Que idade tem Ryugu? Cientistas atiraram-lhe uma bomba para descobrir

Akademy / Flickr

Asteróide Ryugu numa imagem capturada pela nave espacial japonesa Hayabusa2

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, atingiu o asteróide Ryugu como uma “bala de canhão de cobre” do tamanho de uma bola de ténis para determinar a sua idade e analisar a sua composição química.

Esta “bomba”, apelidada de Small Carry-on Impactor (SCI), foi lançada pela nave espacial japonesa Hayabusa2, criando uma cratera de quase dez metros de largura na superfície deste asteróide que orbita entre a Terra e Marte, conta a agência Europa Press.

Além da cratera produzida, o impacto fez ainda com que uma coluna de materiais deste corpo espacial fosse libertada e capturada pelas câmaras da nave espacial em detalhe.

Os resultados do procedimento experimental, entretanto publicados na revista científica Science, sugerem que a superfície do asteróide tem cerca de 8,9 milhões de anos, longe dos 158 milhões de anos determinados por outras investigações anteriores.

Apesar de o asteróide Ryugu ser composto por materiais com até 4,6 mil milhões de anos, este corpo pode ter-se fundido com restos de outros asteróides despedaçados há apenas 10 milhões de anos, explicou Masahiko Arakawa, autor principal do estudo, dando conta que esta situação poder explicar a idade mais “jovem” da sua superfície.

Os cientistas sugerem ainda que a superfície de Ryugu é composta por um material livre de coesão, semelhante a grãos de areia.

A nave espacial Hayabusa-2 foi lançada ao espaço no início de dezembro de 2014 para estudar, recolher e enviar amostras do asteróide Ryugu.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Essas intervenções, de alto impacto, não altera a órbita do asteroide? Afinal, essa não seria uma das ideias caso algum deles ameaçasse o planeta? Falem sobre isso.

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …