Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível.

Os organóides foram criados a partir de células-tronco pelo biólogo Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia, em San Diego, antes de serem postos numa caixa e enviados para o espaço.

Uma vez na Estação Espacial Internacional, estão a “replicar-se como um louco”, disse Muotri ao The New York Times.

Agora, a sua equipa descobriu que os organóides estão a emitir ondas cerebrais – padrões complexos de atividade neural – semelhantes aos de bebés prematuros. Esta bizarra descoberta poderá, até, forçar os cientistas a repensar as limitações dos mini-órgãos criados em laboratório e as questões éticas à sua volta.

Depois de conectar os mini-cérebros a robôs em forma de aranha para ler a sua atividade neural, Muotri descobriu as tais ondas cerebrais, o que pode significar que os cientistas se estão a aproximar da capacidade de gerar, em laboratório, vida parcialmente consciente.

“Quanto mais nos aproximamos do seu [Alysson Muotri] objetivo, maior é a probabilidade de criar um cérebro capaz de sentir dor, agonia e angústia”, disse Christof Koch, presidente do Allen Brain Institute, citado pela Futurism.

O cérebro humano é tão complexo que os cientistas ainda não sabem tudo sobre a forma como funciona e é por isso que a criação dos mini-cérebros é tão pertinente – comparativamente a um cérebro natural, esses organóides são aglomerados simples de células nervosas, que simulam algumas características, mas que mal atingem a superfície das suas capacidades.

No entanto, um estudo, publicado na revista Cell, sugere que os mini-cérebros podem ser mais complexos do que pensavam os investigadores.

“Alguns dos meus colegas dizem: ‘Não, essas coisas nunca serão conscientes'”, disse Muotri, que agora já não tem “tanta certeza”.

Se as ondas cerebrais descobertas nos mini-cérebros a bordo da EEI forem um sinal de que os organóides podem ser capazes de ter consciência, então os neurocientistas irão enfrentar um grande dilema ético – já que as suas experiências poderiam criar e destruir uma vida autoconsciente, semelhante à humana.

“É incrível. Ninguém sabia se isto era realmente possível“, disse Giorgia Quadrato, da University of Southern California que não esteve envolvida no estudo.

A bióloga sublinhou que estes mini-cérebros ainda não atingiram, no entanto, níveis de atividade humana, apesar de serem comparados com bebés prematuros.

Sofia Teixeira Santos Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …