Cientistas descobriram porque é que só os humanos têm queixo

Tim Schoon / University of Iowa

Comparação de crãnios de homo sapiens (esquerda) e neandertal (direita). O homo sapiens tem queixo, o neandertal não.

Comparação de crãnios de homo sapiens (esquerda) e neandertal (direita). O homo sapiens tem queixo, o neandertal não.

Uma equipa de antropologistas encontrou o motivo que explica porque é que os humanos são os únicos animais que têm queixo. Eles consideram que se trata de uma adaptação motivada pela evolução, nomeadamente no que concerne à forma e ao tamanho da face.

Os primatas, os Neandertais e os humanos primitivos não possuíam queixo, de acordo com esta equipa de investigação da Universidade de Iowa, nos EUA, que constata que a formação deste resulta das mudanças verificadas no processo de evolução.

Estes investigadores fizeram análises bio-mecânicas à face e ao crânio de quase 40 pessoas, procedendo à sua medição desde a infância até à vida adulta, e concluíram que processos mecânicos como a mastigação não têm capacidade suficiente para promover alterações na estrutura óssea das mandíbulas.

Assim, eles argumentam que o queixo resulta do facto de as caras humanas se terem tornado mais pequenas, com a evolução, o que levou o queixo a tornar-se mais proeminente.

O queixo humano é uma consequência secundária da mudança no nosso estilo de vida, que começou há cerca de 80 mil anos e que apanhou grande impulso com a migração dos homens modernos de África, cerca de 20 mil anos depois”, explica um dos autores do estudo, Nathan Holton, citado pelo site Sci-News.com.

À medida que os humanos primitivos foram mudando o seu comportamento social, nomeadamente deixando de ser caçadores agressivos e passando a formar comunidades cada vez mais cooperantes, a sua anatomia também foi mudando, nomeadamente em termos do tamanho e da forma da face.

“Os humanos modernos tinham uma vantagem, a dado momento, por terem uma rede social bem ligada, podiam trocar informações e companheiros mais depressa, e isso é inovação. E para isso acontecer, os machos têm que se tolerar uns aos outros“, salienta Robert Franciscus, outro dos autores do estudo, citado pela mesma publicação.

“Tinha que haver mais curiosidade do que agressão e as provas disso residem na arquitectura facial”, conclui o cientista.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Emoções e antropologia: Nelas o beicinho sem queixo proeminente seria um espanto… Neles espanto seria o lábio superior caído sobre a maçã de adão… Irra, à noite ainda tenho pesadelos…

  1. Dito por aqui noutras paragens:
    Um Antropólogo analisa o ser humano como um ser biológico, social e cultural, organizando as áreas do conhecimento antropológico, segundo aspectos sociais, políticos e culturais.

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …