Cientistas espanhóis vão investigar interior do vulcão Etna

almogaver / Flickr

Na cratera do Etna

Na cratera do Etna

Cientistas do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada e do Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan) vão tentar determinar a estrutura interna em alta resolução do vulcão Etna, o marior e mais activo vulcão na Europa.

A experiência, que será liderada por Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada e chefe da Unidade Funcional de Sismologia Vulcânica Involcan, será pioneira no mundo e está integrada no projecto europeu chamado MEDiterranean SUpersite Volcanoes (MED-SUV) Project.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália coordena o projeto, no qual participam mais de 60 investigadores de Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França, Malta, Rússia, Estados Unidos, México e Espanha.

Segundo o Involcan, uma das grandes inovações do projecto baseia-se na integração e utilização conjunta de dados geofísicos, marinhos e terrestres associados à estrutura interna do vulcão Etna e as Ilhas Eólias.

Involcan.org

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Com este projecto pretende-se criar uma nova instrumentação geofísica e desenvolver novos sistemas de registo e monitorização de vulcões activos, estando ainda previsto poder induzir artificialmente sinais sísmicos no mar e em terra.

Todos os sinais sísmicos são registados numa rede sísmica de mais de 170 sismógrafos, o que permitirá gravar, na totalidade, mais de um milhão de sismogramas.

Aos sinais sísmicos artificiais vão juntar-se os registos obtidos com terramotos naturais da região, e a combinação e volume de dados, juntamente com o uso de outros dados geofísicos, é algo nunca realizado com nenhum vulcão do mundo, assegura Involcan.

Conjuntamente serão analisados outros dados geofísicos, como o campo magnético e gravimétrico terrestre, e o principal objectivo é obter uma leitura conjunta de todos os dados e conhecer a estrutura tridimensional da litosfera e manto superior da região vulcânica, bem como fazer progressos no conhecimento da dinâmica magmática e eruptiva da região.

Situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia, o Etna é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo estado particularmente activo nas últimas semanas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …