Cientistas modificaram os genes de tomates (e agora vão poder ser cultivados no Espaço)

Milhões de colheitas todos os anos exigem a extração de terras e a adição de fertilizantes excessivos que correm para rios e ribeiros. Agora, cientistas criaram tomates modificados geneticamente para serem cultivados nas cidades – e até no Espaço.

No início deste ano, o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou que mais de 500 milhões de pessoas vivem da terra, já degradadas pela desflorestação, mudanças nos padrões climáticos e uso excessivo de terras agrícolas viáveis.

Uma mudança de uma parte do fardo da atividade da agricultura das áreas rurais para zonas urbanas e outras áreas está a ser trabalhada por uma instituição de investigação sem fins lucrativos chamada Cold Spring Harbor Laboratory, que está a projetar “tomates para agricultura urbana”.

Estas frutas são geneticamente modificadas e parecem um ramos de rosas que foram substituídas por tomates-cereja maduros. De acordo com um comunicado do laboratório, os tomates crescem muito rápido e estão prontos para a colheita em menos de 40 dias. Além disso, são amigos do ambiente.

O professor do Cold Spring Harbor Laboratory e investigador do Howard Hughes Medical Institute, Zach Lippman, e a sua equipa criaram os novos tomates ajustando dois genes que controlam a mudança do crescimento reprodutivo e o tamanho da planta, os genes SELF PRUNING (SP) e SP5G, que fizeram com que a planta parasse de crescer mais cedo e que as flores e frutos surgissem mais cedo.

Porém, os cientistas sabiam que alterar muito estes genes, mexeria no seu sabor e rendimento. Assim, a equipa descobriu recentemente o gene SIER, que controla o comprimento das hastes. A mutação do SIER com a ferramenta de edição de genes CRISPR e a combinação com as mutações nos outros dois genes criaram caules mais curtos e plantas extremamente compactas.

Estes tomates geneticamente modificados podem ser cultivados com eficiência em espaços urbanos apertados, como jardins verticais e unidades de armazenamento com facilidade e podem ser colhidos rapidamente.

Além disso, Lippman planeia reformular esta técnica, publicada na revista científica Nature Biotechnology, para produzir outras culturas frutíferas, como kiwis. O investigador garantiu que a NASA já expressou o seu interesse pela investigação e acredita que os astronautas podem testar as suas habilidades de agricultura com tomates urbanizados e com preços espaciais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …