Cientistas criaram o genoma de um ser que nunca existiu

(dr) ETH Zurich

A bactéria de água doce Caulobacter crescentus

Cientistas produziram em laboratório o Caulobacter ethensis-2.0, o primeiro genoma do mundo de um organismo vivo gerado totalmente por computador. Contudo, apesar de o genoma ter sido produzido fisicamente na forma de uma molécula de ADN, o organismo correspondente ainda não existe.

Apesar de esta “bactéria” não existir, o seu genoma é bem real. Produzido em laboratório por uma equipa da universidade técnica ETH, de Zurique, com a ajuda de um algoritmo informático, o genoma é uma versão simplificada do genoma da bactéria Caulobacter crescentus, que vive na água doce, inofensiva e muito utilizada em trabalho de laboratório.

De acordo com a equipa, liderada pelo químico Mathias Christen, este é um “enorme avanço, que tem o potencial para revolucionar a biotecnologia“, uma vez que permite simplificar muito os processos, ao mesmo tempo que economiza tempo e mantém a funcionalidade dos genomas, para a produção, por exemplo, de medicamentos, vacinas e outros produtos biológicos na área da saúde.

Ainda assim, esta não é a primeira vez que um genoma é sintetizado. Craig Venter foi o pioneiro, em 2010, quando anunciou ter feito o primeiro genoma sintético de uma bactéria. Este foi um trabalho que demorou cerca de 10 anos.

No caso da equipa ETH de Zurique, que publicou esta segunda-feira o artigo científico na Proceedings of the National Academy of Sciences, o genoma criado é uma versão simplificada, que conserva intactas as suas funções, e que foi desenhado graças a um algoritmo, permitindo a otimizando do processo.

Segundo o Diário de Notícias, a bactéria Caulobacter crescentus tem um total de quatro mil genes e, em laboratório, este organismo sobrevive de forma funcional com apenas 680. Este fenómeno explica-se pelo facto de o genoma ter muitos fragmentos redundantes, que podem substituir-se uns aos outros sem perda de função.

Foi com base nesta versão reduzia que os cientistas construíram o seu genoma sintético simplificado, mas totalmente funcional.

Em laboratório, os investigadores começaram por sintetizar 236 fragmentos do genoma que, posteriormente, se ligaram entre si. Apesar de não ser uma tarefa fácil, porque ” podem enrodilhar-se e afetar a produção dos segmentos da molécula”, os cientistas conseguiram concretizá-la com sucesso.

O algoritmo informático teve um papel relevante na medida em que permitiu fazer a escolha dos genes para manter a funcionalidade do genoma. Os autores deste projeto acreditam que, depois deste primeiro passo, “será possível melhorar o algoritmo e desenvolver uma versão 3.0, que já será completa”.

Apesar de o Caulobacter ethensis-2.0 não ser perfeito, o trabalho dos cientistas serviu para aprender e demonstrar a hipótese para, no futuro, “se poder fazer o design computacional do genoma, de acordo com os objetivos”, adianta Mathias Christen.

Em breve, asseguram os autores, “vai ser possível produzir células bacterianas” deste tipo, para criar “micro-organismos sintéticos” destinados à biotecnologia, para a produção de moléculas na farmacologia, por exemplo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …

"Futebol precisa de dar e sofrer porque pode." Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, …

"Semana D" na Educação. Alunos do 12.º com prioridade no regresso às aulas

O Ministério da Educação, liderado por Tiago Brandão Rodrigues, reúne-se esta terça-feira com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o 3.º período de aulas numa época de contenção do novo coronavírus. Esta …

Benfica, Sporting e FC Porto querem cortar salários em 50%

Os 'três grandes' do futebol português querem cortar a folha salarial dos jogadores em 50%. Em causa está o controlo dos danos financeiros da pandemia de covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto querem reduzir os salários …

Mais 34 vítimas mortais e 44 recuperados. Novos casos sobem 6%

Portugal regista nesta terça-feira 12.442 casos positivos de covid-19, mais 731 do que esta segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde. Trata-se de um aumento de 5,7% no número de novos casos. Esta taxa …

Emigrante infetado foi detido no domingo por andar a passear. Agora fugiu

Está a ser procurado pela polícia o emigrante infetado com o novo coronavírus que foi detido na Póvoa de Varzim, este domingo, por violar o dever de confinamento. De acordo com o Jornal de Notícias, o …