Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram um novo sistema de Internet sem fios que oferece a mesma praticidade do Wi-Fi atual, mas consome 10 mil vezes menos energia.
Chamado de Passive Wi-Fi, o método consegue ser mil vezes mais eficiente do que as plataformas de Wi-Fi mais eficientes (do ponto de vista energético) existentes na atualidade, como Bluetooth Low Energy e Zigbee. A tecnologia foi eleita uma das 10 mais inovadoras do ano pelo MIT Technology Review.
As ligações Wi-Fi oferecem acesso sem fios à Internet e, no caso dos dispositivos mobile, significam um grande consumo de energia. “Queríamos ver se conseguiríamos alcançar transmissões Wi-Fi que quase não consumissem energia alguma”, comentou Shyam Gollakota, do departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade de Washington.
Para criar o Wi-Fi de baixo consumo de energia, os investigadores dissociaram as operações digitais e analógicas de transmissões de rádio. Até o momento, o Passive Wi-Fi consegue transmitir dados a uma velocidade máxima de 11 Mbps, bastante inferior ao do Wi-Fi convencional, mas 11 vezes mais rápido do que o Bluetooth.
Além da função óbvia de oferecer ligações Wi-Fi que consomem menos energia em dispositivos portáteis, o Passive Wi-Fi é também encarado como uma opção no âmbito da Internet das Coisas.
Espera-se que, num futuro breve, as casas tenham cada vez mais dispositivos ligados à Internet, um cenário no qual a nova tecnologia pode oferecer acesso à rede sem comprometer o consumo de energia.
O projeto será apresentado durante um simpósio no dia 13 de março.
Cada vez mais vigiados e controlados…
Estais desgraçados…
tranquilo coelhinho.