Cientistas estão a “transformar” vacas em zebras para salvar o ambiente

Kojima et al. / PLOS ONE

Pode parecer um visual estranho, mas um novo estudo de investigadores japoneses mostra que talvez valha a pena pintar vacas, fazendo com que se pareçam com zebras.

Estudos anteriores mostraram que as riscas a preto e branco podem proteger zebras, outros animais e seres humanos de picadas de moscas, bem como outras criaturas sugadoras de sangue.

Experiências demonstraram mesmo que estas moscas tendem a evitar superfícies listradas a preto e branco, enquanto outros estudos sugerem que as listras podem causar um tipo de camuflagem de movimento direcionada à visão dos insetos, confundindo-as da mesma forma que ilusões de ótica como a A Ilusão de Barberpole e o Efeito da Roda de Vagão nos confundem.

Agora, um estudo, publicado este mês na revista especializada PLOS ONE, procurou descobrir se isto também pode ser aplicado a vacas. Os invetsigadores japoneses pintaram riscas ao estilo zebra num grupo de vacas, riscas pretas (em corpos pretos) noutro e deixaram outras vacas sem pintura como vacas de controlo.

Os cientistas observaram as vacas e procuraram comportamentos repelentes à mosca (arremessos de cabeça, batidas nos ouvidos, batidas nas pernas, espasmos na pele e movimentos da cauda) e o número de moscas pousando em seus corpos foi contado.

Verificou-se que mais de 50% das vacas-zebra tinham menos moscas sugadoras de sangue nos seus corpos do que as do grupo de controlo, sem diferenças significativas entre as vacas com listras pretas e os controlos. Os investigadores também se aperceberam de uma diminuição de 20% no comportamento de repelir moscas nas vacas-zebra. Menos moscas pousavam nelas e as vacas eram menos incomodados por elas.

A equipa acredita que, se os resultados puderem ser replicados, faixas artificiais poderão ser usadas como uma maneira de combater moscas sugadoras do que o uso de pesticidas tradicionais. Além de serem mais baratas, recorda o IFLScience, as faixas artificiais são atóxicas e saudáveis ​​para o gado, além de serem melhores para o meio ambiente.

“Moscas sugadoras são pragas graves de gado que causam perdas económicas na produção animal”, de acordo com os autores. “Descobrimos que pintar riscas tipo zebra em vacas pode diminuir a incidência de moscas sugadoras a pousar em indivíduos em 50%. Este trabalho fornece uma alternativa ao uso de pesticidas convencionais para mitigar ataques de moscas no gado, melhorando o bem-estar animal e a saúde humana, além de ajudar a resolver o problema da resistência a pesticidas no ambiente”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As desculpas que se dão para mentir. E ainda a mesclagem utilizada para justificar a aberração. Depois admirem-se das consequências…

  2. O estudo foi feito por invetsigadores, porque este tipo de pessoas são ‘in’, isto é, estão na crista da onda, são ‘vet’, ou seja, são especializados em medicina veterinária, e são ‘sigadores’, que são sugadores, tal como as moscas de que fala o artigo, que após desempenhar a sua função chupista, soltam um sonoro ‘SIGA!!!’ e partem para outra.
    Se tiverem mais alguma dúvida, podem perguntar, que se um dia eu aqui retornar, respondo.

  3. …..tem piada que, há pouco tempo, num zoo, alguém lembrou-se de pintar de zebra, uma manada de zebras para enganar turistas. E o “golpe” não resultou porque os verdadeiros burros esqueceram-se de avisar os “primos”, para estarem calados!!

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …