Cientistas desmentem Hawking: a Terra não se vai transformar em Vénus

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As previsões do astrofísico britânico Stephen Hawking sobre a transformação da Terra em Vénus por causa dos gases do efeito estufa não correspondem nem a cálculos teóricos nem a previsões plausíveis, segundo vários cientistas. “Infelizmente, não é a primeira vez que Stephen Hawking diz tais coisas”.

“Por enquanto, não temos nenhuma prova de que a concentração dos gases do efeito estufa na Terra comece a aumentar radicalmente em breve.

Algo parecido poderá acontecer, mas apenas dentro de mil milhões de anos, quando o Sol for mais brilhante. Mas a política na Terra neste período também será outra”, explica Gareth Jones, investigador do centro de meteorologia da Grã-Bretanha, à Sputnik.

Há pouco tempo, o cientista britânico Stephen Hawking afirmou que a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pode trazer consequências climáticas “irreversíveis” para a Terra.

De acordo com Jones, as previsões não correspondem à verdade: hoje em dia nenhum cientista acha ou apresenta provas suficientes de que a terra possa vir a transformar-se em Vénus por causa das emissões de gás. Segundo o investigador, mesmo que seja queimado todo o hidrocarboneto da Terra, a temperatura subirá 10°C e não centenas, como seria necessário para a criação de um efeito estufa permanente.

“Aconteec com frequência muitos cientistas brilhantes, às vezes, dizerem coisas estúpidas, quando lhes perguntam sobre algo que não conhecem bem. É uma espécie de doença do ‘prémio Nobel‘”, afirmou o climatólogo norte-americano da Universidade da Califórnia, Zeke Hausfather.

Opinião parecida tem Michael Mann, climatólogo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo o investigador, a Terra está demasiado longe do Sol para que surja um efeito estufa tão forte que seja semelhante ao de Vénus.

Por outro lado, todos os cientistas concordam com Hawking no que diz respeito à veracidade do aquecimento global e que no futuro será difícil mantê-lo ao nível de 1,5ºC ou 2°C, mencionados no Acordo de Paris, se os EUA e outros países o abandonarem.

O que provocará mudanças significativas nos ecossistemas e acabará por aumentar a taxa de mortalidade por anomalias climáticas e subir o nível do mar.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que o Sr Hawking merece aparecem, com frequência, notícias atribuídas a afirmações suas contraditórias e por isso, levar estas notícias a sério, é um exercício inútil, por exemplo: “os humanos não vão sobreviver mais de mil anos na terra ” ou ” temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer”.

  2. A sequencia do assunto, põe em dúvida a afirmação vigente, principalmente depois da atitude do Sr. Trump. Fica no ar a duvida se a noticia é um dos habituais favorzinhos encomendados.

RESPONDER

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …

"Animais não são prendas." Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. "Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal." Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União …

Lojas sul-coreanas param de vender polémica máscara de beleza "Kim Jong-un"

Uma empresa de produtos de beleza da Coreia do Sul parou de vender uma máscara de beleza com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong-un depois de o assunto se tornar polémico. A empresa diz ter …

Alemanha indemniza sobreviventes do regime nazi retirados do país em crianças

Em crianças, foram retirados aos pais por causa do regime nazi. Agora, a Alemanha vai indemnizá-los, informou segunda-feira a organização que negoceia as compensações com o Governo alemão. A organização Conferência sobre Reivindicações Materiais Judaicas Contra …

Há escolas que separam alunos para melhorar os resultados (e resulta)

Duas escolas da Madeira dividiram os alunos por turmas de acordo com o desempenho académico dos anos anteriores e viram o insucesso escolar baixar consideravelmente. Em três anos, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos …

Brasileiros dispostos a pagar 900 mil euros para viver em Portugal

As casas de luxo estão com forte procura e não é só em Lisboa e Algarve. O Porto também está a despertar o apetite dos investidores. Os brasileiros são, neste momento, os mais ativos na …