Cientistas estão há 45 anos a estudar como criar filhos inteligentes

flickingerbrad / Flickr

O Estudo de Jovens Matemáticos Precoces (SMPY), que está há 45 anos a acompanhar a vida de cinco mil indivíduos com talento nas áreas de matemática, ciências e habilidades verbais, sugere que a inteligência herdada dos pais e estimulada na infância supera a prática repetitiva.

O projeto, criado por Julian Stanley em 1971 e desenvolvido por investigadores das universidades John Hopkins e Vanderbilt, nos EUA, tem acompanhado vários participantes desde crianças e é considerado a melhor fonte do mundo sobre o desenvolvimento de talentos intelectuais.

Para selecionar os participantes, os investigadores realizaram testes e aceitaram apenas os melhores alunos que passaram na prova de acesso à universidade. Entre os jovens selecionados estão Mark Zuckerberg, Lady Gaga e Sergey Brin, co-fundador da Google.

“Quer gostemos ou não, estas pessoas controlam a nossa sociedade”, afirma o psicólogo Jonathan Wai numa reportagem da revista Nature.

De acordo com os investigadores, muitos dos “génios” das áreas de ciência, tecnologia e cultura são aqueles cujas habilidades cognitivas originais foram identificadas e encorajadas desde os seus primeiros anos de vida, através de programas de enriquecimento.

Os resultados do SMPY sugerem que se a inteligência for identificada na infância e o seu desenvolvimento for devidamente estimulado, isso resultará em melhores resultados profissionais.

A pesquisa enfatiza a importância de incentivar as crianças inteligentes, num momento em que o foco predominante nos Estados Unidos e nos outros países é melhorar o desempenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem ou, como refere o investigador David Lubinski, os talentos desportivos.

O estudo vem contradizer várias outras teorias que sugerem que um melhor desempenho provém da prática – que qualquer um pode chegar ao topo desde que se esforce – e levantou algumas questões sobre os riscos de rotulagem nas crianças.

Alguns especialistas alegam que este projeto pode fazer com que os jovens com um potencial apenas um pouco mais limitado que os pequenos génios sejam ignorados, e que a pressão de ser classificado como “inteligente” na infância possa ainda prejudicar o progresso dessas pessoas.

O Estudo de Jovens Matemáticos Precoces originou centenas de estudos académicos e permitiu vários desenvolvimentos na identificação da inteligência na infância.

No entanto, o estudo ainda não mostra de forma conclusiva a existência de um fator que garanta que o seu filho seja o próximo Steve Jobs.

Ajudar uma criança talentosa

“Querer criar um génio é a última coisa que aconselharia um encarregado de educação a fazer”, afirma Camilla Benbow, da Universidade Vanderbilt.

Este objetivo “pode levar a vários tipos de problemas sociais e emocionais”, alerta a especialista em educação e desenvolvimento humano.

A investigadora oferece, no entanto, algumas dicas para contribuir não apenas para os bons resultados, mas também a felicidade das crianças inteligentes.

  • Expor a criança a experiências variadas;
  • Quando uma criança exibe interesses fortes e talentos, dê oportunidades para os desenvolver;
  • Apoiar as necessidades tanto intelectuais como emocionais;
  • Ajudar a criança a desenvolver uma “mentalidade de crescimento”, ao elogiar o esforço, e não as capacidades;
  • Encorajar as crianças a correr riscos intelectuais e estarem abertas a falhanços que as ajudem a aprender;
  • Cuidado com os rótulos: ser identificado como excecional pode ser um fardo do ponto de vista emocional;
  • Trabalhe com professores que atendem às necessidades dos seus filhos. Os estudantes mais inteligentes precisam de materiais mais desafiadores, apoio extra e liberdade para aprender ao seu próprio ritmo;
  • Teste as capacidades das crianças. Isto pode dar-lhe mais argumentos para exigir atenção especial, e pode revelar problemas como dislexia, hiperatividade e outros desafios sociais e emocionais.

E se estas alternativas não lhe agradarem – ou não resultarem – basta, simplesmente, encorajar o seu filho a jogar online.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …