Cientistas desmentem Hawking: a Terra não se vai transformar em Vénus

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As previsões do astrofísico britânico Stephen Hawking sobre a transformação da Terra em Vénus por causa dos gases do efeito estufa não correspondem nem a cálculos teóricos nem a previsões plausíveis, segundo vários cientistas. “Infelizmente, não é a primeira vez que Stephen Hawking diz tais coisas”.

“Por enquanto, não temos nenhuma prova de que a concentração dos gases do efeito estufa na Terra comece a aumentar radicalmente em breve.

Algo parecido poderá acontecer, mas apenas dentro de mil milhões de anos, quando o Sol for mais brilhante. Mas a política na Terra neste período também será outra”, explica Gareth Jones, investigador do centro de meteorologia da Grã-Bretanha, à Sputnik.

Há pouco tempo, o cientista britânico Stephen Hawking afirmou que a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pode trazer consequências climáticas “irreversíveis” para a Terra.

De acordo com Jones, as previsões não correspondem à verdade: hoje em dia nenhum cientista acha ou apresenta provas suficientes de que a terra possa vir a transformar-se em Vénus por causa das emissões de gás. Segundo o investigador, mesmo que seja queimado todo o hidrocarboneto da Terra, a temperatura subirá 10°C e não centenas, como seria necessário para a criação de um efeito estufa permanente.

“Aconteec com frequência muitos cientistas brilhantes, às vezes, dizerem coisas estúpidas, quando lhes perguntam sobre algo que não conhecem bem. É uma espécie de doença do ‘prémio Nobel‘”, afirmou o climatólogo norte-americano da Universidade da Califórnia, Zeke Hausfather.

Opinião parecida tem Michael Mann, climatólogo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo o investigador, a Terra está demasiado longe do Sol para que surja um efeito estufa tão forte que seja semelhante ao de Vénus.

Por outro lado, todos os cientistas concordam com Hawking no que diz respeito à veracidade do aquecimento global e que no futuro será difícil mantê-lo ao nível de 1,5ºC ou 2°C, mencionados no Acordo de Paris, se os EUA e outros países o abandonarem.

O que provocará mudanças significativas nos ecossistemas e acabará por aumentar a taxa de mortalidade por anomalias climáticas e subir o nível do mar.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que o Sr Hawking merece aparecem, com frequência, notícias atribuídas a afirmações suas contraditórias e por isso, levar estas notícias a sério, é um exercício inútil, por exemplo: “os humanos não vão sobreviver mais de mil anos na terra ” ou ” temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer”.

  2. A sequencia do assunto, põe em dúvida a afirmação vigente, principalmente depois da atitude do Sr. Trump. Fica no ar a duvida se a noticia é um dos habituais favorzinhos encomendados.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …