Cientistas desmentem Hawking: a Terra não se vai transformar em Vénus

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As previsões do astrofísico britânico Stephen Hawking sobre a transformação da Terra em Vénus por causa dos gases do efeito estufa não correspondem nem a cálculos teóricos nem a previsões plausíveis, segundo vários cientistas. “Infelizmente, não é a primeira vez que Stephen Hawking diz tais coisas”.

“Por enquanto, não temos nenhuma prova de que a concentração dos gases do efeito estufa na Terra comece a aumentar radicalmente em breve.

Algo parecido poderá acontecer, mas apenas dentro de mil milhões de anos, quando o Sol for mais brilhante. Mas a política na Terra neste período também será outra”, explica Gareth Jones, investigador do centro de meteorologia da Grã-Bretanha, à Sputnik.

Há pouco tempo, o cientista britânico Stephen Hawking afirmou que a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pode trazer consequências climáticas “irreversíveis” para a Terra.

De acordo com Jones, as previsões não correspondem à verdade: hoje em dia nenhum cientista acha ou apresenta provas suficientes de que a terra possa vir a transformar-se em Vénus por causa das emissões de gás. Segundo o investigador, mesmo que seja queimado todo o hidrocarboneto da Terra, a temperatura subirá 10°C e não centenas, como seria necessário para a criação de um efeito estufa permanente.

“Aconteec com frequência muitos cientistas brilhantes, às vezes, dizerem coisas estúpidas, quando lhes perguntam sobre algo que não conhecem bem. É uma espécie de doença do ‘prémio Nobel‘”, afirmou o climatólogo norte-americano da Universidade da Califórnia, Zeke Hausfather.

Opinião parecida tem Michael Mann, climatólogo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo o investigador, a Terra está demasiado longe do Sol para que surja um efeito estufa tão forte que seja semelhante ao de Vénus.

Por outro lado, todos os cientistas concordam com Hawking no que diz respeito à veracidade do aquecimento global e que no futuro será difícil mantê-lo ao nível de 1,5ºC ou 2°C, mencionados no Acordo de Paris, se os EUA e outros países o abandonarem.

O que provocará mudanças significativas nos ecossistemas e acabará por aumentar a taxa de mortalidade por anomalias climáticas e subir o nível do mar.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que o Sr Hawking merece aparecem, com frequência, notícias atribuídas a afirmações suas contraditórias e por isso, levar estas notícias a sério, é um exercício inútil, por exemplo: “os humanos não vão sobreviver mais de mil anos na terra ” ou ” temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer”.

  2. A sequencia do assunto, põe em dúvida a afirmação vigente, principalmente depois da atitude do Sr. Trump. Fica no ar a duvida se a noticia é um dos habituais favorzinhos encomendados.

RESPONDER

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …

"Não é preciso aumentar vagas, já são mais do que candidatos"

O número total de vagas para a 1.ª fase do ano letivo 2019/2020 quase nada mudou relativamente ao ano passado e, segundo o ministro do Ensino Superior, não há intenções de aumentar neste regime de …

Infarmed já autorizou compra do medicamento para Matilde e outra criança

O Infarmed já autorizou a compra do medicamento Zolgensma para a bebé Matilde e para uma outra criança do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que também sofre de atrofia muscular espinhal tipo I, avança …

Reino Unido. Boris Johnson e Jeremy Hunt descartam eleições antecipadas

No Reino Unido, Boris Johnson e Jeremy Hunt participaram na última sessão de perguntas e respostas com os militantes conservadores. Os dois candidatos à sucessão de Theresa May defenderam o fim da cláusula especial para …

Índia vai lançar missão à Lua na próxima segunda-feira

A agência espacial da União Indiana informou nesta quinta-feira que vai efetuar na próxima segunda-feira o lançamento da nave não-tripulada para a Lua depois de a missão ter sido abortada esta semana. O organismo Indian Space …

Proprietários em centros históricos podem reclamar IMI dos últimos quatro anos

Os proprietários de imóveis localizados em centros históricos classificados pela UNESCO podem reclamar o imposto municipal sobre imóveis (IMI) pago nos últimos quatro anos, escreve o Dinheiro Vivo esta quinta-feira. A notícia agora avançada pelo Dinheiro Vivo …

Nuno Freitas é o novo presidente da CP

O Governo nomeou Nuno Freitas como novo presidente da CP – Comboios de Portugal, num Conselho de Administração alargado a cinco elementos, sucedendo a Carlos Nogueira, cujo mandado terminava no final deste ano. De acordo com …

Erros na prescrição obrigam a novas medidas de segurança para medicamentos para cancro e doenças inflamatórias

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda novas medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato. Devido a erros de prescrição, a Agência Europeia do Medicamento recomenda novas medidas de …

Cartel de construtoras dos estádios do Mundial do Brasil investigado

Foi aberto um processo administrativo para investigar um cartel mantido por empresas de engenharia que atuou nas obras dos estádios usados no Mundial de futebol do Brasil, em 2014. O Governo brasileiro informou esta quarta-feira que …