/

Que idade tem Ryugu? Cientistas atiraram-lhe uma bomba para descobrir

4

Akademy / Flickr

Asteróide Ryugu numa imagem capturada pela nave espacial japonesa Hayabusa2

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, atingiu o asteróide Ryugu como uma “bala de canhão de cobre” do tamanho de uma bola de ténis para determinar a sua idade e analisar a sua composição química.

Esta “bomba”, apelidada de Small Carry-on Impactor (SCI), foi lançada pela nave espacial japonesa Hayabusa2, criando uma cratera de quase dez metros de largura na superfície deste asteróide que orbita entre a Terra e Marte, conta a agência Europa Press.

Além da cratera produzida, o impacto fez ainda com que uma coluna de materiais deste corpo espacial fosse libertada e capturada pelas câmaras da nave espacial em detalhe.

Os resultados do procedimento experimental, entretanto publicados na revista científica Science, sugerem que a superfície do asteróide tem cerca de 8,9 milhões de anos, longe dos 158 milhões de anos determinados por outras investigações anteriores.

Apesar de o asteróide Ryugu ser composto por materiais com até 4,6 mil milhões de anos, este corpo pode ter-se fundido com restos de outros asteróides despedaçados há apenas 10 milhões de anos, explicou Masahiko Arakawa, autor principal do estudo, dando conta que esta situação poder explicar a idade mais “jovem” da sua superfície.

Os cientistas sugerem ainda que a superfície de Ryugu é composta por um material livre de coesão, semelhante a grãos de areia.

A nave espacial Hayabusa-2 foi lançada ao espaço no início de dezembro de 2014 para estudar, recolher e enviar amostras do asteróide Ryugu.

ZAP //

4 Comments

  1. Essas intervenções, de alto impacto, não altera a órbita do asteroide? Afinal, essa não seria uma das ideias caso algum deles ameaçasse o planeta? Falem sobre isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.