Cientistas intrigados com misterioso veado com duas cabeças

(dr) Universidade da Georgia

Um caçador de cogumelos encontrou um veado com duas cabeças numa floresta dos Estados Unidos. É o primeiro caso em que um animal que apresenta esta deformação consegue nascer.

Quando estava à caça de cogumelos, um homem norte-americano encontrou um veado com duas cabeças numa floresta do Minnesota, nos Estados Unidos. Logo após a descoberta, o caçador levou o animal para o Departamento de Recursos Naturais do Minnesota.

“É impressionante e muito raro”, disse o especialista Gino D’Angelo. Fascinado com a complexidade do animal, Gino D’Angelo congelou-o para o analisar com mais calma. Foi por esse motivo que a história só foi retratada passados dois anos desde a descoberta.

O veado de duas cabeças foi encontrado em 2016 e era, na verdade, dois fetos unidos pelo corpo. Estes são os primeiros gémeos conhecidos que passaram pela gestação completa. Todos os outros casos de gémeos siameses foram apenas observados dentro do útero.

Este tipo de casos é mais comum em animais domésticos. Entre os 19 casos conhecidos de gémeos siameses selvagens, que integram a literatura científica entre 1671 e 2006, eram apenas conhecidos cinco veados.

Os gémeos foram encontrados limpos e secos, recém-nascidos, mas já sem vida. A equipa responsável por examinar o cadáver realizou uma autopsia, uma TAC, e uma ressonância magnética na Universidade de Minnesota.

A equipa, composta por vários especialistas de áreas distintas, observou que os exemplares tinham um corpo, mas a espinha dorsal dividia-se em dois no tórax. Os pulmões, quando colocados em água, afundaram, o que significa que nunca respiraram e que os animais já nasceram mortos.

A anatomia prova que não havia forma de estes animais sobreviverem, já que havia dois sistemas digestivos, mas apenas um estava ligado ao ânus. Havia também dois corações e dois baços, mas apenas um fígado mal formado.

“Os veados foram encontrados numa posição natural e tudo indica que a mãe ainda tentou cuidar deles”, refere Gino D’Angelo. Os resultados foram publicados na American Midland Naturalist.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …