Cientistas inventam câmara capaz de registar o interior do corpo humano por fora

BBC

corpo humano iluminado

Cientistas desenvolveram uma câmara capaz de registar imagens do interior do corpo humano. O equipamento poderá ajudar médicos a rastrear, de fora, equipamentos que são inseridos no corpo durante exames, como endoscópios.

Para acabar com o uso de scanners e equipamentos de raio x, que geralmente têm um custo elevado associado, um grupo de cientistas criou uma câmara que deteta fontes de luz dentro do corpo, como a ponta iluminada do endoscópio, o que permitirá avaliar o progresso dos exames.

O professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Kev Dhaliwal, não acredita que o uso do novo equipamento se vá limitar a identificar endoscópios. “Tem imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento dentro do corpo é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas”.

Testes recentes já mostraram que o protótipo da câmara pode, em condições normais, identificar pontos de luz a 20 centímetros de distância do tecido externo.

Os feixes de luz do endoscópio também podem passar através do corpo, mas, em vez de seguirem um caminho reto, geralmente espalham-se ou esbarram nos tecidos e nos órgãos, o que pode dificultar uma imagem clara da localização da ferramenta.

A nova câmara, por sua vez, é capaz de identificar partículas individuais, fotões, e é suficientemente sensível para captar minúsculos rastos de luz que atravessam os tecidos internos.

O equipamento também regista o tempo que os feixes de luz levam a atravessarem o corpo. Isso significa que a câmara é capaz de saber exatamente onde o endoscópio está. Além disso, a forma como os investigadores desenvolveram a câmara permite que esta seja utilizada ao lado da cama dos pacientes.

O projeto, encabeçado pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Heriot-Watt, também na Escócia, é parte de uma pesquisa colaborativa interdisciplinar que está a desenvolver tecnologia para diagnosticar e tratar doenças pulmonares.

“O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos e, depois, moldar tecnologias avançadas e teorias que normalmente não sairiam de um laboratório de física para resolver problemas reais”, disse Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

“Espero que possamos continuar esta abordagem interdisciplinar para fazer uma diferença real em relação às tecnologias para tratamento de saúde”, afirmou Tanner.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …

A cada dois minutos há uma denúncia de agressões sexuais na União Europeia

Na União Europeia, a polícia regista um crime sexual a cada dois minutos, em média, segundo a Europol, que lançou, esta terça-feira, uma campanha em 19 países para procurar os agressores sexuais mais perigosos da …