horas são na Lua? Cientistas querem fuso horário especial — e não é por acaso

Com a exploração espacial no seu pico e várias missões lunares à vista, os cientistas da ESA pedem que se crie um fuso horário especial para a Lua.

Este mês marca 50 anos desde o lançamento de “The Dark Side of the Moon”. O oitavo álbum de estúdio dos Pink Floyd levou a banda ao estrelato com singles como “Money” e “The Great Gig in the Sky”. No entanto, a Lua é agora protagonista por outras razões — talvez mais prementes.

Uma nova era de exploração lunar aproxima-se, com dezenas de missões lunares planeadas para a próxima década. A presença fixa do Homem na Lua nunca esteve tão perto e os cientistas podem ter um problema em mãos.

A duração de um dia na Terra está profundamente enraizada na nossa sensação de tempo. No nosso satélite natural, as coisas são mais complicadas. A Agência Espacial Europeia (ESA) acha que devemos clarificar isso antes que as futuras bases lunares tenham problemas com um relógio que não atende às suas necessidades.

Atualmente recorre-se ao chamado Tempo Universal Coordenado (TUC), que é o mesmo em todo o Universo. Portanto, o TUC na Lua é o mesmo que o TUC na Terra.

Até agora, este sistema serviu perfeitamente. As atuais missões lunares operam nos fusos horários da sua base. Isto funcionou porque ninguém ficou muito tempo e as missões não interagiram.

No entanto, isto pode mudar num futuro bastante próximo. Assim que haja várias bases na Lua, cada uma com dia e noite em momentos diferentes, as coisas vão ficar mais complicadas.

Esta semana, a ESA disse que as organizações espaciais em todo o mundo estão a considerar a melhor forma de organizar o tempo na Lua.

A ideia surgiu durante uma reunião nos Países Baixos, no final do ano passado, com os participantes a concordarem com a necessidade urgente de estabelecer “um tempo de referência lunar comum”, disse Pietro Giordano, engenheiro de sistema de navegação da agência espacial, num comunicado da ESA.

“Será um grande desafio”, disse Bernhard Hufenbach, da ESA em comunicado citado pela Associated Press. “Mas tendo estabelecido um sistema de tempo de trabalho para a Lua, podemos fazer o mesmo para outros destinos planetários”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.