Cientistas italianos criaram uma pizza que ajuda a prevenir o cancro

Sara Vitale / Facebook

A Pizza Pascalina que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Cientistas inspiraram-se na dieta mediterrânica para criar uma versão mais saudável da típica pizza italiana, e que ainda ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Além disso, também contribui para a investigação no combate à fatídica doença.

Esta iguaria especial foi baptizada como “Pizza Pascalina” e foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tumores IRCCS “Fundação G. Pascale”, um centro de investigação médica em Nápoles, Itália.

O produto final foi conseguido graças à parceria entre cientistas deste instituto e os mais experimentados pizzaiolos napolitanos.

A “pizza que prolonga a vida”, como também é anunciada pelos criadores no site oficial, ajuda a prevenir o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de tumores cancerígenos, como o cancro do cólon, segundo refere o Instituto Pascale.

Confeccionada com tomates, azeitonas e grelos, mas sem queijo, nem carne, esta pizza contra o cancro pode ser consumida duas vezes por semana.

E ajuda não só a manter uma alimentação saudável, como também contribui para a pesquisa em torno do cancro – por cada pizza vendida, é doado um euro para investigação no Instituto Pascale.

As primeiras vendas desta iguaria saudável foram feitas no Napoli Pizza Village, um Festival de pizza que decorre em Nápoles, de 1 a 10 de Junho. Mas se não tiver ocasião de passar pela cidade italiana, pode sempre atrever-se a fazê-la em casa. Ora fique com a receita divulgada pelo Instituto Pascale…

Ingredientes para uma Pizza Pascalina

Farinha de Trigo Tipo 1 – 160 gramas
Grelos, ou nabos ou brócolos – 120 gramas em cru
Tomates San Marzano – 120 gramas
Azeite Extra Virgem – 30 gramas
Azeitonas Pretas – 30 gramas
Nozes – 20 gramas
Levedura ou Fermento de Padeiro
Alho e malaguetas picantes a gosto

Depois de preparar, como se faz com uma qualquer pizza, vai ao forno e está pronta a servir!

SV, ZAP // / Affar Italiani.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 450 graus?! Mas ninguém reparou nesse absurdo? Os nossos fornos só apresentam a temperatura no máximo a 250 graus Celsius e não Fahrenheit… 450ºF = 232ºC

    • Cara Jo,
      Segundo refere o site oficial, citado no nosso texto:
      “Cottura a 450 gradi per 60 secondi”
      Mesmo imaginando algum tipo de forno industrial, por nos causar estranheza, optámos por retirar do texto a referência ao tempo e temperatura de cozedura.

  2. Mais uma treta, retiram a nutritiva carne, mas mantém a danosa farinha de trigo, é “junk food” e é triste poderem usar a palavra “cientistas” para fazer marketing a lixo..

RESPONDER

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os cientistas da NASA. Os cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …

Jorge Jesus ainda acredita e traça plano para chegar ao título

Com o SL Benfica a 13 pontos da liderança, muitos já descartam as 'águias' da corrida pelo título. No entanto, o treinador benfiquista, Jorge Jesus, acredita que ainda será possível. "Claro que acredito, há muita coisa …