Cientistas encontraram a cidade bíblica onde se refugiou o rei David

Uma equipa de arqueólogos afirma ter encontrado em Israel a cidade filisteia de Ziklag, onde, segundo a Bíblia, se refugiou o ainda jovem David quando perseguido pelo rei Saul.

A cidade foi descoberta entre as cidade de Kiryat Gat e Laquis e foi o resultado de uma investigação conjunta de vários especialistas do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Macquarie, na Austrália. De acordo com o The Times of Israel as escavações começaram em 2015 e compreendida uma área de cerca de 1.000 metros quadrados.

No local foram encontradas grandes estruturas de pedra que remontam ao século XI e XII a.C e que possuem características típicas da cultura filisteia. Os cientistas conseguiram ainda extrair vasos em pedra e metal semelhantes aos já encontrados em antigos assentamentos filisteus em Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gat.

Em cima das ruínas da cidade filisteia, que foi destruída por incêndio, os arqueólogos encontraram vestígios de um assentamento rural do século 10 a.C, época associada à figura bíblica de David. No mesmo local foram ainda descobertas dezenas de embarcações semelhantes às encontradas noutras cidades fortificadas na época naquela região.

Até então, os cientistas consideravam vários sítios arqueológicos para a possível localização de Ziklag. Agora, a nova investigação arqueológica veio esclarecer a situação.

De acordo com o diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que é também o autor principal da investigação, Yosef Garfinkel, o lugar da nova descoberta é o único onde existem, para além de elementos filisteus, indícios da existência de um posterior assentamento hebreu.

“Em nenhum dos locais [sob análise] havia continuidade de assentamentos, fossem assentamentos filisteus ou outros do tempo de David”. Na nova localização, rematou, foram “encontradas evidências de ambos”.

Tendo em conta os elementos filisteus e as evidências de um assentamento posterior, os cientistas dizem ter encontrado a cidade bíblica onde David se escondeu.

Segundo conta a Bíblia, o ainda jovem David escondeu-se em Ziklag durante 14 meses, enquanto fugia do rei Saul, a quem viria depois a suceder. Enquanto Saul tentava matar David, que se tornou conhecido por ter derrotar o gigante filisteu Golias, a cidade foi destruída.

De acordo com as Escrituras, a cidade tornou-se depois num lugar de passagem para os judeus que estavam a voltar para a Babilónia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena que os filisteus, amorreus, amalequitas, amonitas, cananeus, jebuseus (fundadores de Jerusalém) e outros, foram exterminados num genocídio do ” Deus de Israel-Moises e Josué. Eles deixaram os vestígios.
    Em compensação, uns dois milhões andando 40 anos no deserto não deixou nem uma sola de sandálias na areia??

    • Particularmente, o que eles deixaram de mais interessante foi um monte de gente se achando sabida mas entrando em rage e fazendo tudo para descredibilizar algo que nem existe, rsrs! Chega a ser divertido ver o esforço! Se não aconteceu, simplesmente não se importe. Contestar o que não houve é que não dá, insano!

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …