Cientistas espanhóis vão investigar interior do vulcão Etna

almogaver / Flickr

Na cratera do Etna

Na cratera do Etna

Cientistas do Instituto Andaluz de Geofísica da Universidade de Granada e do Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan) vão tentar determinar a estrutura interna em alta resolução do vulcão Etna, o marior e mais activo vulcão na Europa.

A experiência, que será liderada por Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada e chefe da Unidade Funcional de Sismologia Vulcânica Involcan, será pioneira no mundo e está integrada no projecto europeu chamado MEDiterranean SUpersite Volcanoes (MED-SUV) Project.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália coordena o projeto, no qual participam mais de 60 investigadores de Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França, Malta, Rússia, Estados Unidos, México e Espanha.

Segundo o Involcan, uma das grandes inovações do projecto baseia-se na integração e utilização conjunta de dados geofísicos, marinhos e terrestres associados à estrutura interna do vulcão Etna e as Ilhas Eólias.

Involcan.org

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Jesús Ibáñez, professor catedrático de Física da Terra da Universidade de Granada

Com este projecto pretende-se criar uma nova instrumentação geofísica e desenvolver novos sistemas de registo e monitorização de vulcões activos, estando ainda previsto poder induzir artificialmente sinais sísmicos no mar e em terra.

Todos os sinais sísmicos são registados numa rede sísmica de mais de 170 sismógrafos, o que permitirá gravar, na totalidade, mais de um milhão de sismogramas.

Aos sinais sísmicos artificiais vão juntar-se os registos obtidos com terramotos naturais da região, e a combinação e volume de dados, juntamente com o uso de outros dados geofísicos, é algo nunca realizado com nenhum vulcão do mundo, assegura Involcan.

Conjuntamente serão analisados outros dados geofísicos, como o campo magnético e gravimétrico terrestre, e o principal objectivo é obter uma leitura conjunta de todos os dados e conhecer a estrutura tridimensional da litosfera e manto superior da região vulcânica, bem como fazer progressos no conhecimento da dinâmica magmática e eruptiva da região.

Situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia, o Etna é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo estado particularmente activo nas últimas semanas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …