Cientistas ligaram cérebro humano à Internet pela primeira vez

Pela primeira vez, investigadores da Universidade Wits, em Joanesburgo, na África do Sul, ligaram um cérebro humano diretamente à Internet em tempo real.

A equipa de cientistas realizou um grande avanço no campo da engenharia biomédica. O projeto foi apelidado de “Brainternet” e essencialmente transforma o cérebro numa “Internet das Coisas” (uma rede de objetos físicos conectados), dentro da World Wide Web.

O projeto funciona através de sinais de eletroencefalografia (EEG) de ondas cerebrais reunidos por um dispositivo ligado à cabeça do utilizador, lê-se no comunicado publicado no Medical Express.

Os sinais são então transmitidos para um computador Raspberry Pi de baixo custo, que os comunica para um interface de aplicações, exibindo-os num site aberto onde qualquer pessoa pode visualizar esta atividade.

“O Brainternet é uma nova fronteira nos sistemas de interface cérebro-computador. Existe uma falta de dados facilmente compreensíveis sobre como o cérebro humano funciona e processa informações”, explica Adam Pantanowitz, professor na Escola de Engenharia da Informação e Elétrica da Universidade Wits e supervisor do projeto.

“O Brainternet procura simplificar a compreensão de uma pessoa sobre o seu próprio cérebro e dos cérebros dos outros. O projeto faz isso através da monitorização contínua da atividade cerebral, além de possibilitar alguma interatividade”, acrescenta.

Aplicações

O investigador diz que este é apenas o início das várias possibilidades do projeto. Os próximos passos do estudo são permitir uma experiência mais interativa entre o utilizador e o seu cérebro.

Algumas dessas funcionalidades já foram incorporadas no site, mas as opções ainda são limitadas ao estímulo como, por exemplo, o movimento do braço.

“O Brainternet pode ser melhorado ainda mais para classificar informações através de uma aplicação de smartphone que irá fornecer dados a um algoritmo de aprendizagem. No futuro, poderá haver informações transferidas nas duas direções – entradas e saídas”.

Além das aplicações na aprendizagem de máquinas e em interfaces cérebro-computador, como o “Neural Lace” de Elon Musk ou o “Kernel” de Bryan Johnson, os dados recolhidos neste projeto podem levar a uma melhor compreensão de como as nossas mentes funcionam e de como podemos aproveitar esse conhecimento para aumentar o nosso poder cerebral.

Avatar ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …