Cientistas estão a “transformar” vacas em zebras para salvar o ambiente

Kojima et al. / PLOS ONE

Pode parecer um visual estranho, mas um novo estudo de investigadores japoneses mostra que talvez valha a pena pintar vacas, fazendo com que se pareçam com zebras.

Estudos anteriores mostraram que as riscas a preto e branco podem proteger zebras, outros animais e seres humanos de picadas de moscas, bem como outras criaturas sugadoras de sangue.

Experiências demonstraram mesmo que estas moscas tendem a evitar superfícies listradas a preto e branco, enquanto outros estudos sugerem que as listras podem causar um tipo de camuflagem de movimento direcionada à visão dos insetos, confundindo-as da mesma forma que ilusões de ótica como a A Ilusão de Barberpole e o Efeito da Roda de Vagão nos confundem.

Agora, um estudo, publicado este mês na revista especializada PLOS ONE, procurou descobrir se isto também pode ser aplicado a vacas. Os invetsigadores japoneses pintaram riscas ao estilo zebra num grupo de vacas, riscas pretas (em corpos pretos) noutro e deixaram outras vacas sem pintura como vacas de controlo.

Os cientistas observaram as vacas e procuraram comportamentos repelentes à mosca (arremessos de cabeça, batidas nos ouvidos, batidas nas pernas, espasmos na pele e movimentos da cauda) e o número de moscas pousando em seus corpos foi contado.

Verificou-se que mais de 50% das vacas-zebra tinham menos moscas sugadoras de sangue nos seus corpos do que as do grupo de controlo, sem diferenças significativas entre as vacas com listras pretas e os controlos. Os investigadores também se aperceberam de uma diminuição de 20% no comportamento de repelir moscas nas vacas-zebra. Menos moscas pousavam nelas e as vacas eram menos incomodados por elas.

A equipa acredita que, se os resultados puderem ser replicados, faixas artificiais poderão ser usadas como uma maneira de combater moscas sugadoras do que o uso de pesticidas tradicionais. Além de serem mais baratas, recorda o IFLScience, as faixas artificiais são atóxicas e saudáveis ​​para o gado, além de serem melhores para o meio ambiente.

“Moscas sugadoras são pragas graves de gado que causam perdas económicas na produção animal”, de acordo com os autores. “Descobrimos que pintar riscas tipo zebra em vacas pode diminuir a incidência de moscas sugadoras a pousar em indivíduos em 50%. Este trabalho fornece uma alternativa ao uso de pesticidas convencionais para mitigar ataques de moscas no gado, melhorando o bem-estar animal e a saúde humana, além de ajudar a resolver o problema da resistência a pesticidas no ambiente”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As desculpas que se dão para mentir. E ainda a mesclagem utilizada para justificar a aberração. Depois admirem-se das consequências…

  2. O estudo foi feito por invetsigadores, porque este tipo de pessoas são ‘in’, isto é, estão na crista da onda, são ‘vet’, ou seja, são especializados em medicina veterinária, e são ‘sigadores’, que são sugadores, tal como as moscas de que fala o artigo, que após desempenhar a sua função chupista, soltam um sonoro ‘SIGA!!!’ e partem para outra.
    Se tiverem mais alguma dúvida, podem perguntar, que se um dia eu aqui retornar, respondo.

  3. …..tem piada que, há pouco tempo, num zoo, alguém lembrou-se de pintar de zebra, uma manada de zebras para enganar turistas. E o “golpe” não resultou porque os verdadeiros burros esqueceram-se de avisar os “primos”, para estarem calados!!

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …