Cientistas inventam câmara capaz de registar o interior do corpo humano por fora

BBC

corpo humano iluminado

Cientistas desenvolveram uma câmara capaz de registar imagens do interior do corpo humano. O equipamento poderá ajudar médicos a rastrear, de fora, equipamentos que são inseridos no corpo durante exames, como endoscópios.

Para acabar com o uso de scanners e equipamentos de raio x, que geralmente têm um custo elevado associado, um grupo de cientistas criou uma câmara que deteta fontes de luz dentro do corpo, como a ponta iluminada do endoscópio, o que permitirá avaliar o progresso dos exames.

O professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Kev Dhaliwal, não acredita que o uso do novo equipamento se vá limitar a identificar endoscópios. “Tem imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento dentro do corpo é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas”.

Testes recentes já mostraram que o protótipo da câmara pode, em condições normais, identificar pontos de luz a 20 centímetros de distância do tecido externo.

Os feixes de luz do endoscópio também podem passar através do corpo, mas, em vez de seguirem um caminho reto, geralmente espalham-se ou esbarram nos tecidos e nos órgãos, o que pode dificultar uma imagem clara da localização da ferramenta.

A nova câmara, por sua vez, é capaz de identificar partículas individuais, fotões, e é suficientemente sensível para captar minúsculos rastos de luz que atravessam os tecidos internos.

O equipamento também regista o tempo que os feixes de luz levam a atravessarem o corpo. Isso significa que a câmara é capaz de saber exatamente onde o endoscópio está. Além disso, a forma como os investigadores desenvolveram a câmara permite que esta seja utilizada ao lado da cama dos pacientes.

O projeto, encabeçado pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Heriot-Watt, também na Escócia, é parte de uma pesquisa colaborativa interdisciplinar que está a desenvolver tecnologia para diagnosticar e tratar doenças pulmonares.

“O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos e, depois, moldar tecnologias avançadas e teorias que normalmente não sairiam de um laboratório de física para resolver problemas reais”, disse Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

“Espero que possamos continuar esta abordagem interdisciplinar para fazer uma diferença real em relação às tecnologias para tratamento de saúde”, afirmou Tanner.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …