Antibiótico natural descoberto na sujidade do solo

O composto chamado “malacidinas” foi encontrado em várias amostras de solo e conseguiu aniquilar bactérias gram-positivas em ratos.

Uma nova família de antibióticos capazes de curar infeções de difícil tratamento foi descoberta em amostras de solo analisadas por cientistas norte-americanos, segundo consta num estudo publicado na segunda-feira na revista Nature Microbiology.

A investigação foi levada a cabo por investigadores da Universidade de Rockfeller, dos EUA, e consistiu no estudo de mais de mil amostras de terra recolhidas em diferentes zonas do país norte-americano.

Como resultado das análises com técnicas de sequenciação genética, os cientistas descobriram uns compostos naturais chamados “malacidinas“, que têm um poderoso efeito bactericida capaz de aniquilar inúmeros agentes patogénicos gram-positivos resistentes aos antibióticos.

Depois de administrar estes compostos a ratos em laboratórios infetados com Staphylococcus aureus resistentes à meticilina – um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas -, os cientistas observaram que as malacidinas conseguiram curar esta condição em roedores.

Atualmente, os autores trabalham para melhorar a eficácia do composto, mas optam por não demonstrar demasiado otimismo prematuro na hora de falar sobre uma futura aplicação clínica da descoberta.

É impossível dizer quando“, se é que vai acontecer. “Um antibiótico numa fase inicial da descoberta passa para uso clínico”, expressou o médico Sean Brady, e salienta “o grande e duro caminho” desde a atual etapa do composto até chegar à fase de uso clínico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …