Chamam-lhe “Lost Lake”, ou lago perdido, e todos os anos é sugado por um buraco de 2 metros na terra, como a água de uma banheira. Os cientistas não conseguem perceber como.
Um vez por ano, um misterioso buraco absorve a água do “lago perdido” do Oregon, nos Estados Unidos, fazendo com que ele desapareça – sem que ninguém saiba onde vai parar.
É um caso estranho, que há séculos intriga os cientistas, e que está agora a chamar a atenção, depois de o The Bend Bulletin, um jornal local, ter publicado um vídeo no YouTube. O vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.
De acordo com os especialistas que estudaram o fenómeno, o desaparecimento do lago deverá estar relacionado com a zona vulcânica onde se encontra.
“Não se sabe com rigor para onde a água vai, mas alguns investigadores sugerem que ela cai por tubos de lava e infiltra-se na rocha vulcânica, transformando-se num lago subterrâneo”, explica à BBC a geóloga Jude McHugh, porta-voz do Bosque Nacional de Willamette, parque natural no qual se encontra (às vezes) o lago.
Mas, segundo McHugh, apesar de neste momento o lago estar a desaparecer, a água vai regressar no futuro.
“É um fenómeno comum nesta época do ano, não devemos ficar alarmados”, afirma.
Durante o verão, o local onde habitualmente se encontra o lago transforma-se num prado.
Túneis submarinos e ferro velho
No passado, erupções vulcânicas próximas do local criaram tubos vulcânicos subterrâneos. Quando a larva emerge de um vulcão, a parte que fica no exterior esfria ao entrar em contacto com o ar, explica McHugh.
“A lava quente continua a fluir por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos”, diz a geóloga.
Estes túneis transportam a água, como se fossem um sistema de saneamento. “O lago enche-se de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se num pasto.”
Mas a grande pergunta a que ainda ninguém deu resposta é: para onde vai a água do lago?
É aqui que entra a teoria de um lago subterrâneo – que até agora não foi provada.
Segundo Jude McHugh, nos últimos anos houve várias tentativas – não autorizadas – de tapar o buraco com peças de ferro-velho.
O Serviço Florestal encontrou peças de carros, motores e outras sucatas no buraco que, presumivelmente, eram uma tentativa de evitar que o lago escoasse.
McHugh confirma que, ainda que sejam casos isolados, é importante que as pessoas deixem de o fazer.
“Isto é fortemente desaconselhado”, diz McHugh, “se alguém conseguisse tapar o buraco desta forma – o que é muito improvável – provocaria uma inundação do lago e da estrada.”
“Deitar lixo ao lago não é solução, e é importante que as pessoas tomem consciência da importância de respeitar o nosso ecossistema”, alerta a geóloga.
ZAP / BBC
Para acontecer apenas por altura do Verão, é porque tem haver com camadas interiores de gelo e que vão derretendo à medida que a temperatura aumenta. Lava, não acredito nessa teoria, até porque a lava não é nada constante, ao contrário do gelo subterrâneo.