Cientistas italianos criaram uma pizza que ajuda a prevenir o cancro

Sara Vitale / Facebook

A Pizza Pascalina que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Cientistas inspiraram-se na dieta mediterrânica para criar uma versão mais saudável da típica pizza italiana, e que ainda ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Além disso, também contribui para a investigação no combate à fatídica doença.

Esta iguaria especial foi baptizada como “Pizza Pascalina” e foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tumores IRCCS “Fundação G. Pascale”, um centro de investigação médica em Nápoles, Itália.

O produto final foi conseguido graças à parceria entre cientistas deste instituto e os mais experimentados pizzaiolos napolitanos.

A “pizza que prolonga a vida”, como também é anunciada pelos criadores no site oficial, ajuda a prevenir o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de tumores cancerígenos, como o cancro do cólon, segundo refere o Instituto Pascale.

Confeccionada com tomates, azeitonas e grelos, mas sem queijo, nem carne, esta pizza contra o cancro pode ser consumida duas vezes por semana.

E ajuda não só a manter uma alimentação saudável, como também contribui para a pesquisa em torno do cancro – por cada pizza vendida, é doado um euro para investigação no Instituto Pascale.

As primeiras vendas desta iguaria saudável foram feitas no Napoli Pizza Village, um Festival de pizza que decorre em Nápoles, de 1 a 10 de Junho. Mas se não tiver ocasião de passar pela cidade italiana, pode sempre atrever-se a fazê-la em casa. Ora fique com a receita divulgada pelo Instituto Pascale…

Ingredientes para uma Pizza Pascalina

Farinha de Trigo Tipo 1 – 160 gramas
Grelos, ou nabos ou brócolos – 120 gramas em cru
Tomates San Marzano – 120 gramas
Azeite Extra Virgem – 30 gramas
Azeitonas Pretas – 30 gramas
Nozes – 20 gramas
Levedura ou Fermento de Padeiro
Alho e malaguetas picantes a gosto

Depois de preparar, como se faz com uma qualquer pizza, vai ao forno e está pronta a servir!

SV, ZAP // / Affar Italiani.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 450 graus?! Mas ninguém reparou nesse absurdo? Os nossos fornos só apresentam a temperatura no máximo a 250 graus Celsius e não Fahrenheit… 450ºF = 232ºC

    • Cara Jo,
      Segundo refere o site oficial, citado no nosso texto:
      “Cottura a 450 gradi per 60 secondi”
      Mesmo imaginando algum tipo de forno industrial, por nos causar estranheza, optámos por retirar do texto a referência ao tempo e temperatura de cozedura.

  2. Mais uma treta, retiram a nutritiva carne, mas mantém a danosa farinha de trigo, é “junk food” e é triste poderem usar a palavra “cientistas” para fazer marketing a lixo..

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …