Cientistas modificaram os genes de tomates (e agora vão poder ser cultivados no Espaço)

Milhões de colheitas todos os anos exigem a extração de terras e a adição de fertilizantes excessivos que correm para rios e ribeiros. Agora, cientistas criaram tomates modificados geneticamente para serem cultivados nas cidades – e até no Espaço.

No início deste ano, o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou que mais de 500 milhões de pessoas vivem da terra, já degradadas pela desflorestação, mudanças nos padrões climáticos e uso excessivo de terras agrícolas viáveis.

Uma mudança de uma parte do fardo da atividade da agricultura das áreas rurais para zonas urbanas e outras áreas está a ser trabalhada por uma instituição de investigação sem fins lucrativos chamada Cold Spring Harbor Laboratory, que está a projetar “tomates para agricultura urbana”.

Estas frutas são geneticamente modificadas e parecem um ramos de rosas que foram substituídas por tomates-cereja maduros. De acordo com um comunicado do laboratório, os tomates crescem muito rápido e estão prontos para a colheita em menos de 40 dias. Além disso, são amigos do ambiente.

O professor do Cold Spring Harbor Laboratory e investigador do Howard Hughes Medical Institute, Zach Lippman, e a sua equipa criaram os novos tomates ajustando dois genes que controlam a mudança do crescimento reprodutivo e o tamanho da planta, os genes SELF PRUNING (SP) e SP5G, que fizeram com que a planta parasse de crescer mais cedo e que as flores e frutos surgissem mais cedo.

Porém, os cientistas sabiam que alterar muito estes genes, mexeria no seu sabor e rendimento. Assim, a equipa descobriu recentemente o gene SIER, que controla o comprimento das hastes. A mutação do SIER com a ferramenta de edição de genes CRISPR e a combinação com as mutações nos outros dois genes criaram caules mais curtos e plantas extremamente compactas.

Estes tomates geneticamente modificados podem ser cultivados com eficiência em espaços urbanos apertados, como jardins verticais e unidades de armazenamento com facilidade e podem ser colhidos rapidamente.

Além disso, Lippman planeia reformular esta técnica, publicada na revista científica Nature Biotechnology, para produzir outras culturas frutíferas, como kiwis. O investigador garantiu que a NASA já expressou o seu interesse pela investigação e acredita que os astronautas podem testar as suas habilidades de agricultura com tomates urbanizados e com preços espaciais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …