Cientistas explicam a incrível ilha que está a nascer de um vulcão no Japão

Japan Coast Guard

A ilha continua a emergir das profundezas do vulcão, como mostra esta fotografia tirada em novembro de 2015

A ilha continua a emergir das profundezas do vulcão, como mostra esta fotografia tirada em novembro de 2015

Um novo estudo traçou a evolução notável de Nishinoshima, uma das ilhas mais jovens do mundo, revelando como se formou em duas fases incrivelmente explosivas.

A ilha vulcânica de Nishinoshima, cerca de 1.000 km ao sul de Tóquio, foi vista pela primeira vez em erupção em 1973. Este pedaço de rocha é a ponta de um vulcão submarino muito maior, que tem cerca de três quilómetros de altura e talvez 94 quilómetros de circunferência na sua base.

Em novembro de 2013, uma atividade vulcânica explosiva foi observada no sudeste da ilha, enormes jatos de lava foram vistos a ascender à superfície do oceano, e ao fim de um mês a nova ilha subiu 25 metros acima do nível do mar.

Depois de observar o nascimento da ilha, os autores deste novo estudo, publicado na Geology, revelaram que a sua formação ocorreu em duas etapas principais.

Mudança de estilo

A primeira fase envolveu a libertação repentina de lava quente na água rasa e fria. Um invólucro de vapor foi-se formando rapidamente ao longo das margens da lava, antes desta expandir explosivamente na água e impulsionar dramaticamente gotas derretidas e vidradas para o ar.

Este fenómeno é conhecido como uma erupção “Surtseyan“, em homenagem a uma ilha da Islândia que se formou precisamente seguindo o mesmo caminho em 1963.

No entanto, três dias depois de descobrir a ilha, a Força de Auto-Defesa Marítima Japonesa notou que o estilo da erupção tinha-se alterado.

A ilha agora rompia a superfície e a água não podia mais cair nas aberturas de ventilação cheias de lava. Pontos secos de gás de repente passaram a surgir da montanha em miniatura. Esta fase “Strombolian” da erupção produziu fontes de fogo espetaculares e permitiu que a lava se colocasse sobre a rocha pré-existente.

Em vez de fazer um caminho direto do respiradouro do vulcão para dentro do mar, a lava fez uma rota muito mais estranha. À medida que a lava mais velha arrefecia, formava torções peculiares, colisões, tubos e sulcos na superfície, de modo que a lava mais recente foi forçada para baixo nestas montanhas-russas naturais antes de chegar à água e ao arrefecimento.

Maeno et al. / Geology

A superfície bizarra com tubos e sulcos da nova ilha Nishinoshima

A superfície bizarra com tubos e sulcos da nova ilha Nishinoshima

Ambiente propício para vida

As ilhas siamesas continuaram em atividade vulcânica em 2016. A lava ainda entra esporadicamente em erupção à superfície, criando novas extensões de terra – desde que a erupção começou, cerca de 80 piscinas olímpicas de lava foram produzidas a cada dia.

O mais importante é que a terra vulcânica é extremamente favorável à vida. Como as oliveiras nos arredores do Monte Etna e as densas florestas à volta do Monte Fuji mostram, é possível encontrar exemplos biológicos complexos nos flancos destes “monstros”. Nishinoshima não é exceção, e as aves já estão a fertilizá-lo, sem cerimónias, com o seu cocó e vómito.

NASA

A ilha de Nishinoshima em 1978

A ilha de Nishinoshima em 1978

Portanto, não são só os vulcanólogos que estão fascinados: os biólogos estão à espera para ver que tipo de vida colonizará primeiro este cada vez maior laboratório natural. Isto pressupõe, no entanto, que o vulcão ainda vá crescer rápido o suficiente para evitar ser corroído pelas ondas que estão a rebentar na sua terra recém-nascida.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …