Cientistas espanhóis vão investigar interior do vulcão Etna

almogaver / Flickr

Na cratera do Etna

Na cratera do Etna

Cientistas do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada e do Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan) vão tentar determinar a estrutura interna em alta resolução do vulcão Etna, o marior e mais activo vulcão na Europa.

A experiência, que será liderada por Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada e chefe da Unidade Funcional de Sismologia Vulcânica Involcan, será pioneira no mundo e está integrada no projecto europeu chamado MEDiterranean SUpersite Volcanoes (MED-SUV) Project.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália coordena o projeto, no qual participam mais de 60 investigadores de Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França, Malta, Rússia, Estados Unidos, México e Espanha.

Segundo o Involcan, uma das grandes inovações do projecto baseia-se na integração e utilização conjunta de dados geofísicos, marinhos e terrestres associados à estrutura interna do vulcão Etna e as Ilhas Eólias.

Involcan.org

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Com este projecto pretende-se criar uma nova instrumentação geofísica e desenvolver novos sistemas de registo e monitorização de vulcões activos, estando ainda previsto poder induzir artificialmente sinais sísmicos no mar e em terra.

Todos os sinais sísmicos são registados numa rede sísmica de mais de 170 sismógrafos, o que permitirá gravar, na totalidade, mais de um milhão de sismogramas.

Aos sinais sísmicos artificiais vão juntar-se os registos obtidos com terramotos naturais da região, e a combinação e volume de dados, juntamente com o uso de outros dados geofísicos, é algo nunca realizado com nenhum vulcão do mundo, assegura Involcan.

Conjuntamente serão analisados outros dados geofísicos, como o campo magnético e gravimétrico terrestre, e o principal objectivo é obter uma leitura conjunta de todos os dados e conhecer a estrutura tridimensional da litosfera e manto superior da região vulcânica, bem como fazer progressos no conhecimento da dinâmica magmática e eruptiva da região.

Situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia, o Etna é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo estado particularmente activo nas últimas semanas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …