Cientistas encontraram a cidade bíblica onde se refugiou o rei David

Uma equipa de arqueólogos afirma ter encontrado em Israel a cidade filisteia de Ziklag, onde, segundo a Bíblia, se refugiou o ainda jovem David quando perseguido pelo rei Saul.

A cidade foi descoberta entre as cidade de Kiryat Gat e Laquis e foi o resultado de uma investigação conjunta de vários especialistas do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Macquarie, na Austrália. De acordo com o The Times of Israel as escavações começaram em 2015 e compreendida uma área de cerca de 1.000 metros quadrados.

No local foram encontradas grandes estruturas de pedra que remontam ao século XI e XII a.C e que possuem características típicas da cultura filisteia. Os cientistas conseguiram ainda extrair vasos em pedra e metal semelhantes aos já encontrados em antigos assentamentos filisteus em Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gat.

Em cima das ruínas da cidade filisteia, que foi destruída por incêndio, os arqueólogos encontraram vestígios de um assentamento rural do século 10 a.C, época associada à figura bíblica de David. No mesmo local foram ainda descobertas dezenas de embarcações semelhantes às encontradas noutras cidades fortificadas na época naquela região.

Até então, os cientistas consideravam vários sítios arqueológicos para a possível localização de Ziklag. Agora, a nova investigação arqueológica veio esclarecer a situação.

De acordo com o diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que é também o autor principal da investigação, Yosef Garfinkel, o lugar da nova descoberta é o único onde existem, para além de elementos filisteus, indícios da existência de um posterior assentamento hebreu.

“Em nenhum dos locais [sob análise] havia continuidade de assentamentos, fossem assentamentos filisteus ou outros do tempo de David”. Na nova localização, rematou, foram “encontradas evidências de ambos”.

Tendo em conta os elementos filisteus e as evidências de um assentamento posterior, os cientistas dizem ter encontrado a cidade bíblica onde David se escondeu.

Segundo conta a Bíblia, o ainda jovem David escondeu-se em Ziklag durante 14 meses, enquanto fugia do rei Saul, a quem viria depois a suceder. Enquanto Saul tentava matar David, que se tornou conhecido por ter derrotar o gigante filisteu Golias, a cidade foi destruída.

De acordo com as Escrituras, a cidade tornou-se depois num lugar de passagem para os judeus que estavam a voltar para a Babilónia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena que os filisteus, amorreus, amalequitas, amonitas, cananeus, jebuseus (fundadores de Jerusalém) e outros, foram exterminados num genocídio do ” Deus de Israel-Moises e Josué. Eles deixaram os vestígios.
    Em compensação, uns dois milhões andando 40 anos no deserto não deixou nem uma sola de sandálias na areia??

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …