Cientistas descobriram porque é que só os humanos têm queixo

Tim Schoon / University of Iowa

Comparação de crãnios de homo sapiens (esquerda) e neandertal (direita). O homo sapiens tem queixo, o neandertal não.

Comparação de crãnios de homo sapiens (esquerda) e neandertal (direita). O homo sapiens tem queixo, o neandertal não.

Uma equipa de antropologistas encontrou o motivo que explica porque é que os humanos são os únicos animais que têm queixo. Eles consideram que se trata de uma adaptação motivada pela evolução, nomeadamente no que concerne à forma e ao tamanho da face.

Os primatas, os Neandertais e os humanos primitivos não possuíam queixo, de acordo com esta equipa de investigação da Universidade de Iowa, nos EUA, que constata que a formação deste resulta das mudanças verificadas no processo de evolução.

Estes investigadores fizeram análises bio-mecânicas à face e ao crânio de quase 40 pessoas, procedendo à sua medição desde a infância até à vida adulta, e concluíram que processos mecânicos como a mastigação não têm capacidade suficiente para promover alterações na estrutura óssea das mandíbulas.

Assim, eles argumentam que o queixo resulta do facto de as caras humanas se terem tornado mais pequenas, com a evolução, o que levou o queixo a tornar-se mais proeminente.

O queixo humano é uma consequência secundária da mudança no nosso estilo de vida, que começou há cerca de 80 mil anos e que apanhou grande impulso com a migração dos homens modernos de África, cerca de 20 mil anos depois”, explica um dos autores do estudo, Nathan Holton, citado pelo site Sci-News.com.

À medida que os humanos primitivos foram mudando o seu comportamento social, nomeadamente deixando de ser caçadores agressivos e passando a formar comunidades cada vez mais cooperantes, a sua anatomia também foi mudando, nomeadamente em termos do tamanho e da forma da face.

“Os humanos modernos tinham uma vantagem, a dado momento, por terem uma rede social bem ligada, podiam trocar informações e companheiros mais depressa, e isso é inovação. E para isso acontecer, os machos têm que se tolerar uns aos outros“, salienta Robert Franciscus, outro dos autores do estudo, citado pela mesma publicação.

“Tinha que haver mais curiosidade do que agressão e as provas disso residem na arquitectura facial”, conclui o cientista.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Emoções e antropologia: Nelas o beicinho sem queixo proeminente seria um espanto… Neles espanto seria o lábio superior caído sobre a maçã de adão… Irra, à noite ainda tenho pesadelos…

  1. Dito por aqui noutras paragens:
    Um Antropólogo analisa o ser humano como um ser biológico, social e cultural, organizando as áreas do conhecimento antropológico, segundo aspectos sociais, políticos e culturais.

RESPONDER

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …