Cientistas ligaram cérebro humano à Internet pela primeira vez

Pela primeira vez, investigadores da Universidade Wits, em Joanesburgo, na África do Sul, ligaram um cérebro humano diretamente à Internet em tempo real.

A equipa de cientistas realizou um grande avanço no campo da engenharia biomédica. O projeto foi apelidado de “Brainternet” e essencialmente transforma o cérebro numa “Internet das Coisas” (uma rede de objetos físicos conectados), dentro da World Wide Web.

O projeto funciona através de sinais de eletroencefalografia (EEG) de ondas cerebrais reunidos por um dispositivo ligado à cabeça do utilizador, lê-se no comunicado publicado no Medical Express.

Os sinais são então transmitidos para um computador Raspberry Pi de baixo custo, que os comunica para um interface de aplicações, exibindo-os num site aberto onde qualquer pessoa pode visualizar esta atividade.

“O Brainternet é uma nova fronteira nos sistemas de interface cérebro-computador. Existe uma falta de dados facilmente compreensíveis sobre como o cérebro humano funciona e processa informações”, explica Adam Pantanowitz, professor na Escola de Engenharia da Informação e Elétrica da Universidade Wits e supervisor do projeto.

“O Brainternet procura simplificar a compreensão de uma pessoa sobre o seu próprio cérebro e dos cérebros dos outros. O projeto faz isso através da monitorização contínua da atividade cerebral, além de possibilitar alguma interatividade”, acrescenta.

Aplicações

O investigador diz que este é apenas o início das várias possibilidades do projeto. Os próximos passos do estudo são permitir uma experiência mais interativa entre o utilizador e o seu cérebro.

Algumas dessas funcionalidades já foram incorporadas no site, mas as opções ainda são limitadas ao estímulo como, por exemplo, o movimento do braço.

“O Brainternet pode ser melhorado ainda mais para classificar informações através de uma aplicação de smartphone que irá fornecer dados a um algoritmo de aprendizagem. No futuro, poderá haver informações transferidas nas duas direções – entradas e saídas”.

Além das aplicações na aprendizagem de máquinas e em interfaces cérebro-computador, como o “Neural Lace” de Elon Musk ou o “Kernel” de Bryan Johnson, os dados recolhidos neste projeto podem levar a uma melhor compreensão de como as nossas mentes funcionam e de como podemos aproveitar esse conhecimento para aumentar o nosso poder cerebral.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …