Cientistas explicam a incrível ilha que está a nascer de um vulcão no Japão

Japan Coast Guard

A ilha continua a emergir das profundezas do vulcão, como mostra esta fotografia tirada em novembro de 2015

A ilha continua a emergir das profundezas do vulcão, como mostra esta fotografia tirada em novembro de 2015

Um novo estudo traçou a evolução notável de Nishinoshima, uma das ilhas mais jovens do mundo, revelando como se formou em duas fases incrivelmente explosivas.

A ilha vulcânica de Nishinoshima, cerca de 1.000 km ao sul de Tóquio, foi vista pela primeira vez em erupção em 1973. Este pedaço de rocha é a ponta de um vulcão submarino muito maior, que tem cerca de três quilómetros de altura e talvez 94 quilómetros de circunferência na sua base.

Em novembro de 2013, uma atividade vulcânica explosiva foi observada no sudeste da ilha, enormes jatos de lava foram vistos a ascender à superfície do oceano, e ao fim de um mês a nova ilha subiu 25 metros acima do nível do mar.

Depois de observar o nascimento da ilha, os autores deste novo estudo, publicado na Geology, revelaram que a sua formação ocorreu em duas etapas principais.

Mudança de estilo

A primeira fase envolveu a libertação repentina de lava quente na água rasa e fria. Um invólucro de vapor foi-se formando rapidamente ao longo das margens da lava, antes desta expandir explosivamente na água e impulsionar dramaticamente gotas derretidas e vidradas para o ar.

Este fenómeno é conhecido como uma erupção “Surtseyan“, em homenagem a uma ilha da Islândia que se formou precisamente seguindo o mesmo caminho em 1963.

No entanto, três dias depois de descobrir a ilha, a Força de Auto-Defesa Marítima Japonesa notou que o estilo da erupção tinha-se alterado.

A ilha agora rompia a superfície e a água não podia mais cair nas aberturas de ventilação cheias de lava. Pontos secos de gás de repente passaram a surgir da montanha em miniatura. Esta fase “Strombolian” da erupção produziu fontes de fogo espetaculares e permitiu que a lava se colocasse sobre a rocha pré-existente.

Em vez de fazer um caminho direto do respiradouro do vulcão para dentro do mar, a lava fez uma rota muito mais estranha. À medida que a lava mais velha arrefecia, formava torções peculiares, colisões, tubos e sulcos na superfície, de modo que a lava mais recente foi forçada para baixo nestas montanhas-russas naturais antes de chegar à água e ao arrefecimento.

Maeno et al. / Geology

A superfície bizarra com tubos e sulcos da nova ilha Nishinoshima

A superfície bizarra com tubos e sulcos da nova ilha Nishinoshima

Ambiente propício para vida

As ilhas siamesas continuaram em atividade vulcânica em 2016. A lava ainda entra esporadicamente em erupção à superfície, criando novas extensões de terra – desde que a erupção começou, cerca de 80 piscinas olímpicas de lava foram produzidas a cada dia.

O mais importante é que a terra vulcânica é extremamente favorável à vida. Como as oliveiras nos arredores do Monte Etna e as densas florestas à volta do Monte Fuji mostram, é possível encontrar exemplos biológicos complexos nos flancos destes “monstros”. Nishinoshima não é exceção, e as aves já estão a fertilizá-lo, sem cerimónias, com o seu cocó e vómito.

NASA

A ilha de Nishinoshima em 1978

A ilha de Nishinoshima em 1978

Portanto, não são só os vulcanólogos que estão fascinados: os biólogos estão à espera para ver que tipo de vida colonizará primeiro este cada vez maior laboratório natural. Isto pressupõe, no entanto, que o vulcão ainda vá crescer rápido o suficiente para evitar ser corroído pelas ondas que estão a rebentar na sua terra recém-nascida.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …