Cientistas encontraram a cidade bíblica onde se refugiou o rei David

Uma equipa de arqueólogos afirma ter encontrado em Israel a cidade filisteia de Ziklag, onde, segundo a Bíblia, se refugiou o ainda jovem David quando perseguido pelo rei Saul.

A cidade foi descoberta entre as cidade de Kiryat Gat e Laquis e foi o resultado de uma investigação conjunta de vários especialistas do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Macquarie, na Austrália. De acordo com o The Times of Israel as escavações começaram em 2015 e compreendida uma área de cerca de 1.000 metros quadrados.

No local foram encontradas grandes estruturas de pedra que remontam ao século XI e XII a.C e que possuem características típicas da cultura filisteia. Os cientistas conseguiram ainda extrair vasos em pedra e metal semelhantes aos já encontrados em antigos assentamentos filisteus em Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gat.

Em cima das ruínas da cidade filisteia, que foi destruída por incêndio, os arqueólogos encontraram vestígios de um assentamento rural do século 10 a.C, época associada à figura bíblica de David. No mesmo local foram ainda descobertas dezenas de embarcações semelhantes às encontradas noutras cidades fortificadas na época naquela região.

Até então, os cientistas consideravam vários sítios arqueológicos para a possível localização de Ziklag. Agora, a nova investigação arqueológica veio esclarecer a situação.

De acordo com o diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que é também o autor principal da investigação, Yosef Garfinkel, o lugar da nova descoberta é o único onde existem, para além de elementos filisteus, indícios da existência de um posterior assentamento hebreu.

“Em nenhum dos locais [sob análise] havia continuidade de assentamentos, fossem assentamentos filisteus ou outros do tempo de David”. Na nova localização, rematou, foram “encontradas evidências de ambos”.

Tendo em conta os elementos filisteus e as evidências de um assentamento posterior, os cientistas dizem ter encontrado a cidade bíblica onde David se escondeu.

Segundo conta a Bíblia, o ainda jovem David escondeu-se em Ziklag durante 14 meses, enquanto fugia do rei Saul, a quem viria depois a suceder. Enquanto Saul tentava matar David, que se tornou conhecido por ter derrotar o gigante filisteu Golias, a cidade foi destruída.

De acordo com as Escrituras, a cidade tornou-se depois num lugar de passagem para os judeus que estavam a voltar para a Babilónia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena que os filisteus, amorreus, amalequitas, amonitas, cananeus, jebuseus (fundadores de Jerusalém) e outros, foram exterminados num genocídio do ” Deus de Israel-Moises e Josué. Eles deixaram os vestígios.
    Em compensação, uns dois milhões andando 40 anos no deserto não deixou nem uma sola de sandálias na areia??

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …