Cientistas descobrem cura funcional para o VIH

Alexey Kashpersky

Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Com apenas uma exceção confirmada, não há registo de pacientes a serem curados do VIH. Entretanto, hoje em dia é possível anular os sintomas causados pelo vírus, havendo ainda milhares de casos em que os níveis do vírus no sangue ficam essencialmente indetetáveis, significando isso que o paciente não pode passar a infeção para outra pessoa.

Apesar de não haver uma cura definitiva, quando o vírus se torna indetetável, os cientistas consideram que houve uma cura funcional. Agora, cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI, na sigla em inglês), na Flórida, parecem ter encontrado mais uma maneira de “curar” o VIH.

No estudo, publicado no Cell Reports, os cientistas explicam como um novo tipo de droga suprime a replicação do vírus em células cronicamente infetadas. Isso evita a recuperação viral, em que os níveis de vírus num paciente disparam após uma queda inicial, mesmo durante as interrupções do tratamento.

A descoberta foi descrita pela equipa como uma abordagem “Block-and-Lock” (Bloquear-e-Trancar), na medida em que a reativação do vírus dentro das células é prevenida e o VIH no paciente entra num estado latente, sem prejudicar o corpo.

“Ao combinar esta droga com o cocktail padrão de antirretrovirais usado para suprimir a infeção em cobaias humanizadas infetadas pelo VIH-1, o nosso estudo encontrou uma redução drástica no RNA presente no vírus“, disse a professora associada do TSRI, Susana Valente, autora principal do estudo, em comunicado.

“Nenhum outro antirretroviral usado atualmente é capaz de suprimir completamente a produção viral em células infetadas in vivo“, acrescentou, citada pelo IFLScience.

Nas cobaias testadas, verificou-se que não mostravam uma recuperação viral até 19 dias depois de pararem de receber doses do composto. Na metade dos camundongos tratados, o vírus ainda era indetetável durante 16 dias após o fim do tratamento.

O foco da pesquisa foi um composto chamado didehydro-Cortistatin A, ou dCA. Isolado da esponja marinha Corticum simplex em 2006, um cientista da TSRI conseguiu sintetizá-lo em laboratório dois anos depois.

A equipa do TSRI tem trabalhado neste composto há algum tempo e, em 2015, anunciou que o composto possui características que perturbam o VIH. O novo estudo confirma que também bloqueia a Tat, uma proteína reguladora que aumenta a taxa em que o VIH copia ADN em RNA – um processo vital para o ciclo de vida.

“É realmente a prova de conceito para uma cura funcional”, explicou Susana. A professora também apontou que a dose máxima do medicamento “praticamente não teve efeitos colaterais”.

O VIH/AIDS costumava ser uma doença devastadora. Agora, além de as pessoas viverem uma vida normal com o vírus, podem ainda ver como a ciência está a preparar o caminho para curas funcionais – e, quem sabe, completas.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou feliz em compartilhar esse testemunho com o mundo, porque há muitas dúvidas sobre a cura dos auxílios de vih, mas agora tenho que acreditar que o milagre que recebi pode ser útil para o mundo e as vítimas de auxílios de HIV. Meu nome é Alexandra e sou brasileiro vivendo nos Estados Unidos meu e-mail é alexandralop512@gmail.com o herbalista que me curou seu e-mail é Dr. Arsenio (arsenadaonw@gmail.com), estou divulgando esta boa notícia porque eu acredito tantos as pessoas ainda estão descrença na medicina do trado. Eu vivi com esta doença mortal de HIV por mais de 3 anos de idade, meu marido descobriu que estávamos ambos soropositivos quando foi testado positivo. Nós tentamos, por todos os meios, viver nossas vidas usando drogas anti-retas virais, apesar dessa doença em nosso corpo, sempre fomos infelizes, até tropeçar com esse poderoso herbalista (arsenadaonw@gmail.com) que retratou a cura. No começo, fomos céticos, mas meu marido insistiu em dar uma chance e pedir algumas das ervas enviadas para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo devido a essa ajuda herbalista, fomos testar depois de tomar as ervas por uma semana, conforme instruído pelo médico, fomos esmagados com alegria depois de receberem resultados no hospital de nosso médico de família que também ficaram surpresos e também prescreveram esse mesmo herbalista para pacientes que estão tentando testar, a taxa de vírus no corpo em poucas semanas caiu, e fomos completamente curados … O herbalista explicou que ele não publicou no mundo porque ele havia sido recusado em 2013 pela equipe de pesquisa internacional porque ele usa um meio tradicional para curar pacientes . O mais importante é que você seja curado, se você quiser saber sobre este herbalist, pode contatá-lo e tentá-lo, falando por experiência pessoal, nunca há danos no julgamento. Muitas felicidades.

RESPONDER

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai …

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …