Cientistas inventam câmara capaz de registar o interior do corpo humano por fora

BBC

corpo humano iluminado

Cientistas desenvolveram uma câmara capaz de registar imagens do interior do corpo humano. O equipamento poderá ajudar médicos a rastrear, de fora, equipamentos que são inseridos no corpo durante exames, como endoscópios.

Para acabar com o uso de scanners e equipamentos de raio x, que geralmente têm um custo elevado associado, um grupo de cientistas criou uma câmara que deteta fontes de luz dentro do corpo, como a ponta iluminada do endoscópio, o que permitirá avaliar o progresso dos exames.

O professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Kev Dhaliwal, não acredita que o uso do novo equipamento se vá limitar a identificar endoscópios. “Tem imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento dentro do corpo é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas”.

Testes recentes já mostraram que o protótipo da câmara pode, em condições normais, identificar pontos de luz a 20 centímetros de distância do tecido externo.

Os feixes de luz do endoscópio também podem passar através do corpo, mas, em vez de seguirem um caminho reto, geralmente espalham-se ou esbarram nos tecidos e nos órgãos, o que pode dificultar uma imagem clara da localização da ferramenta.

A nova câmara, por sua vez, é capaz de identificar partículas individuais, fotões, e é suficientemente sensível para captar minúsculos rastos de luz que atravessam os tecidos internos.

O equipamento também regista o tempo que os feixes de luz levam a atravessarem o corpo. Isso significa que a câmara é capaz de saber exatamente onde o endoscópio está. Além disso, a forma como os investigadores desenvolveram a câmara permite que esta seja utilizada ao lado da cama dos pacientes.

O projeto, encabeçado pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Heriot-Watt, também na Escócia, é parte de uma pesquisa colaborativa interdisciplinar que está a desenvolver tecnologia para diagnosticar e tratar doenças pulmonares.

“O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos e, depois, moldar tecnologias avançadas e teorias que normalmente não sairiam de um laboratório de física para resolver problemas reais”, disse Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

“Espero que possamos continuar esta abordagem interdisciplinar para fazer uma diferença real em relação às tecnologias para tratamento de saúde”, afirmou Tanner.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Geringonça à direita em Lisboa? Iniciativa Liberal disponível para dar a mão a Moedas

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Liveblog Autárquicas. Geringonça à direita em Lisboa?

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …