Cientistas desmentem Hawking: a Terra não se vai transformar em Vénus

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As previsões do astrofísico britânico Stephen Hawking sobre a transformação da Terra em Vénus por causa dos gases do efeito estufa não correspondem nem a cálculos teóricos nem a previsões plausíveis, segundo vários cientistas. “Infelizmente, não é a primeira vez que Stephen Hawking diz tais coisas”.

“Por enquanto, não temos nenhuma prova de que a concentração dos gases do efeito estufa na Terra comece a aumentar radicalmente em breve.

Algo parecido poderá acontecer, mas apenas dentro de mil milhões de anos, quando o Sol for mais brilhante. Mas a política na Terra neste período também será outra”, explica Gareth Jones, investigador do centro de meteorologia da Grã-Bretanha, à Sputnik.

Há pouco tempo, o cientista britânico Stephen Hawking afirmou que a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pode trazer consequências climáticas “irreversíveis” para a Terra.

De acordo com Jones, as previsões não correspondem à verdade: hoje em dia nenhum cientista acha ou apresenta provas suficientes de que a terra possa vir a transformar-se em Vénus por causa das emissões de gás. Segundo o investigador, mesmo que seja queimado todo o hidrocarboneto da Terra, a temperatura subirá 10°C e não centenas, como seria necessário para a criação de um efeito estufa permanente.

“Aconteec com frequência muitos cientistas brilhantes, às vezes, dizerem coisas estúpidas, quando lhes perguntam sobre algo que não conhecem bem. É uma espécie de doença do ‘prémio Nobel‘”, afirmou o climatólogo norte-americano da Universidade da Califórnia, Zeke Hausfather.

Opinião parecida tem Michael Mann, climatólogo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo o investigador, a Terra está demasiado longe do Sol para que surja um efeito estufa tão forte que seja semelhante ao de Vénus.

Por outro lado, todos os cientistas concordam com Hawking no que diz respeito à veracidade do aquecimento global e que no futuro será difícil mantê-lo ao nível de 1,5ºC ou 2°C, mencionados no Acordo de Paris, se os EUA e outros países o abandonarem.

O que provocará mudanças significativas nos ecossistemas e acabará por aumentar a taxa de mortalidade por anomalias climáticas e subir o nível do mar.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que o Sr Hawking merece aparecem, com frequência, notícias atribuídas a afirmações suas contraditórias e por isso, levar estas notícias a sério, é um exercício inútil, por exemplo: “os humanos não vão sobreviver mais de mil anos na terra ” ou ” temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer”.

  2. A sequencia do assunto, põe em dúvida a afirmação vigente, principalmente depois da atitude do Sr. Trump. Fica no ar a duvida se a noticia é um dos habituais favorzinhos encomendados.

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …