Cientistas japoneses criaram o gelado que não derrete

Uma equipa de cientistas japoneses criou um tipo de gelado que nunca derrete, aproveitando uma descoberta feita acidentalmente por um chef.

A maioria dos gelados começa a derreter momentos depois de ter sido servida. Por isso, as pessoas têm o hábito de comê-los rapidamente. Mas este novo gelado pode ser saboreado tranquilamente durante horas.

E foi fruto de um engano, surgindo depois de um chef do Japão ter sido convidado para encontrar uma maneira de usar morangos cultivados, em áreas afectadas pelo terramoto e tsunami de 2011. Como as frutas não cresciam de forma normal, os consumidores não queriam comprá-las.

O chef tentou usar os morangos de várias maneiras, mas, a dado momento, queixou-se de que faziam com que o creme solidificasse.

Curiosa com aquele facto, uma equipa de cientistas da Universidade de Kanazawa, no Japão, decidiu estudar os morangos, concluindo que um composto chamado polifenol é o responsável pela solidificação do creme.

Polifenol

O polifenol é um extracto que dificulta a separação entre a água e o óleo, o que ocorre no gelado habitual. Os cientistas tentaram misturar esta substância com o gelado e descobriram que isso evitava que derretesse.

Como o extracto é completamente natural, não exige uma inspecção de saúde para ser utilizado. Assim, rapidamente foi disponibilizado aos donos de lojas locais que, com todo o prazer, começaram a vender gelados que não derretem com formas criativas.

Diversão

Alguns clientes chegam a comprar os gelados e ficam a segurá-los, por muitos minutos, à luz solar directa para ver se derretem.

Já outros recorrem até a secadores de cabelo e a outros tipos de aquecedores para testar a sua resistência, comparando o resultado com aquilo que acontece aos gelados normais.

Ao que tudo indica, estes gelados mantêm a sua forma, durante várias horas, em climas quentes, preservando também o gosto gelado na boca. Por ser um produto novo, não está claro se vai migrar para outros países. Actualmente, é vendido apenas no Japão.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos EUA já existem gelados que não derretem há imenso tempo,podem ver no youtube, é nojento mesmo, mas com a diferença do tipo de substância utlizada, presumo que os polifenóis naturais não sejam nocivos, a não ser que estejam cheios de radiação de Fukushima…

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …