Cientistas encontram a música perfeita para acalmar gatos

Levar o seu gato ao veterinário pode ser uma experiência stressante – tanto para o dono como para o animal. No entanto, um novo estudo mostrou que há uma música perfeita para o acalmar.

A utilização de música tem tornado-se cada vez mais popular na medicina humana, com estudos a mostrar que há uma leque de benefícios, desde melhorar a função motora e cognitiva em pacientes com AVC até reduzir a ansiedade associada a exames médicos, procedimentos de diagnóstico e cirurgia.

Os benefícios da música também estão a ser investigados em gatos e outros animais. Estudos anteriores indicaram que os gatos sob anestesia geral permanecem fisiologicamente sensíveis à música. Além disso, os animais parecem estar num estado mais relaxado quando ouvem música clássica, em comparação com o pop e o heavy metal.

Num estudo mais recente, publicado este mês na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery, investigadores da Louisiana State University, nos Estados Unidos, exploraram os efeitos calmantes de uma música composta especificamente para gatos.

As peças musicais consideradas agradáveis ao ouvido humano geralmente têm uma batida semelhante à frequência de pulso em repouso humano e contêm frequências do alcance vocal humano. Esse princípio foi estendido à música específica para gatos, composta de linhas baseadas em vocalizações felinas, como sons de ronronar e amamentar, e frequências semelhantes à faixa vocal felina, que é duas oitavas mais alta do que para os humanos.

De acordo com um comunicado divulgado pelo EurekAlert, para avaliar os efeitos da música específica para gatos, 20 gatos de estimação ouviram 20 minutos desta música para gatos, 20 minutos de música clássica ou não ouviram nenhuma música em ordem aleatória em cada um dos três exames físicos na clínica veterinária, com duas semanas de intervalo.

A contagem de stress dos gatos foi feita com base no comportamento e postura corporal e nas reações dos gatos e foi atribuída a partir de gravações em vídeo dos exames. A proporção de neutrófilos e linfócitos em amostras de sangue também foi medida para procurar uma resposta fisiológica ao stresse.

O estudo constatou que os gatos pareciam estar menos stressados durante o exame quando ouviam a música específica do gato, em comparação com a música clássica e o silêncio.

Por outro lado, esse efeito não se refletiu na proporção neutrófilos e linfócitos. Os investigadores sugerem que 20 minutos podem não ter sido suficientemente longos para permitir que a música afetasse essa medida.

Ao diminuir os níveis de stress, os cientistas concluem que a música específica para gatos pode não apenas ter benefícios em termos de bem-estar do gato. Os seus donos podem sentri-se seguros de que o seu gato terá uma visita mais confortável e a equipa veterinária poderá avaliar os seus pacientes felinos com mais precisão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …