/

Cientistas querem cultivar plantas na Lua em 2025

1

Marshall Space Flight Center / NASA

Investigadores australianos querem cultivar plantas na Lua em 2025, numa nova missão revelada esta sexta-feira que, segundo indicaram, pode preparar o caminho para uma futura colónia.

O biólogo Brett Williams, da Universidade de Tecnologia de Queensland, explicou que as sementes viajarão na nave Beresheet 2, uma missão privada israelita.

Após o pouso, as sementes serão irrigadas numa câmara selada, onde os cientistas poderão acompanhar a germinação e crescimento.

O investigador indicou que as plantas serão escolhidas com base na sua resistência a condições extremas e na velocidade de germinação.

“Este projeto é um passo inicial para o cultivo de plantas para alimentação, medicina e produção de oxigénio, cruciais para que a vida humana se estabeleça na Lua”, lê-se num comunicado divulgado pelos cientistas, citado pela agência AFP.

Caitlin Byrt, investigadora associada da Universidade Nacional Australiana, em Camberra, disse que a pesquisa também pode ser relevante devido aos receios quanto à segurança alimentar gerados pelas alterações climáticas.

“Se criarmos um sistema para cultivar plantas na Lua, podemos criar um sistema para cultivar alimentos em alguns dos ambientes mais desafiantes da Terra”, referiu.

A organização Lunaria One está a gerir o projeto, que envolve cientistas da Austrália e de Israel.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.