Cientistas intrigados com mistério de lago perdido

d.r. Ryan Brennecke / The Bend Bulletin

O lago perdido do Oregon, nos EUA

O lago perdido do Oregon, nos EUA

Chamam-lhe “Lost Lake”, ou lago perdido, e todos os anos é sugado por um buraco de 2 metros na terra, como a água de uma banheira. Os cientistas não conseguem perceber como.

Um vez por ano, um misterioso buraco absorve a água do “lago perdido” do Oregon, nos Estados Unidos, fazendo com que ele desapareça – sem que ninguém saiba onde vai parar.

É um caso estranho, que há séculos intriga os cientistas, e que está agora a chamar a atenção, depois de o The Bend Bulletin, um jornal local, ter publicado um vídeo no YouTube. O vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.

De acordo com os especialistas que estudaram o fenómeno, o desaparecimento do lago deverá estar relacionado com a zona vulcânica onde se encontra.

“Não se sabe com rigor para onde a água vai, mas alguns investigadores sugerem que ela cai por tubos de lava e infiltra-se na rocha vulcânica, transformando-se num lago subterrâneo”, explica à BBC a geóloga Jude McHugh, porta-voz do Bosque Nacional de Willamette, parque natural no qual se encontra (às vezes) o lago.

Mas, segundo McHugh, apesar de neste momento o lago estar a desaparecer, a água vai regressar no futuro.

“É um fenómeno comum nesta época do ano, não devemos ficar alarmados”, afirma.

Durante o verão, o local onde habitualmente se encontra o lago transforma-se num prado.

Túneis submarinos e ferro velho

No passado, erupções vulcânicas próximas do local criaram tubos vulcânicos subterrâneos. Quando a larva emerge de um vulcão, a parte que fica no exterior esfria ao entrar em contacto com o ar, explica McHugh.

“A lava quente continua a fluir por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos”, diz a geóloga.

Estes túneis transportam a água, como se fossem um sistema de saneamento. “O lago enche-se de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se num pasto.”

Mas a grande pergunta a que ainda ninguém deu resposta é: para onde vai a água do lago?

É aqui que entra a teoria de um lago subterrâneo – que até agora não foi provada.

Segundo Jude McHugh, nos últimos anos houve várias tentativas – não autorizadas – de tapar o buraco com peças de ferro-velho.

O Serviço Florestal encontrou peças de carros, motores e outras sucatas no buraco que, presumivelmente, eram uma tentativa de evitar que o lago escoasse.

McHugh confirma que, ainda que sejam casos isolados, é importante que as pessoas deixem de o fazer.

“Isto é fortemente desaconselhado”, diz McHugh, “se alguém conseguisse tapar o buraco desta forma – o que é muito improvável – provocaria uma inundação do lago e da estrada.”

“Deitar lixo ao lago não é solução, e é importante que as pessoas tomem consciência da importância de respeitar o nosso ecossistema”, alerta a geóloga.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para acontecer apenas por altura do Verão, é porque tem haver com camadas interiores de gelo e que vão derretendo à medida que a temperatura aumenta. Lava, não acredito nessa teoria, até porque a lava não é nada constante, ao contrário do gelo subterrâneo.

RESPONDER

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …