Cientistas podem ter descoberto um quarto tipo de combustível humano

Os cientistas podem ter encontrado um quarto tipo de “combustível” para dar energia ao nosso corpo, além de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

A cetona é uma fonte de beta-hidroxibutirato, uma das substâncias que o corpo produz naturalmente quando está em jejum ou esfomeado. Alguns estudos descobriram que ingerir a substância diretamente fornece uma explosão de energia.

Isso pode ter ajudado os nossos antepassados a sobreviver a longos períodos sem encontrar alimento. Hoje em dia, se ingerida antes de uma refeição com alto teor de hidratos de carbono, a cetona parece manter os níveis de glicose do corpo controlados, o que é uma excelente vantagem.

Já há uma companhia a explorar comercialmente uma bebida feita de cetona. Aparentemente, o sabor é horroroso. No entanto, a empresa – HVMN – está convencida de que pode ter muitos benefícios para a nossa saúde.

“Não é gordura, não é proteína, não são hidratos de carbono, mas o corpo obtém combustível na mesma”, disse Geoffrey Woo, cofundador e CEO da HVMN, ao Business Insider.

A maior vantagem é que a cetona pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue. Este efeito, além de nos manter saudáveis, pode nos ajudar a controlar o peso e até oferecer um impulso energético a atletas.

Num artigo publicado na semana passada na revista Journal of Physiology, Jonathan Little, professor da Universidade da Colúmbia Britânica e a sua equipa descobriram que uma bebida de cetona pode realmente reduzir os níveis de glicose no organismo.

20 homens e mulheres saudáveis entre os 18 e os 35 anos foram acompanhados ao longo de duas manhãs para ver como o consumo de cetona afetava os níveis de açúcar no sangue. Os participantes jejuaram durante a noite nos dois dias em que decorreu o estudo. Na manhã seguinte, metade do grupo bebeu cetona, e a outra metade tomou um placebo.

Trinta minutos depois, os cientistas fizeram com que todos consumissem uma bebida açucarada para ver como a ingestão de cetona afetava os níveis de açúcar no sangue. Na segunda manhã, os grupos trocaram – metade recebeu cetona enquanto a outra metade recebeu o placebo.

O estudo mostrou diferenças marcantes entre os voluntários que beberam a cetona e que beberam o placebo. Em vez de aumentar como esperado, os níveis de açúcar no sangue dos bebedores de cetona permaneceram relativamente baixos.

Em pessoas com diabetes, o alto nível de açúcar no sangue pode ser perigoso e até mortal. O estudo foi realizado em jovens saudáveis, mas se as mesmas respostas forem observadas em pessoas com diabetes tipo 2, a bebida poderia ser usada para melhorar a saúde metabólica. Esse é, inclusive, o próximo passo dos estudos financiados pela HVMN.

As descobertas também têm implicações importantes para pessoas sem diabetes. O controlo glicémico, ou seja, manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, é importante de uma forma geral.

Quando comemos uma refeição equilibrada, rica em proteínas, gorduras, fibras e carboidratos, os níveis de açúcar no sangue permanecem relativamente estáveis. Mas quando exageramos em hidratos de carbono sem proteínas ou outros nutrientes, os níveis de glicose variam muito. Isso pode nos deixar com fome, cansados e a desejar mais açúcar – o que potencialmente pode levar ao aumento de peso.

Manter os níveis de açúcar no sangue constantes evita esses sintomas e pode desempenhar um papel fundamental na saúde geral.

A bebida da HVMN também foi projetada para os atletas. Em estudos com ciclistas de elite, investigadores da Universidade de Oxford descobriram que a combinação da Ketone com um alimento de alto teor de hidratos de carbono, como uma barra de granola, levou a um melhor desempenho atlético.

Por exemplo, num artigo de 2016, os cientistas explicaram que os atletas que beberam cetona foram uma média de 400 metros mais longe do que daqueles que obtiveram energia apenas através de hidratos de carbono ou gorduras.

Kieran Clarke, professor de bioquímica fisiológica da Universidade de Oxford, lidera uma nova pesquisa para traduzir esses resultados em melhor desempenho atlético através da Ketone.

Uma das coisas mais curiosas do estudo foi que os atletas que se superaram nem sequer perceberam a vantagem.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É isto e apregoarem que as gorduras animais e de côco são maléficas!…
    Enfim… como de tudo um pouco, equilíbrio em tudo na vida.
    Até água, se bebida em excesso , pode matar.

RESPONDER

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …