/

Cientistas já sabem o que eram as “Montanhas de Fogo” da Lua

(dr) David R. Scott / NASA

O astronauta Jim Irwin, piloto da missão Apollo 15, junto a um rover lunar

O astronauta Jim Irwin, piloto da missão Apollo 15, junto a um rover lunar

As “montanhas de fogo” que apareciam em erupção na superfície da Lua, semelhantes às que ocorrem na Islândia, eram muito provavelmente alimentadas por monóxido de carbono, revela um novo estudo divulgado esta semana.

Uma equipa de investigadores franceses e norte-americanos aplicou novas técnicas de análise fisico-química às pedras vulcânicas trazidas da Lua nos anos 70 pelos astronautas das missões Apollo 15 e Apollo 17.

Da nova análise às pedras lunares resulta a conclusão, segundo o estudo publicado esta segunda-feira na Nature Geoscience, de que as misteriosas “montanhas de fogo” da Lua eram provocadas por enormes quantidades de monóxido de carbono em erupção.

” As pedras vulcânicas trazidas da Lua parecem ser resultantes de erupções vulcânicas nas quais um jacto de lava é expelido do subsolo lunar através de um canal de ventilação”, diz Bruno Scaillet, investigador da Université d’Orléans, em França, e principal autor do estudo, citado pela Discovery News.

“O processo é algo parecido com agitarmos uma lata de refrigerante gasoso, e a seguir tirar a tampa”, acrescenta Scaillet.

howardignatius / Flickr

Vapor de água em erupção, a 70 m de altura, num geyser no sudoeste da islândia

O vapor de água em erupção eleva-se a 70 m de altura num geyser no sudoeste da islândia

Na Terra, o gás que propulsiona as “montanhas de fogo” de locais como a Islândia ou o Havai é normalmente dióxido de carbono ou vapor de água.

As novas análises permitiram detectar a presença de quantidades assinaláveis de monóxido de carbono nas pedras lunares.

O estudo mostrou ainda que as pedras lunares apresentam concentrações de carbono e água que decrescenm em direcção ao seu núcleo.

Este é um indicador de que as pedras passaram por desgaseificação, um processo físico da liberação lenta de gases presos em materiais congelados, absorventes ou adsorventes.

“Sempre se pensou que as montanhas de fogo da Lua pudessem ser hidrogénio, ou monóxido de carbono, em vez de CO2”, explica o Bruno Scaillet, “mas agora temos a prova de que é o monóxido de carbono”.

Um pequeno passo para o cientista, mais um saltinho para a Ciência.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.