Cientistas encontraram a cidade bíblica onde se refugiou o rei David

Uma equipa de arqueólogos afirma ter encontrado em Israel a cidade filisteia de Ziklag, onde, segundo a Bíblia, se refugiou o ainda jovem David quando perseguido pelo rei Saul.

A cidade foi descoberta entre as cidade de Kiryat Gat e Laquis e foi o resultado de uma investigação conjunta de vários especialistas do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Macquarie, na Austrália. De acordo com o The Times of Israel as escavações começaram em 2015 e compreendida uma área de cerca de 1.000 metros quadrados.

No local foram encontradas grandes estruturas de pedra que remontam ao século XI e XII a.C e que possuem características típicas da cultura filisteia. Os cientistas conseguiram ainda extrair vasos em pedra e metal semelhantes aos já encontrados em antigos assentamentos filisteus em Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gat.

Em cima das ruínas da cidade filisteia, que foi destruída por incêndio, os arqueólogos encontraram vestígios de um assentamento rural do século 10 a.C, época associada à figura bíblica de David. No mesmo local foram ainda descobertas dezenas de embarcações semelhantes às encontradas noutras cidades fortificadas na época naquela região.

Até então, os cientistas consideravam vários sítios arqueológicos para a possível localização de Ziklag. Agora, a nova investigação arqueológica veio esclarecer a situação.

De acordo com o diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que é também o autor principal da investigação, Yosef Garfinkel, o lugar da nova descoberta é o único onde existem, para além de elementos filisteus, indícios da existência de um posterior assentamento hebreu.

“Em nenhum dos locais [sob análise] havia continuidade de assentamentos, fossem assentamentos filisteus ou outros do tempo de David”. Na nova localização, rematou, foram “encontradas evidências de ambos”.

Tendo em conta os elementos filisteus e as evidências de um assentamento posterior, os cientistas dizem ter encontrado a cidade bíblica onde David se escondeu.

Segundo conta a Bíblia, o ainda jovem David escondeu-se em Ziklag durante 14 meses, enquanto fugia do rei Saul, a quem viria depois a suceder. Enquanto Saul tentava matar David, que se tornou conhecido por ter derrotar o gigante filisteu Golias, a cidade foi destruída.

De acordo com as Escrituras, a cidade tornou-se depois num lugar de passagem para os judeus que estavam a voltar para a Babilónia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena que os filisteus, amorreus, amalequitas, amonitas, cananeus, jebuseus (fundadores de Jerusalém) e outros, foram exterminados num genocídio do ” Deus de Israel-Moises e Josué. Eles deixaram os vestígios.
    Em compensação, uns dois milhões andando 40 anos no deserto não deixou nem uma sola de sandálias na areia??

    • Particularmente, o que eles deixaram de mais interessante foi um monte de gente se achando sabida mas entrando em rage e fazendo tudo para descredibilizar algo que nem existe, rsrs! Chega a ser divertido ver o esforço! Se não aconteceu, simplesmente não se importe. Contestar o que não houve é que não dá, insano!

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …